Home Blog/ Brasil/
Brasil
O que é um(a) Scrum Master e quais são suas funções?O que é um(a) Scrum Master e quais são suas funções?

O que é um(a) Scrum Master e quais são suas funções?

Paula Cordero - 26 Oct 20

Articulo

7 min.

As metodologias ágeis têm ajudado muitas empresas a melhorar sua produtividade e organizar suas tarefas com mais eficiência. Dentro destas novas formas de trabalhar, encontramos o Scrum, um método ágil em que são feitas entregas parciais do produto ou da tarefa final, priorizando o benefício que é proporcionado ao destinatário. Isto ajuda a obter resultados rápidos e leva as equipes a serem mais proativas em suas tarefas. Antes de explicar qual é o papel de um(a) Scrum Master em toda esta equação, irei detalhar os componentes desta metodologia ágil:

Scrum

No Scrum, as equipes são auto-organizadas e multifuncionais, o que significa que cada uma é responsável por suas tarefas e por finalizá-las no tempo combinado. Graças a isto, não há necessidade de supervisão detalhada por outros membros da equipe.

scrum proceso

Imagem: Synapptica

O Scrum é dividido em blocos curtos e periódicos chamados de sprints, que duram entre 2 a 4 semanas — neste tempo são feitos feedbacks e ajustes das tarefas realizadas. Um sprint deve entregar um resultado de objetivo final e pode ser entregue ao cliente com o mínimo esforço possível, mediante solicitação. Este processo começa com uma lista de objetivos que conduzem ao plano do projeto. O cliente é quem prioriza os objetivos, em função do valor e do custo que implicam.

Em um sprint, os seguintes eventos são identificados:

Sprint Planning: toda a equipe se reúne para planejar o sprint. As tarefas a serem realizadas são discutidas e as responsabilidades são distribuídas. A alocação de tempo para cada tarefa deve ser levada em consideração e, assim, fica combinado quanto tempo o sprint vai durar.

Daily Meeting: é uma reunião diária que dura, no máximo, 15 minutos. Toda a equipe de desenvolvimento e o(a) Scrum Master precisam participar. Se o(a) Product Owner não puder comparecer, não há problema. Este espaço de comunicação serve para que cada integrante comente o que fez naquele dia, o que teve que fazer e o que o(a) impediu.

Sprint Review: ao final de cada sprint há uma reunião para apresentar o andamento do produto e a equipe de desenvolvimento mostra como funciona. O cliente dá feedback sobre o trabalho e as tarefas de reajuste do produto são planejadas.

Sprint Retrospective: o último evento de Scrum dura aproximadamente 3 horas e é onde a equipe faz uma avaliação de como o framework foi implementado no último sprint. É feita uma revisão do desempenho da equipe e propostas melhorias para o próximo plano de trabalho.

Os papéis no Scrum

Neste framework ágil, existem 3 funções muito importantes: Product Owner, Scrum Master e Equipe de Desenvolvimento.

O(A) Product Owner é quem se encarrega de maximizar o valor do trabalho da equipe de desenvolvimento (quem executa as tarefas) e está em constante comunicação com o cliente.

Você pode se perguntar: o que um(a) Scrum Master faz? Vou contar nas linhas abaixo!

O(A) Scrum Master é o(a) líder do projeto e sua missão é fazer com que as equipes de trabalho atinjam seus objetivos até o sprint final. Em outras palavras, esta pessoa pode ser considerada um(a) mentor(a) que acompanha e motiva todos a seguir os valores do modelo Scrum.

Da mesma forma, é responsável pela execução de todos os projetos, garantindo o correto desenvolvimento do Product Backlog (onde são especificadas as tarefas e funções da equipe) e do Sprint Backlog (onde se organizam as tarefas). Além disso, deve monitorar detalhadamente todas as ações do Sprint e testar se estão criando valor. Em outras palavras, o(a) Scrum Master garante que haja uma boa comunicação e fluxo de trabalho entre o(a) Product Owner e a equipe de desenvolvimento.

Características de um(a) Scrum Master

Este(a) profissional deve ter as seguintes habilidades:

☑️Promove o trabalho em equipe: um(a) bom(boa) Scrum Master tem a capacidade de resolver problemas dentro da equipe e utiliza justamente os desacordos em favor de todos. Nessas diferenças, encontra novas ideias que ajudam a tornar o trabalho mais enriquecedor, e novas oportunidades de desenvolvimento surgem.

☑️Organizado(a): a metodologia ágil parte da premissa de saber distribuir e organizar tarefas. Este(a) profissional prepara a equipe para que domine o sprint e se antecipe às suas necessidades, dando-lhe todo o suporte para que todos trabalhem de forma ordenada e dentro dos prazos.

☑️ Disruptivo(a): propicia e experimenta novas maneiras de trabalho que ajudam a otimizar o desenvolvimento do produto. Está treinado(a) e ciente das inovações tecnológicas e novas ferramentas ágeis que permitem desafiar os métodos convencionais. Busca constantemente a mudança.

scrum master

Imagem: Freepik

☑️ Estimula a autonomia: um(a) Scrum Master garante que sua equipe seja auto-organizada. Designa tarefas e dá autonomia a outros para gerenciá-las. Com isto, a equipe desenvolve sua criatividade e se empodera para propor melhorias, novos projetos, mudanças de design, etc.

☑️Inspirador(a): uma de suas qualidades é compartilhar experiências e inspirar sua equipe por meio delas. Este(a) profissional tem uma grande retrospectiva das coisas e ajuda sua equipe a prosperar por meio do coaching. Além disso, inspira por meio da gamificação, envolvendo os usuários na resolução de problemas. Um(a) Scrum Master é um exemplo a seguir para os membros da equipe, pois os inspira a liberar seus potenciais internos e a continuar se aprimorando profissionalmente.

Como você deve ter notado, um(a) Scrum Master é um(a) líder nato(a) e entende a necessidade de transmitir para sua equipe um sólido entendimento dos princípios ágeis para garantir o sucesso do desenvolvimento do sprint e potenciar as habilidades de todos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre este perfil profissional, incluiria o Scrum em sua empresa? Qual seria a primeira coisa que você implementaria? Considere que antes de mudar o método de trabalho, uma comunicação assertivacom sua equipe é necessária para explicar os motivos pelos quais o Scrum seria muito útil para atingir seus objetivos.