Home Blog/ Brasil/
Brasil
Esta é a História da Animação que você não encontrará nem na WiEsta é a História da Animação que você não encontrará nem na Wi

Esta é a História da Animação que você não encontrará nem na Wi

Juliane Angeles - 30 Sep 20

Articulo

7 min.

Você está prestes a aprender algo que servirá para sempre (ou talvez não, mas você vai gostar). Hoje você conhecerá a história da animação como nunca lhe contaram: de onde vem e para onde vai. É que a animação tem a qualidade de ganhar vida quando menos se espera.

Partindo da raiz da palavra "animação", descobrimos que vem do latim "anima", que significa essência (ou alma). De fato, muitos teorizam ou afirmam que o ato de "animar" é a ação de dar vida ou dar o "sopro da vida".

É assim que a animação é entendida hoje, pelo seu lado mais natural e selvagem, embora o mesmo não se possa dizer se olharmos para a animação pelo seu lado mais técnico ou pelos tipos de animação.

Mas relaxe e esqueça o Cinema 4D, 3D Max e os outros programas de animação com os quais você trabalha (ou irá trabalhar).

Melhor, vamos fazer um tour pela história da animação em geral, o que você acha?

Acesse todos os nossos cursos com uma Assinatura Premium

 

Índice

  1. História da animação
  2. História da animação: as tentativas da era vitoriana
  3. Os fundamentos da animação moderna
  4. O primeiro longa-metragem de animação
  5. Qual foi o primeiro longa-metragem de animação produzido por Walt Disney?
  6. O primeiro longa-metragem de animação vencedor do Oscar

 

la historia de la animacion como nunca la viste

Crédito Gif:  Phu Twenty

 

1. História da animação

A animação teve uma história? Claro que sim, e talvez você não saiba, mas já estudou na escola sem perceber. Só que ninguém disse que você estava aprendendo alguma coisa sobre animação. Como assim? Bem, as tentativas de representar a própria vida levaram o ser humano a experimentar todos os tipos de formatos, incluindo as pinturas rupestres. Animação em pinturas rupestres? Uma animação (primitiva) vale mais que mil palavras:

 

jabalí de 8 patas

 

Embora a imagem pudesse ter outro tipo de significado (talvez seja um javali mutante com 8 patas), a conclusão geral é que o homem primitivo, na ânsia de captar com sua arte, já percebia ou tinha consciência de algumas propriedades físicas como o movimento

A imagem não lembra os desenhos animados do passado? É assim que geralmente é — ou costumava —- representar a velocidade do movimento. Ponto para a pré-história! Mas o caso do javali de 8 patas na caverna de Altamira não é o único.

Já conhece os nossos cursos on-line de Animação e 3D?

 

caballo animado rupestre

 

Esta outra pintura da caverna de Chauvet (na França), mostrando uma possível ilusão de movimento, é uma entre dezenas. Você pode encontrar pinturas ou desenhos de bois também sobrepostos que mostram um dinamismo muito carregado. Você conseguiu, ser humano da pré-história, foi o primeiro grande animador.

Viajando milhares de anos no futuro — mas ainda permanecendo no passado — os hieróglifos egípcios são outro possível (e eu diria muito válido) exemplo de animação primitiva e suas raízes.

 

los jeroglíficos y la animación

 

Por meio de suas pinturas, os egípcios refletiam os aspectos políticos, religiosos e da vida cotidiana. O que é peculiar e que pode estar ligado aos princípios da animação é a realização de imagens — no caso, egípcias — à sequência de cenas.

É possível para nós, sem saber nada sobre hieróglifos, entender parte do que vemos na pintura. Em toda sua extensão, a pintura mostra uma sequência que conta a história da vida no antigo Egito. Ponto para Ramsés!

 

2. História da animação: as tentativas da era vitoriana

Diz-se que a história da animação, como a conhecemos, teria começado com um monge alemão chamado Athansius. Este personagem com um nome tão alquímico criou a lanterna mágica, um sistema que, para o nosso tempo, pode parecer simples, mas representou um grande avanço para o seu tempo.

