Home Blog/ Brasil/
Brasil
Não é a mesma coisa: diferenças entre correção e gradação de coresNão é a mesma coisa: diferenças entre correção e gradação de cores

Não é a mesma coisa: diferenças entre correção e gradação de cores

Juliane Angeles - 29 Nov 20

Articulo

7 min.

É comum reconhecermos o termocorreção de corquando falamos sobre videoclipes para produções mais profissionais. Mas há outro termo que às vezes é usado alternadamente e é confundido com o primeiro. Estamos falando de “gradação de cores” que é o motivo que nos traz a este artigo. Quais são as semelhanças e diferenças entre estes dois? Aqui nós dizemos para você.

Bem, acontece que este é um elemento fundamental tanto do design quanto da narrativa visual. Seu uso tem a ver com nossa experiência sensorial para descrever objetos, expressar emoções e evocar uma resposta no espectador.

Na verdade, é muito comum que as paletas de cores sejam definidas nas produções e isso não é por acaso, já que a cor é uma das protagonistas na produção de vídeo. Historicamente, os artistas usaram este elemento para criar um ambiente de trabalho e dar vida a seus trabalhos com temas específicos.

Índice

  1. O que é CCT?
  2. Que são gradações de cores?
  3. Exemplos de gradação de cores
  4. Correção de cor
  5. Correção de cor no cinema
  6. Gradação de cor
  7. O que conseguiremos com a gradação de cores?
  8. Gradação de cores: um pouco de história
  9. Exemplos de gradação de cor em filme
  10. Cores de emoções
  11. Ferramentas para gradação de cores
  12. Cursos de gradação e correção de cores

1.  O que é CCT?

CCT é a sigla em inglês para Correlated Colour Temperature, que em português seria Temperatura de Cor Correlacionada.

De acordo com o Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), a temperatura de cor correlacionada "é uma medida da aparência da cor da fonte de luz."

Em outras palavras, "é uma especificação para fontes de luz branca que é usada para descrever o tom da cor dominante ao longo da dimensão de quente (amarelo e vermelho) a frio (azul)”.

qué es cct

Os valores de CCT indicam o "calor" ou a "frialdade" aparente da luz emitida por uma fonte de luz elétrica, ou seja, o quão amarela ou azul é a cor da luz.

É medido em Kelvin e é mais comumente encontrado entre 2.200 graus Kelvin e 6.500 graus Kelvin. Por exemplo: quanto maior o CCT, mais azul é a cor da luz emitida.

qué significa cct

Pronto. Agora você sabe o que significa CCT.

2. Que são gradações de cores?

As gradações cromáticas têm a ver com a variação gradual da luminosidade, saturação ou matiz de uma cor. São de dois tipos: cromáticas e acromáticas.

A gradação de cores consiste em transformar progressivamente uma tonalidade de uma cor em uma tonalidade diferente.

  • Gradações cromáticas: são as variações que ocorrem quando se mistura uma cor pura (vermelho, amarelo, azul, etc.) com o branco, o preto ou o cinza, modificando seu matiz, saturação e brilho. As cores cromáticas são as cores primárias: vermelho, amarelo e azul.
  • Gradações acromáticas: são as variações que ocorrem em uma escala de cinza, onde o branco (que não tem obscuridade) é o nível máximo de clareza. As cores acromáticas são preto, branco e cinza.

 

qué son las gradaciones cromáticas

3. Exemplos de gradação de cores

Para compreender as diferentes variações que ocorrem quando se mistura uma cor com branco, preto ou cinza, vejamos os seguintes exemplos de gradação de cores.

Escalas cromáticas

Podem ser altas, médias e baixas.

gradación de color

Escala de saturação

Quando o branco é adicionado a uma cor.

Escala de luminosidade

Quando o preto é adicionado a uma cor.

Escala valor

Quando cinza (preto e branco) é adicionado a uma cor.

gradación de color

 

Escala de cinzas

Modulação contínua de branco para preto.

escala de grises

Imagens: fotonostra.com

4. Correção de cores

Então, o que é correção de cores? É um processo pelo qual cada clipe individual em uma sequência de vídeo é modificado para corresponder a toda a variedade de tomadas, para que a temperatura de cor das imagens coincida. Ou seja, as cores são equilibradas: os brancos parecerão verdadeiramente brancos e os pretos verdadeiramente pretos, para que tudo seja visualmente agradável e uniforme.

5. Correção de cores no cinema

É um processo de pós-produção realizado com softwares de edição de vídeo como o Davinci Resolve. Os cinegrafistas ou corretores de cores usam o Davinci Resolve para fazer modificações primárias e secundárias e criar um estilo específico para cada cena.

Graças à correção de cor, podemos passar de cenas "quentes" para "frias", já que trabalha com a temperatura da cor.

 

6. Gradação de cores

Em contrapartida, quando falamos sobre gradação de cores, queremos dizer pegar o que foi feito com a correção de cores e ir ainda mais longe. Com esta outra ação, modifica-se o vídeo com fins especificamente estéticos e de comunicação.

Depois da edição e das cores terem sido harmoniosamente arranjadas no vídeo, a história pode ser ainda mais modificada com a manipulação das cores para dar um novo tom visual.

7. O que conseguiremos com a gradação de cores?

Pode-se dizer que a gradação de cores é uma arte em si, que é usada para enfatizar estados de espírito ou atingir um certo estilo na forma de contar a história. Isso pode fazer uma diferença muito considerável para dar, por exemplo, um aspecto de violência em uma cena específica. Ou para conseguir uma cena triste de uma paisagem muito viva. Além disso, deve-se notar que o efeito não precisa ser altamente visível para ter o impacto desejado — um grau sutil de cor pode ser suficiente.

