As técnicas de iluminação que você deve dominar e conhecer

Última actualización 29 de Agosto del 2020

user

Arnold Camus

As técnicas de iluminação que você deve dominar e conhecer As técnicas de iluminação que você deve dominar e conhecer

O que é mais importante em uma fotografia? Para tirar uma boa foto é necessário um bom olho fotográfico, criatividade e um elemento essencial sem o qual nada conseguiríamos: a luz. É isso mesmo. Mesmo se tivermos a câmara mais potente do mercado ou uma variedade de lentes fotográficas não conseguiríamos nada se não tivéssemos as luzes acesas.

Na verdade, a palavra fotografia é composta por duas palavras que significam desenhar (grafia) com luz (foto). Portanto, a essência fundamental de cada foto é a luz e a maneira como a organizamos ou tiramos proveito dela. É por isso que, no final deste artigo, você não conhecerá apenas as fontes de luz ou os tipos de desfoque. Iremos informá-lo(a) sobre os vários esquemas de iluminação e os resultados que pode obter com eles. Preparado(a)?

Aqui, você aprenderá sobre:

Fontes de luz natural e artificial

Antes de nos aprofundarmos nas técnicas de iluminação, devemos conhecer os tipos de fontes de luz que existem na fotografia. Lembre-se que não são excludentes e cabe à sua criatividade fazer as combinações.

Iluminação natural em fotografia

fotos con iluminación natural

A iluminação por excelência vem da fonte de energia mais antiga que conhecemos: o Sol. Esta iluminação natural pode ser muito útil, mas, ao mesmo tempo, pode ser muito traiçoeira. Por razões óbvias, você não será capaz de controlá-la, mas pode tirar vantagem disso para tirar fotos espetaculares.

Lembre-se de que você pode usar ferramentas como filtros e rebatedores de luz para manipular a direção da luz e o nível de contraste. Nos dias de verão e primavera, não tenha medo de diminuir o ISO e aproveitar as vantagens das velocidades rápidas. Em dias mais nublados, você terá que sacrificar o nível de ruído e a velocidade de exposição.

Quer aprender a dominar o modo manual de sua câmera? Faça este curso agora

Iluminação artificial em fotografia

Como iluminar artificialmente fotografías

A iluminação artificial é obtida a partir de fontes criadas pelo ser humano. Alguns objetos que emitem luz artificial são lâmpadas, refletores, flash ou outra fonte elétrica. A maior vantagem da iluminação artificial é que podemos controlá-la ao nosso gosto e nos permite explorar o nosso lado mais artístico. É muito útil especialmente para espaços fechados. Algumas marcas de luzes profissionais podem ser: Neewer, Kino Light, Arri, El Gato, entre outras.

Você não tem que se limitar a usar apenas um tipo de iluminação. Pode testar os resultados da mistura das duas fontes de luz. Lembre-se que o limite é a sua imaginação e seu melhor aliado sempre será a luz.

Torne-se um(a) fotógrafo(a) profissional com nossos cursos, disponíveis 24/7

Tipos de difusão de luz

Você já conhece as fontes de luz que pode usar para suas fotos, mas antes de passar às técnicas, é importante que conheça os diferentes tipos de difusão de luz:

Luz dura

A luz dura se refere à iluminação onde as sombras têm bordas nítidas e definidas. Esta luz quase não tem desfoque e, por isso gera alto-contraste. Ela atinge diretamente o objeto ou a pessoa a ser fotografa

Fotos con luz duraO que a luz dura transmite para você?

Este tipo de iluminación al generar sombras más definidas puede llegar a ser muy útil para hacer imágenes con tono dramático. También la luz dura se relaciona con lo misterioso, agresividad y dualidad. Así que es perfecta para resaltar expresiones faciales. 

Quando a luz dura é usada?

Esse tipo de iluminação é frequentemente usado para retratos de primeiro plano e, principalmente, para atletas. É muito utilizado na fotografia de rua, pois, por não ser capaz de desfocar a luz do Sol com tanta facilidade, sempre gera este tipo de luz.

Esse tipo de luz tende a exagerar as texturas da pele, assim como imperfeições como rugas e acne. As partes brilhantes do rosto também podem ser superexploradas. Portanto, no caso de fotos de retratos lembre-se de usar um pouco de maquiagem para amenizar esses detalhes.

Luz suave

A luz suave, ao contrário da luz dura, torna as bordas entre a luz e a sombra um gradiente. Esta transição é mais suave, os limites às vezes são imperceptíveis e mais planos. A luz pode ser gerada por uma fonte artificial e de baixa intensidade.

O que a luz suave transmite para você?

Este tipo de iluminação é menos dramático e tende a gerar uma sensação de tranquilidade, calma e até ternura. Você pode manipular a difusão da luz e brincar com as emoções em sua foto. Existe uma gama mais ampla para experimentar.

fotografía luz suave

Pronto, agora podemos comece com a primeira técnica. Você conhece?

Baixe gratuitamente estes Luts para Premiere Pro e acelere sua colorização

Esquemas de luzes em fotografia 

Luz frontal

Este tipo de iluminação ocorre quando a fonte de luz está diretamente na frente do objeto. É um esquema muito simples e linear. No entanto, ter toda a luz da frente gera fotos planas.

Uma fotografia plana é quando tudo dentro da tomada recebe luz e as sombras são escassas — por isso achatam o objeto. Em uma imagem com luz frontal, as sombras são projetadas duras atrás do objeto, fora do nosso enquadramento.

