Comparação de programas: Cinema 4D Vs Blender

Última actualización 01 de Octubre del 2020

user

Arnold Camus

Comparação de programas: Cinema 4D Vs Blender Comparação de programas: Cinema 4D Vs Blender

Como todas as pessoas criativas, precisamos de ferramentas para traduzir nossas ideias em imagens, vídeos ou modelos 3D. Embora o mercado de software ou aplicativos ofereça uma variedade de alternativas, é impossível perguntar-se: qual é a melhor? É um longo debate e, como mencionamos em nossa comparação anterior, tudo depende do uso final que você, como criador(a), dará ao programa.

Neste artigo, faremos uma comparação detalhada de dois programas muito populares na indústria de modelagem e criação 3D: Blender e Cinema 4D. Para que, com as informações destes dois programas, você decida qual é o melhor para você.

Índice

Mais que um programa

É muito importante que você tenha sempre em mente que, por mais programas com atualizações e milhares de ferramentas que tenhamos, eles não terão muita utilidade sem o(a) artista e sua criatividade. O lado criativo não é algo que pode ser comprado, mas algo que é treinado. Como diz o velho e conhecido ditado, "a prática leva à perfeição". Seus primeiros empregos podem não ser tão bons quanto você imagina, mas quanto mais constante você for, verá melhorias no curto prazo.

Lembre-se de que nossos cursos de animação 3D são uma excelente forma de você aprender não só como usar os programas, mas também as técnicas necessárias para tornar suas ideias realidade. Com isso em mente, acho que podemos começar sem problemas. Você está pronto(a)?

Curso de blender desde cero

Proyecto de Ricardo Poblete Ortega para el curso Blender: De cero a experto en Modelado 3D

Blender ou Cinema 4D: o melhor programa de animação 3D

Tanto o Cinema 4D quanto o Blender são programas de modelagem 3D. Ambos são muito poderosos e fornecem aos usuários muitas ferramentas para realizar renderizações fotorrealistas, simulações e animação 3D. Dados os excelentes recursos desses dois programas, a seleção que você pode fazer deve ser baseada em seus requisitos de produção.

Então, esta é a hora certa para sentar um pouco e definir o uso que você dará a estes programas: Você quer desenhar um videogame, imprimir um modelo 3D ou fazer seu primeiro curta de animação?

Blender: do zero ao especialista, comece o curso aqui

Programa de animação 3D gratuito ou pago

O Blender tem pontos a favor neste aspecto por ser um programa 3D gratuito e de código aberto — graças a isto, obteve sua popularidade nos últimos anos. Por trás de suas melhorias, há uma grande comunidade de criadores de conteúdo que ajudam a melhorar o programa.

Graças ao fato de que você não precisa gastar nada para obter o programa, o Blender 3D torna-se uma alternativa adequada para pessoas que estão começando ou freelancers. Com isso, não queremos dizer que não gere resultados de alta qualidade e ainda seja amado por muitos profissionais com longa experiência no setor de animação.

Assim mesmo, o Cinema 4D é um programa altamente aprovado na indústria de modelagem 3D, e é por isso que é usado por muitos estúdios profissionais. Se quiser experimentar, você pode baixar o Cinema 4D gratuitamente para um teste temporário. Quando o período de teste terminar, você pode escolher os vários planos de pagamento. Você pode optar por um plano anual, pagando a partir de US $ 60 por mês ou talvez um plano mensal com uma assinatura de US $ 95. Se quiser comprar o programa para sempre, pode efetuar o pagamento de US $ 3.459.

 

Quão difícil é o Blender 3D ou o Cinema 4D?

 O Cinema 4D ganha neste ponto, pois uma das razões pelas quais a ferramenta se tornou tão apreciada pela comunidade criativa é sua curta curva de aprendizado. Vários usuários garantem que este programa de modelagem 3D é muito fácil de aprender, já que seu design intuitivo significa que, depois de alguns dias testando a ferramenta, você pode navegar facilmente por ela.

A automatização é a sua principal vantagem e com ele, por exemplo, você pode utilizar o conjunto de ferramentas Mograph, que permite, entre outras coisas, clonar elementos. Dessa forma, você pode acelerar muito o trabalho. E sejamos realistas, demora muito para trabalhar em um único segundo de animação! Então, qualquer ajuda é bem-vinda.

 

Blender vs Zbrush: qual é o melhor? Descubra aqui

Outra razão pela qual Cinema 4D é fácil de usar é por causa de todos os testes que são realizados em suas novas ferramentas e funcionalidades antes de serem lançadas, parte das vantagens de ser um software pago.

