Home Blog/ Brasil/
Brasil
O que você precisa saber para criar um site de sucessoO que você precisa saber para criar um site de sucesso

O que você precisa saber para criar um site de sucesso

Marina Rodrigo - 29 May 20

Articulo

7 min.

Sabe, muitas vezes, quando um cliente me escreve e diz: "Marina, preciso de um site", ele pensa que no dia seguinte vamos trabalhar no design de sua nova página. Mas a realidade é outra: quando você pensa em criar um site, é o último passo.

Se você deseja descobrir qual é o processo prévio para criar um site e descobrir quais são os elementos-chave nos quais devemos trabalhar ANTES de criar nossa página, me acompanhe!

A estratégia

Antes de pensar em algo relacionado ao seu novo site, recomendo que você pare para pensar por um momento. Há três perguntas-chave que recomendo que você responda, porque delas dependerão muitas decisões posteriores que teremos que tomar no design de nosso site.

A primeira pergunta é: para que você quer um site?

Dependendo da resposta, faremos nossa página de uma maneira ou de outra. Porque criar um site para posicionar nossa marca pessoal, procurando uma empresa para nos contratar, não é o mesmo que criar um site para vender nossos produtos físicos.

A segunda pergunta é: para quem será o seu novo site?

E eu não estou falando de você! Obviamente, seu site é seu, mas ao projetá-lo, você deve pensar em seus clientes ideais. Naqueles possíveis compradores interessados em seus produtos ou serviços. Você deve se colocar no lugar deles para criar um site no qual eles se sintam refletidos e que vejam que seus produtos ou serviços são justamente a solução para os problemas deles.

A terceira pergunta é: por que devo contratar você e não outro profissional?

Seu site deve mostrar aquilo que torna você realmente diferente de qualquer outro profissional da competição. Deve mostrar o que chamamos de marketing, sua proposta de valor exclusiva. É o que explica de maneira clara e concisa como o seu serviço ou produto resolve o problema específico do seu cliente ou o ajuda a melhorar a situação em que se encontra.

Sua proposta de valor é o que transforma seu projeto em algo único e diferente do restante dos serviços e produtos da concorrência.

Imagem corporativa

A segunda coisa em que devemos trabalhar antes de criar nosso site é a nossa imagem corporativa. A imagem corporativa é a personalidade visual de uma marca. Para que funcione corretamente quando chegarmos à parte de web design, recomendo que ela contenha:

- marca gráfica: o que geralmente chamamos de logotipo, mas que, em verdade, também inclui as diversas variações de nossa marca (versões horizontal, vertical, colorida, em preto e branco);

- paleta de cores: elas nos ajudam a transmitir sentimentos. O ideal para trabalhar na web é ter uma paleta de 3 a 5 cores;

- tipografias: dão personalidade à marca. Eu recomendo que você selecione entre 2 ou 3 para trabalhar no seu site. Que sejam sempre do Google Fonts para evitar problemas de compatibilidade entre dispositivos;

- outros elementos gráficos: eles podem nos ajudar a criar nosso site. Alguns dos mais comuns são ícones, padrões, divisores, assinatura...

Quando você tiver todos esses elementos, recomendo agrupá-los em um pequeno guia de estilo e tê-lo sempre à mão, pois será muito útil durante todo o processo de design do novo site.

Textos 

Os textos são outro dos pilares fundamentais do nosso site, pois são responsáveis por transmitir nossa mensagem.

Para escrever os textos da sua página, o ideal é usar técnicas de copywriting e stoytelling. Estas técnicas nos permitirão criar textos persuasivos e nos quais contaremos nossa história para também nos conectarmos emocionalmente com o cliente e nos diferenciarmos.

Quando escrevemos os textos de cada página do site, devemos ter em mente que cada uma das páginas deve ter um objetivo claro e concreto.

E, acima de tudo, devemos guiar o usuário para atingir esses objetivos. Normalmente, os objetivos de cada uma das seções que compõem um site são, geralmente:

- Início - Diferenciação, explicar o que nos torna especiais e conectar-se com o cliente.

- Sobre mim - Gerar empatia, conexão e confiança. Fazer o visitante ver que do outro lado do projeto existem pessoas reais que o acompanharão durante todo o processo.

- Serviços - O objetivo é vender. Tudo o que escrevemos aqui deve estar orientado para conseguir uma venda.

- Portfólio - Ajudar a venda. Deve servir para capacitar nossos serviços e terminar de convencer os indecisos de que nosso trabalho vale a pena.

- Contato - Iniciar uma conversa. Incentivar o leitor a dar o primeiro passo e entrar em contato conosco.

Eu recomendo que você tenha esses objetivos em mente ao escrever os textos do seu site, pois isso ajudará você a usar um tom e uma linguagem adequados em cada uma das páginas do nosso site.

Fotografias

Muitos profissionais criativos trabalham com suas marcas pessoais e muitas vezes, estão sozinhos à frente de seus negócios ou simplesmente têm uma equipe pequena.

Por esse motivo, as fotografias desempenham um papel fundamental na conclusão da imagem do nosso projeto.

Todos os designers têm acesso a milhares de fotos dos bancos de imagens. Especificamente, os mesmos milhares de fotos. Portanto, é possível que, se você for a um banco de imagens, encontre uma foto ideal para o seu site. Mas esse mesmo pensamento ocorrerá para mais 100 profissionais ao mesmo tempo.

Como evitar isso?

Fazendo uma sessão de fotos antes de começar a desenhar seu site.

Se você tem uma boa equipe e gosta de fotografia, pode tentar fazer isso sozinho(a) ou com a ajuda de um(a) amigo(a).

Mas eu recomendo que você tenha a ajuda de um fotógrafo profissional.

Para preparar sua sessão, recomendo que você:

- crie um moodboard (ou quadro de inspiração) com o estilo que você deseja que suas fotos tenham;

- escolha o local com antecedência e decida a que horas a sessão ocorrerá, dependendo da luz e do ambiente que você procura;

- vista-se, penteie-se e faça a sua maquiagem como em qualquer dia normal, sem excessos. Não queremos que você pareça "disfarçado(a)";

- divirta-se! Embora muitos de nós achem um pouco estranho ficar na frente da câmera (eu sou a primeira a achar isto), tente aproveitar a experiência ao máximo. Se você estiver relaxado(a) e confortável, isso será transmitido nas fotos e esse sentimento alcançará aqueles que visitarem seu site.

Agora que temos a estratégia, a imagem corporativa, os textos e as fotos, resta apenas uma coisa: comece a criar nosso próprio site.

Se você quiser que eu o acompanhe nesse processo, você pode participar agora mesmo do meu curso  WordPress: desenhe e desenvolva sites do zero Vamos lá!