8. Gradação de cores: um pouco de história

Podemos encontrar gradação de cores praticamente desde o início do cinema. Em 1922, Murnau alterou o negativo de seu filme Nosferatu durante o desenvolvimento para obter o resultado que tinha em mente para chocar o público com cenas sombrias.

Alguns filmes famosos usaram essa técnica, como O Poderoso Chefão, o famoso filme de Coppola, que usa tons laranja em suas cenas, tanto internas quanto externas. Deve-se notar que, quando esta cor quente aparece, geralmente precede a morte de um personagem.

Um exemplo recente é a aclamada série Chernobyl, que dá um ar antiquado às ruas da Rússia no final dos anos oitenta, no século passado. Possivelmente para denunciar o declínio causado por este infeliz acidente.

9. Exemplos de gradação de cor em filme

Não podemos esquecer que a gradação de cores consiste em modificar a cor de maneira criativa, para contar uma história através dela. Ou seja, a cor tem uma intenção na narrativa. Além disso, é um processo de correção pós-cor.

Pois bem, no cinema, durante o processo de gradação de cores, ou etalonagem, são utilizadas paletas de cores. Sim, as mesmas que designers usam.

O que é uma paleta de cores? Na sétima arte, é uma ferramenta que determina a gama tonal de um filme. Geralmente, uma produção de filme tem mais de uma paleta de cores.

ejemplos de gradación de color en el cine

Por exemplo, no filme Matrix, das irmãs Wachowski, de 1999, a gradação de cores é baseada em duas cores: azul e verde (como opostos). Enquanto o primeiro representa a verdade (vida real), o segundo representa a fantasia (Matrix). O escritor e jornalista Guillermo Borao explica assim:

“A distopia Matrix usa o código verde dos monitores monocromáticos, uma das imagens iniciais do filme, para apresentar ao espectador um mundo tecnológico. A partir dos tons esverdeados, as irmãs Wachowski criam uma paleta de cores para que cada elemento esteja de acordo com seu universo inventado. (...) Em vez disso, é o personagem Cypher (Joe Pantoliano) quem primeiro mata e depois morre vestido de manchas roxas dentro do que se supõe ser a realidade, representada não só pelo filtro azul, mas também pela cor do feixe da arma.”

Agora, vamos ver mais exemplos de gradação de cores em filmes.

“Amelie”, de Jean-Pierre Jeunet.

Ejemplos de gradación de color en el cine

“Onde Vivem os Monstros”, de Spike Jonze.

Ejemplos de gradación de color en el cine

“Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), de Steven Spielberg.

Ejemplos de gradación de color en el cine

“Spring Breakers: Garotas Perigosas”, de Harmony Korine.

“Gladiador”, de Ridley Scott.

Imagens: moviesincolor.com

10.  Cores das emoções

As cores estão fortemente associadas às emoções, e vice-versa. Vejamos um pouco da psicologia das cores.

  • Vermelho: é uma cor associada à raiva ou agressividade, mas também ao amor, à paixão e vitalidade.
  • Amarelo: geralmente associado à alegria e à energia. Também com a insegurança e o idílico.
  • Laranja: relacionado ao amigável, ao caloroso e à juventude.
  • Rosa: inocência, beleza e doçura.
  • Azul: está associado à calma. Significa lealdade e liberdade.
  • Verde: refere-se ao equilíbrio.
  • Roxo: está associado à tranquilidade, à criatividade, à fantasia e ao mistério, mas também ao medo.
  • Cinza: está intimamente relacionado à tristeza e à solidão.

Um exemplo que pode ilustrar muito bem as cores das emoções no cinema é Intensa-Mente (2015), o filme produzido pela Pixar Animation Studios e dirigido por Pete Docter.

Vamos relembrar a trama: cinco emoções (alegria, medo, desprazer, raiva e tristeza) coexistem dentro de Riley, uma menina que se muda com a família para São Francisco. As cores das emoções são as seguintes:

  • Alegria: amarelo
  • Medo: roxo
  • Desprazer: verde
  • Raiva: vermelho
  • Tristeza: azul

 

colores de las emociones

Mais exemplos de cores de emoções:

colores de las emociones en el cine

11. Ferramentas para gradação de cores

Atualmente não é necessário trabalhar em uma produtora para poder fazer uma prática de gradação de cores, porque ela está à disposição de qualquer pessoa por meio de diversos softwares. Provavelmente o mais popular é DaVinci Resolve, desenvolvido pela Blackmagic Design, que já está na versão 16 e pode ser encontrado para Mac, Windows e Linux.

A grande vantagem deste programa é que um único sistema pode editar, corrigir a cor, bem como finalizar projetos. Além disso, adapta-se a qualquer resolução, podendo ser utilizado tanto em um set de gravação, em um pequeno estúdio ou mesmo em grandes produções cinematográficas. Alguns dos elementos mais valiosos que você pode obter por meio deste software são:

- uma grande variedade de estilos;

- gradação de cores de arquivos RAW;

- correções primárias excepcionais;

- correções secundárias precisas;

- reenquadramento com qualidade óptica;

- espaço de cor YRGB exclusivo.

 

12.  Cursos de gradação e correção de cores

Curso on-line de Colorização e Gradação de Cores desde o zero no DaVinci

Aprenda o processo de colorização e gradação de cores com as ferramentas do DaVinci. É um curso de nível introdutório que requer, na medida do possível, conhecimentos em pós-produção e noções básicas de colorização.

📌 Inscreva-se aqui

Curso on-line avançado de Color Grading no DaVinci Resolve

É um curso de nível avançado, no qual você aprenderá a aplicar a correção de cor em seus projetos audiovisuais usando o DaVinci Resolve.

📌 Inscreva-se aqui