 

linterna mágica

 

O sistema foi aprimorado por um de seus colegas e tornou-se muito popular nos círculos burgueses. Era muito melhor do que ter uma TV 4K em casa, já que você apagava as luzes e podia mostrar sua coleção de litografias em resolução máxima (bem burguês) para seus convidados.

3. Os fundamentos da animação moderna

 

la cronofotografía

 

Mas foi apenas com Eadweard Muybridge, que começou a fazer experiências com a cronofotografia, técnica em que as diferentes fases do movimento eram captadas, que a ideia de "animação" ganhou impulso. Esta técnica nasceu como parte de um experimento para descobrir se havia um momento que os cavalos não tocavam o solo ao galopar. Seu experimento serviu de base para o cinematógrafo, e o resto... é história.

 

el experimento del caballo en movimiento

 

Construa seu setup no After Effects, baixe este guia grátis

 

 

4. O primeiro longa-metragem animado

Muitos acreditam até hoje que o primeiro longa-metragem animado da história da animação foi "Branca de Neve e os Sete Anões", uma obra que Walt Disney lançou para o mundo em 1937. Mas não foi assim. O primeiro longa-metragem de animação foi feito na Argentina 20 anos antes, ou seja, em 1917.

É "El apóstol", filme em preto e branco argentino dirigido por Quirino Cristiani e produzido por Federico Valle. O filme foi feito inteiramente com os desenhos à mão de Cristiani.

El apóstol, el primer largometraje animado

"El Apóstol", 1917.

Cristiani foi um ítalo-argentino que estudou na Academia de Belas Artes e aprendeu as noções básicas de animação, graças às fitas de Émile Cohl que Valle lhe deu após sua estada na Europa.

Valle era o produtor de seus próprios cinejornais e documentários de atualidades. Ele havia sido um colaborador da empresa dos Lumière na Europa. Ao retornar à Argentina, quis incorporar desenhos animados em seus telejornais, para o que contratou Cristriani.

Desta dupla nasceria mais tarde "El apóstol", o primeiro longa-metragem de animação da indústria de animação, que exigiu a incrível soma de 58 mil desenhos rodados em frames de 35 mm. A sua conclusão demorou mais de 12 meses e durava 70 minutos.

 

Quirino Cristiani en su estudio

Quirino Cristiani em seu estudo. Foto: proyectoidis.org

Sobre o que foi o primeiro longa-metragem de animação? Era uma sátira política estrelada pelo ex-presidente argentino Hipólito Yrigoyen, o primeiro presidente argentino a ser eleito democraticamente. No longa-metragem, depois de morrer, Yrigoyen vai para o céu. Uma vez lá, ele decide bombardear com raios a cidade de Buenos Aires, a fim de limpá-la da corrupção e da imoralidade.

Após a estreia, “El apóstol” foi um grande sucesso. No ano seguinte, em 1918, Cristiani produziria outro filme denominado "Sin dejar rastros", que hoje é conhecido como o segundo longa-metragem de animação da História. Porém, não teve a mesma difusão e recepção de "El apóstol", e rapidamente foi censurado e retirado de exibição.

"Sin dejar rastros" referia-se ao afundamento da escuna Monte Protegido por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Mas, uma vez lançado, o original e as cópias foram confiscados pelo Ministério das Relações Exteriores, para evitar um confronto com a Alemanha. Desde então, não se ouviu mais falar do longa.

Apesar deste episódio, Cristiani continuou a produzir outros filmes, como "Los que ligan" (1919), "Firpo-Dempsey" (1923), "Uruguayos forever" (1924), "Humberto de Garufa" (1924) e "Peludópolis" ( 1931), entre outros. Este último foi o primeiro longa-metragem de animação sonoro

Peludópolis, primer largometraje animado sonoro

Peludópolis, primeiro longa-metragem de animação com som , 1931.

