Um dia sem o PC? Melhore seu desempenho com etapas simples

Última actualización 20 de Junio del 2020

user

Laura Valencia

Um dia sem o PC? Melhore seu desempenho com etapas simples Um dia sem o PC? Melhore seu desempenho com etapas simples

Chega um momento na vida de todo computador em que ele começa a ficar mais lento, devido à saturação da memória, falta de atualização do sistema ou simplesmente porque alguns anos se passaram desde que você o adquiriu. Estes problemas são fáceis de resolver se você souber como. Por isso, neste artigo, darei dicas práticas para melhorar o desempenho do seu computador.

Antes de começar…

Bem, antes de prosseguirmos para a prática, vamos entender as partes essenciais do funcionamento de um computador: o processador, a placa-mãe, a memória RAM, o disco rígido e as placas complementares (vídeo e áudio).

Este handbook te ayudará a crear tu marca personal en LinkedIn

Placa-mãe: também conhecida como placa principal, é a parte fundamental para a funcionalidade, pois todos os componentes que compõem um computador estão conectados a ela.

Ela também possui um firmware chamado BIOS, que permite executar funcionalidades básicas, como teste de dispositivos, vídeo e operação do teclado, reconhecimento de dispositivos e carregamento do sistema operacional. É basicamente o cérebro do seu computador.

Memória RAM: é a memória de trabalho, encarregada de executar as instruções da unidade processadora e executa o próprio sistema operacional, o software de aplicação e outros programas semelhantes. Na maioria dos casos, esse tipo de memória não é fixa ou soldada na placa-mãe — ou seja, pode ser trocada por uma de maior capacidade.

Você quer ser um bom redator? Este guia pode interessar a você

Processador ou CPU: é mais conhecido como cérebro do computador, ou seja, ele pode ler, escrever, decodificar e executar os programas de computador de entrada ou saída usados para o bom funcionamento de um computador.

Disco rígido ou disco de armazenamento: serve como um sistema de armazenamento de dados permanentes no computador em forma magnética ou óptica. Atualmente, há uma variedade de discos rígidos com muitas opções e funcionalidades; sua capacidade de armazenamento varia de GB a TB.

Esta unidade também pode ser substituída em um computador, desde que atenda aos recursos da placa-mãe.

Placas complementares: as placas complementares são divididas em áudio e som.

A placa de áudio permite o controle da saída de áudio através de um programa de computador chamado driver, fornecendo ao usuário o controle dos aplicativos multimídia.

A placa de vídeo é um componente fundamental para pessoas dedicadas à arquitetura, design e inclusive para os gamers, já que sua função é dedicada ao processamento de dados gráficos, gerenciando as cores e a resolução que elas possuem.

Quanto maior a necessidade de alta resolução: uma placa de vídeo com mais memória e um processador gráfico.

Erros comuns  

Seja você um estudante ou um trabalhador, tendemos a trabalhar com a máquina todos os dias sem manutenção ou cuidados constantes. Por isso, mencionarei as três principais causas que tornam o computador lento.

Tenha cuidado com arquivos de lixo. Esses tipos de arquivos são arquivos temporários gerados no navegador da Internet ou no sistema operacional e ocupam espaço no disco rígido, causando lentidão no PC e até problemas na execução dos arquivos. Mais adiante, darei algumas dicas para limpar seu PC e deixá-lo ótimo.

Quando você liga o seu PC, demora para carregar o sistema operacional? Não deveria demorar mais de 5 minutos. A causa do problema é a saturação dos programas que são executados quando você inicia o seu PC. Eles congestionam as memórias de inicialização e atrasam a execução do sistema primário. Para evitar isso, desative a execução de programas ao iniciar o seu PC.

Programas sem uso. Por padrão, qualquer PC possui programas básicos em seu sistema operacional, mas a maioria não atrapalha. Como exemplo, usarei os programas pré-instalados, como o Onedrive. Se você não é um defensor deste programa ou de seu uso, recomendo que você o desinstale ou desative-o do seu computador, pois ele consumirá apenas a memória de uso e o espaço nele.

Dicas práticas para melhorar o desempenho do seu PC

Às vezes, precisamos de ferramentas um pouco mais específicas e com mais opções para usar; então, mostro os melhores programas para dar ao seu PC a energia necessária.

Bulk Crap Unistaller

É o programa que você precisa para desinstalar com sucesso os programas no Windows. Com ele, você poderá otimizar seu PC e excluir arquivos desnecessários. O programa é responsável pela detecção de arquivos órfãos (pequenos arquivos com poucos dados e vinculados a programas desinstalados), programas ocultos, protegidos ou danificados.

Startup Optimizer

Como o próprio nome indica, ele otimiza a inicialização do Windows usando classificações para detectar automaticamente programas desnecessários ou que podem causar problemas ao iniciar. Ele irá ajudar você a escolher e proteger seu computador contra esses inícios lentos.

Memory Mechanic

Você pode usar este aplicativo se o seu PC estiver ficando progressivamente lento. Este programa é totalmente dedicado à memória RAM e enfrenta os dois problemas de corrupção: memória fragmentada e fugas de memória. Permite que o Windows remonte e libere memória retida das fugas ou dados corrompidos.

Registry Tuner

Dentro do seu computador existem registros salvos como configurações-chave do sistema operacional. É um componente essencial para seu funcionamento. Mas, com o uso constante, os arquivos começam a ficar corrompidos, ou seja, ficam danificados e param de funcionar corretamente.

Este programa irá ajudar você a reparar o registro e eliminar referências obsoletas. Possui um processo de limpeza e reparo de arquivos, uma excelente opção para evitar instabilidade no PC.

PC Cleanup

Este programa analisa todos os arquivos do seu computador para localizar e limpar arquivos de lixo, de forma segura e completa. Veja em detalhes os arquivos temporários e desnecessários acumulados. Se você tiver problemas para reproduzir conteúdo multimídia, baixar arquivos ou jogar on-line, é hora de você dar uma boa limpada no seu computador com este programa.

Lembre-se de que essas dicas são básicas, mas se o seu computador apresentar falhas mais graves, leve-o a um especialista, pois uma pequena configuração incorreta pode ser fatal para o seu PC.

Coloque essas dicas em prática e, se você é fã de videogames, deixamos para você o nosso curso de League of Legends.

Recomendados para ti