Home Blog/ Brasil/
Brasil
Todos falam sobre os filmes, mas quem fala sobre os curtas-metragens?Todos falam sobre os filmes, mas quem fala sobre os curtas-metragens?

Todos falam sobre os filmes, mas quem fala sobre os curtas-metragens?

Manoel Silveira - 06 Abr 20

Articulo

7 min.

É comum que sempre haja menção ao impacto que um filme gera, com vendas de bilheteria ou seus prêmios. Por outro lado, a difusão dos curtas-metragens e sua influência no cinema é quase nula. É por isso que queremos compartilhar a conversa que tivemos com Santiago Mouriño, professor do curso de Direção de Fotografia. Junto com ele, deciframos os desafios da produção de um curta, a conexão com o projeto e sua divulgação.

Dê uma olhada no curso de Santiago e comece na Direção de Fotografia

Santiago Mouriño em nosso curso de Introdução à Direção de Fotografia

O custo de produção

É sabido mundialmente que a produção de um filme às vezes pode levar muito tempo e, acima de tudo, muito dinheiro. Nos curtas-metragens, é a mesma coisa, embora, é claro, a duração não implique necessariamente que os custos de produção sejam menores, nem uma produção simples garanta que o tempo de esforço seja menor.

Santiago nos diz que é importante “determinar o nível de complexidade dos projetos”, pois pode haver curtas-metragens “de produção simples, mas de direção complexa. Podem acontecer em um local noturno, e apresentar muitas complicações de performance”.

Você pode identificar isto com o passar do tempo, quanto maior for a sua experiência e também levando em consideração até que ponto você deseja conduzir seu script.

No entanto, também existem pessoas muito fundamentadas em suas ideias e intenções, e realizá-las pode ser muito fácil, rápido e até econômico, mas surge uma nova questão sobre a qual Santiago é muito claro.

"É fácil ou difícil? Depende de como você encara. Se você gosta do que faz, encontrará uma maneira de fazer isso acontecer. E isso é algo que se aplica a todos os níveis de produção. Para que as coisas aconteçam, você precisa sair e fazê-las acontecer.”

Quão importante é planejar e fazer acontecer! Existem muitas etapas anteriores para chegar lá e, para continuar a conhecê-las, precisamos continuar produzindo e realizando. Na prática, não apenas conseguimos ajudar a nós mesmos, mas a outros que, como nós, querem pular nessa grande piscina.

O que acontece com a divulgação?

Sobre a pouca divulgação que pode ou não existir em um curta, Santiago faz uma análise correta a esse respeito:

"Enquanto não houver propostas nacionais que promovam a cultura a partir do Estado, as minorias cada vez menos terão a possibilidade de se expressar diante do público em geral.”

Deveríamos começar a considerá-las, certo? Autores locais estão procurando emergir em seus próprios contextos e a Internet pode ser um grande impulso. De fato "nas redes há um forte boom em formatos curtos com videoclipes, que, de alguma forma, acabam sendo curtas", diz Santiago.

 

Mouriño concorda que "você precisa mudar, ser ativo, se comunicar, mostrar, lutar contra isso". O público não vem de graça se não houver uma estratégia de divulgação por trás dele. É vital que o projeto que você inicia tenha um plano de divulgação, use as redes sociais e a Internet como seus aliados. E, é claro, você gosta desse projeto e o acompanha até vê-lo crescer.

Antes de terminar, existe um conselho de Santiago que será necessário para o seu desenvolvimento nesta indústria e para produzir seu próprio projeto audiovisual.

“Filmando se aprende, constrói-se laços, ajuda os outros a crescer e também se cresce. Encontrem colaboradores. Raramente alguém é bom em tudo. Se seu forte está em atuar, escrever, reúna-se com pessoas apaixonadas pelo visual. Se você é cineasta e faz videoclipes com sua câmera, talvez quando filma um curta de ficção seja de seu interesse se conectar com alguém. Não tente fazer tudo sozinho(a). Isso fará seu projeto crescer. Quando a pandemia passar, eu estarei pronto para colaborar com toda a comunidade! Eu espero pelos seus scripts. Não tenham medo de entrar em contato com pessoas que estão fora dos seus círculos. Mas, principalmente, tentem fazer coisas que ressoam com vocês."

Faça o download gratuito deste formato de enredo e sinopse

Talvez seja a hora de começar seu projeto audiovisual. Se você já possui o script pronto, pode começar com o plano de produção,  nós compartilhamos um modelo com você.

Queremos que sua ideia se torne realidade. E, se você quiser, compartilhe este artigo para que outras pessoas possam alcançar esse sonho audiovisual. Nos vemos!