Mais tarde, na década de 1940, o trabalho de Cristiani chamou a atenção de Walt Disney, que propôs a ele um cargo em seu estúdio. Uma oferta que muitos aceitariam sem hesitar, mas que Cristiani recusou, para se dedicar ao seu próprio laboratório fotográfico, que, na época, era o mais importante da Argentina.

De "El apóstol" e "Sin dejar rastros" não havia cópias. E se sobrassem alguns, teriam desaparecido durante os dois incêndios que seu estúdio fotográfico sofreu posteriormente. Até hoje, apenas uma cópia do filme de animação "El mono relojero" de 1938 permanece.

5.  Qual foi o primeiro longa-metragem de animação produzido por Walt Disney?

O primeiro longa-metragem de animação produzido por Walt Disney foi “Snow White and the Seven Dwarfs”, que na Espanha e na América Latina ficou conhecido como “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Blancanieves y los Siete Enanos”. O filme foi o primeiro do catálogo do Walt Disney Animation Studios e foi lançado em 21 de dezembro de 1937.

Blancanieves y los siete enanos

 

A história é uma adaptação do conto de fadas homônimo de dois escritores alemães, Jacob e Wilhelm Grimm, mais conhecidos como Irmãos Grimm.

 

Mas "Branca de Neve e os Sete Anões" não foi apenas o primeiro longa-metragem de animação produzido por Walt Disney, mas também é reconhecido como o primeiro longa-metragem de animação com som (não mudo) e em cores. Daí o enorme impacto que gerou no público estadunidense e internacional dessa época, superando em muito as primeiras produções de animação.

De fato, seu surgimento marcou uma nova etapa no cinema de animação, ao incorporar novidades técnicas e artísticas como o processo Technicolor, o uso da câmera multiplano e do rotoscópio. Em 1989, foi selecionado para preservação no National Film Registry devido à sua importância cultural, histórica e estética.

 

Aprenda a fazer o efeito pixel no After Effects

 

6. O primeiro filme de animação vencedor do Oscar

Embora a categoria de Melhor Filme de Animação não tenha sido criada até 2001 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o primeiro antecedente de um filme de animação vencedor do Oscar foi "Branca de Neve e os Sete Anões", que não ganhou a indicação de Melhor Banda sonora, mas, devido ao sucesso de bilheteria, foi reconhecido com um Oscar honorário para Walt Disney por seus “méritos técnicos”.

O seguinte antecedente é um filme que você certamente já viu ou ouviu falar uma vez: "Uma Cilada para Roger Rabbit", de 1988. “Who framed Roger Rabbit?”, seu título original, foi o primeiro longa-metragem de animação a ganhar um Oscar em quatro categorias: melhores efeitos visuais, melhor som, melhor edição e um Oscar honorário para Richard Williams pela criação, animação e direção de novos personagens.

 

"Uma Cilada para Roger Rabbit" foi um dos filmes de animação que também criou um marco na história do cinema moderno e animado, pois combinou cenas reais com personagens de desenhos animados na mesma tela.

Apesar destes antecedentes, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ainda não considerava os filmes de animação como verdadeiras obras cinematográficas. No entanto, isso mudou em 2001 com a criação da categoria Melhor Filme de Animação. Sim, demorou vários anos para que os filmes de animação fossem avaliados além de seus detalhes técnicos.

Foi assim que, em 2002, “Shrek”, a história de um ogro que perde a sua preciosa solidão após ser invadido por personagens dos contos de fada, rompeu com todos os paradigmas e tornou-se o primeiro longa-metragem de animação vencedor do Oscar de Categoria de Melhor Filme de Animação


 

A história da animação está repleta de dados, marcos, inovações e, sobretudo, de longas e curtas-metragens de animação que conseguiram nos cativar tanto ou mais que um filme com atores reais. Hoje, quem não tem um filme de animação favorito? Esta história continuará...