Por outro lado, não podemos dizer o mesmo do Blender. Este programa tem a reputação de não ser o mais fácil de aprender. Pode ser um pouco confuso no início, mas, apesar disso, com o tempo e prática você pode manipular com segurança as ferramentas que permitem animar e fazer impressões em 3D. Portanto, tenha um pouco de paciência. A comunidade Blender está sempre

 

Curso de Cinema 4D con Chocotoy

Projeto de Mauricio Fernandez para o curso 3D desde o zero no Cinema 4D

Interface do Blender vs Cinema 4D

A primeira impressão é importante. A primeira coisa que você vê assim que abre o programa pode deprimir você ou dar-lhe confiança. Por um lado, o Cinema 4D é popular por ser um dos melhores programas para criação 3D devido à facilidade de operação em sua interface, visto que possui um fluxo de trabalho (workflow) em etapas do processo de criação, permitindo maior flexibilidade na hora de utilizá-lo. Isso vai mudar com as atualizações? Fique tranquilo(a), porque cada atualização que o Cinema 4d oferece é exaustivamente testada para garantir uma experiência estável.

Recentemente, o Blender fez uma atualização onde oferece melhorias na interface do usuário, mas ainda não pode competir com o que o Cinema 4D oferece. A cerca é um pouco mais alta! Esperamos que, em futuras entregas, o programa melhore a UI de seu aplicativo para oferecer uma melhor experiência aos novos usuários.

Melhores ferramentas do Cinema 4D e do Blender

Já vimos que o Cinema 4D é fácil de aprender e manipular. Nesta parte do artigo, falaremos um pouco mais sobre as ferramentas que estes programas oferecem. A partir daí, você pode tomar uma decisão mais definitiva sobre qual programa usar no futuro.

Blender para criar videogames

Você quer criar seu próprio videogame? O Blender permite trabalhar nos formatos DAE e FBX, que são muito úteis para desenvolvedores de jogos. Este programa de modelagem 3D também oferece por padrão um sistema de escrita com a linguagem Python 3, o que facilita para qualquer pessoa a criação de novas ferramentas adicionais, e podem ser facilmente anexadas ao programa. Esta é certamente uma grande vantagem para muitos designers, pois eles podem obter vários extras e usá-los para capturar melhor suas criações.

Da mesma forma, o Blender oferece um motor de jogo, ou Game Engine. O que é o Game Engine do Blender? Este sistema permite que qualquer designer codifique sua própria lógica de jogo ou, se você for trabalhar com o motor de jogo de outra pessoa, pode exportá-lo para que seja compatível. Se você gostar de um de seus designs, poderá imprimi-los em 3D facilmente com o programa. Será um ótimo enfeite de mesa!

 

5 PROGRAMAS DE ANIMAÇÃO GRATUITOS: VEJA A LISTA COMPLETA AQUI

O que mais o programa de modelagem e animação 3D Blender oferece? Você pode fazer renderizações com um efeito verdadeiramente fotorrealista, porque o programa usa um mecanismo de desenho de padrões “Cycles”. Além disso, você pode realizar edição de vídeos. Portanto, você não precisa de um programa Adobe CC quando deseja criar um curta animado em 3D. Importe conteúdo RAW e teste os movimentos da câmera em cenas 3D. Eles vão surpreender você!

Cinema 4D: programa para modelagem 3D

O Cinema 4D é um programa de modelagem 3D que oferece vários modos de trabalho: polígono (Polygon), Paramétrico (Parametric), Esculpir (Esculptyng) e modelagem de volume. Você pode usar cada um desses modos de acordo com o que procura e suas preferências pessoais.

Quanto à animação 3D, você pode criar renderizações com desenhos 2D e animações realistas. Além disso, o Cinema 4D oferece uma biblioteca de objetos para que você não tenha que pagar por arquivos 3D de outras plataformas.

Cinema 4D vs Blender: qual é o melhor

Você já tem as informações em mãos, e é hora de decidir. Por um lado, o Blender é um programa gratuito e você pode baixá-lo gratuitamente a partir de agora. Ele permite que você personalize ferramentas com a linguagem Phyton 3, crie animações e monte seu próprio filme animado. Mas pode seja um grande desafio da primeira vez. Descubra o curso que pode ajudar você.

O Cinema 4D, embora possa ter um custo, é uma das ferramentas de modelagem e animação 3D mais amadas e usadas na indústria. É capaz de fornecer vários modos de modelagem e trabalhar com animações 3D ou 2D. Possui uma interface mais intuitiva e será mais fácil de aprender com ele.

Antes de terminar! Queremos repetir que tudo depende da sua criatividade, e a melhor forma de aprender todos os dias é assinando nosso plano premium comacesso a mais de 500 cursos que vão ensinar algo a você todos os dias.

 

Recomendados para ti