O Mindset Digital: a necessidade de se adaptar às mudanças tecnológicas

Última actualización 04 de Noviembre del 2020

user

Paula Cordero

O Mindset Digital: a necessidade de se adaptar às mudanças tecnológicas O Mindset Digital: a necessidade de se adaptar às mudanças tecnológicas

Na última década, testemunhamos um desenvolvimento tecnológico que impactou todas as áreas de nossas vidas. Hoje, é quase impossível viver sem tecnologia, aplicamos novas ferramentas em nossas vidas porque elas as tornam mais fáceis e estão a um preço acessível.

Tudo está mudando, e muito rápido: a organização de uma empresa, os meios de comunicação, as vendas, o atendimento ao cliente, as finanças, etc. É fato que estamos nos adaptando à tecnologia não apenas em nossa vida pessoal, mas em nosso ambiente de trabalho, talvez até em maior medida.

Ter um Mindset Digital é apenas aplicar tecnologia?

Nós nos perguntamos... o que é preciso para ter esse mindset? Quem tem um mindset digital tem visão de futuro e permite que uma transformação digital seja implantada na organização a partir de suas funções e tomadas de decisão. Aplicar tecnologia sem qualquer avaliação, definitivamente, não é a resposta. Levar a organização ao “próximo nível” significa que os(as) líderes de equipe precisarão mudar sua mentalidade.

 

Em outras palavras, a empresa deve repensar toda a sua cadeia de valor. Devemos encarar o fato de que as estratégias de negócios não funcionam mais da mesma forma que antes; portanto, a organização deve encontrar uma forma diferente de se relacionar com seus funcionários e clientes. O verdadeiro sucesso de uma transformação digital é a soma dos esforços de todas as áreas da empresa.

A mudança começa com as pessoas

O mais importante para a empresa iniciar uma transformação digital são seus recursos humanos. Para iniciar qualquer estratégia de mudança em sua empresa, se você não pensar em seus funcionários, dificilmente terá sucesso. Neste contexto, os líderes serão solicitados a se preparar para incutir nos outros a adoção de novas habilidades.

mindset digital

Imagem: Freepik

Muitos líderes acham difícil fazer essa mudança de mentalidade, porque acham aterrorizante o fato de que a mudança digital aumenta as expectativas dos clientes e consumidores e força a empresa a mudar os processos em um tempo muito curto. É um desafio, mas uma vantagem competitiva inestimável. Casos de empresas que desapareceram, como Blockbuster, MySpace, entre tantas outras que, depois de terem sucesso, descansaram sobre os louros e não souberam reagir a tempo. Quem poderia imaginar que a Kodak teve esse final? Ninguém, mas não reagir lhes custou caro.

Adotar uma mentalidade digital significa estar focado(a) nas novas expectativas dos usuários. A transformação digital não é um programa de mudança com um ponto final, é uma resposta contínua e "sempre ativa" em uma paisagem em mudança.

A liderança e o Mindset Digital andam de mãos dadas

Embora nos últimos anos as empresas tenham mudado, a maioria ainda exibe características de processos tradicionais, como hierarquias na organização, funções, processos padronizados e limitam a autonomia de seus funcionários, dizendo-lhes exatamente o que fazer e limitando-os a criar iniciativas.

Em um cenário digital, as empresas têm respostas rápidas a oportunidades e ameaças imprevistas. Incorporar metodologias ágeis, agregar ferramentas digitais, criar parcerias com outras empresas que desenvolvem tecnologia, entre outras iniciativas, ajudarão a organização a ter um direcionamento claro.

Pense como um(a) líder e abrace o princípio de "people first"

A adaptação a novos cenários implica envolver ativamente os colaboradores e inspirá-los a participar. Não basta um(a) líder delegar atividades, ele(a) deve ouvir os outros e perguntar-lhes como são suas visões sobre as estratégias propostas. As decisões são tomadas em conjunto, não são mais apenas ordens.

Como líder, dê à sua equipe uma perspectiva diferente que se alinhe com uma mudança digital. Treine-os com novas ferramentas que os ajudem a organizar suas tarefas, planejar, realizar reuniões, etc. Ensine a importância de deixar para trás processos que não agregam valor e incentive-os a ver as mudanças como oportunidades de crescimento e melhoria.

mindset digital

Imagem: Freepik

Compartilhe sua liderança

Um(a) líder digital poderá orientar sua equipe para desenvolver uma atitude correta e tomar suas próprias decisões. Assim que isso acontecer, os funcionários decidirão como colaborar de forma eficaz em metas e objetivos específicos. Assim, o papel de um(a) líder é treinar sua equipe, dar-lhe um contexto digital e acompanhá-la ativamente em seu desenvolvimento.

4 etapas para promover o Mindset Digital

Gartner, empresa dedicada à pesquisa de tecnologias da informação, cita 4 etapas para promover o mindset digital:

Visão

Crie uma visão forte que possa motivar o desejo de mudança. Todos na empresa devem entender qual é o propósito de ter este mindset. Os funcionários devem estar confortáveis com a velocidade da era digital e dispostos a assumir riscos pelos negócios.

Definir

Defina os principais atributos comportamentais que refletem a adoção deste mindset digital. Para identificar que sua equipe está realmente mudando a forma como trabalha, você pode estabelecer realizações individuais que contribuem para os resultados de toda a equipe.

Implementar

A área de Recursos Humanos é peça fundamental para garantir que os indicadores de desempenho, bem como as descrições de funções e responsabilidades sejam atualizados. Quando todos na organização verem que ações concretas já estão sendo tomadas, se sentirão mais incentivados a ter novas ideias e colocá-las em prática.

Avalie os resultados e seja paciente

As mudanças nunca acontecem da noite para o dia. Os resultados virão — dê tempo e fortaleça seus processos. É importante que você monitore continuamente as mudanças por meio do feedback da equipe, que ajudará a ajustar os detalhes. Lembre-se de que sua equipe deve entender que esta mudança na organização demora um pouco; porém, as recompensas são incomparáveis. Arrisque, aprenda, erre e continue tentando — é a única maneira de continuar crescendo.

Lembre-se: tudo começa com a mudança de cultura nas pessoas. Você pode contar com a tecnologia e os dispositivos de última geração, mas se sua equipe não estiver disposta em arriscar-se a mudar, será difícil atingir os objetivos. No Crehana para empresas, estamos convencidos do poder da tecnologia e queremos ajudar sua empresa a mudar de mentalidade e assumir riscos. Quer saber como? Clique aquí.

Recomendados para ti