Com este esquema de luz, você poderá iluminar diretamente o objeto sem elementos que o removam do primeiro plano. No entanto, não é o preferido ao tirar retratos, uma vez que objetos com luz frontal deixam de ter a sensação tridimensional.

como hacer luz frontal

Luz lateral

Neste esquema, a fonte de luz principal é posicionada em um lado do objeto a ser fotografado (180°). A luz lateral começa a brilhar principalmente em um lado do objeto, criando sombras na outra metade. Essa luz pode ser dura ou embaçada. Experimente para obter resultados muito "misteriosos" em suas imagens.

Essas sombras, para que não sejam muito duras, podem ser manipuladas com uma luz de preenchimento, do outro lado do objeto. Não tem o mesmo poder que a nossa luz principal, mas preenche um pouco os espaços escuros para reduzir a sensação de dramatização. Assim como no exemplo a seguir de fotografia com luz lateral.

iluminación con luz lateral

Comece seu primeiro negócio de fotografia com o Melero Studio

Luz semilateral

O esquema de luz semilateral é aquele em que a fonte de luz principal está posicionada a 45º do objeto. Não temos mais um objeto dividido entre luz e sombra. Ele recebe luz mais parcialmente e cria um fundo com sombras.

Em fotos com luz semilateral, as sombras favorecem a profundidade do objeto. Com este tipo de iluminação você pode dar às imagens um efeito documental. Como a luz frontal, podemos usar uma luz de preenchimento para diminuir a intensidade da sombra.

Iluminación con Luz Semilateral

Contraluz

O esquema de contraluz é o inverso da luz frontal. Aqui temos a luz principal posicionada logo atrás do objeto ou pessoa para gerar uma silhueta. O objeto se torna uma sombra e suas cores são completamente perdidas. É muito útil se você quiser adicionar suspense às suas imagens.

Caso você pretenda obter este tipo de fotografia com iluminação natural, o momento perfeito é ao pôr do sol, quando podemos posicionar nosso modelo bem em frente ao Sol.

Você pode apaziguar as sombras? Claro, aqui você também pode usar uma luz secundária para reduzir a escuridão das sombras e fazer experiências com os resultados.

Iluminación con contraluz

Semicontraluz

Em fotos em semicontraluz, o objeto está em algum lugar entre a contraluz e a lateral. A fonte de luz é posicionada a 135° do objeto, ou seja, está posicionada em um canto do objeto. É usada para gerar perspectiva e usar sombras em primeiros planos.

Este é o esquema de luz que você pode usar para esses tipos de fotos; o preenchimento depende do seu olho criativo.

Iluminación Seminatural

Luz zenital

Paramos de experimentar o raio do objeto e agora vamos iluminar de cima. No esquema zenital, a fonte de luz principal deve ser colocada acima do objeto.

Usando esse efeito de luz suspensa, iluminamos apenas o topo dos objetos. No caso dos modelos humanos, a luz incide sobre a cabeça, iluminando completamente os cabelos, parcialmente o nariz e os ombros. O resto é mantido em sombras fortes, que podem ser borradas com uma luz de preenchimento.

Essa forma de iluminação cria suspense e ajuda muito ao tirar fotos picadas.

Iluminación Cenital

GUIA DE FOTOS DE PRODUTOS EM CASA

Neste guia, explicaremos o que é fotografia de produto e quais elementos você deve considerar para enriquecer a qualidade de suas fotos. Por exemplo: o que usar como plano de fundo? Ou para onde deve ser direcionada a iluminação? Aprenda a produzir esses tipos de fotos em casa!

 

Luz baixa

No caso de luz baixa, a fonte de luz está abaixo do objeto ou modelo, na diagonal. Esta luz deve ser colocada no nível do solo. Nesta posição, grande parte do corpo fica iluminada e temos sombras no rosto geradas de forma oposta a que estamos acostumados. É por isso que sugere algo tétrico e geralmente é usada para fotos de terror.

Se desfocarmos as sombras, podemos criar fotos que transmitem autoridade, pois fazem nosso modelo aumentar de tamanho e altura.

Iluminación contrapicada

Esquema de três luzes

O esquema de três luzes é um dos mais usados ao tirar fotos. Temos três tipos de luzes que nos ajudam a realçar o objeto, separá-lo do fundo e eliminar sombras muito marcadas.

Como funciona o esquema de três luzes? É muito simples. Temos uma luz principal (key light), que incide sobre o objeto. A segunda luz é a luz de preenchimento (fill light); com isso, as sombras são removidas do ambiente do objeto. A terceira é para o fundo (back light) e é capaz de separá-lo do objeto e adicionar tridimensionalidade à cena. Essas duas últimas luzes têm menos intensidade do que a luz principal.

Iluminación de tres puntos

É hora de pintar com luz

Agora que você tem todo esse conhecimento em mãos, comece a planejar a iluminação de sua próxima sessão de fotos. Lembre-se de que você pode baixar as imagens e tê-las à mão para orientá-lo(a) ao configurar a iluminação da sua cena.

Falando em guia… Recomendamos que você baixe nosso eBook de Fotografía totalmente grátis, que está esperando por você em nossa seção de Recursos.

Descubra mais técnicas de iluminação com o nosso curso "Técnicas de iluminação fotográfica", com Matías Posti, um especialista no mundo das imagens de skate, bmx, snowboard e rollerblading.

Inscreva-se aqui

Recomendados para ti