Home Blog/ Brasil/
Brasil
Jogos de mesa caseiros que você deve jogar em famíliaJogos de mesa caseiros que você deve jogar em família

Jogos de mesa caseiros que você deve jogar em família

Juliane Angeles - 24 Abr 20

Articulo

7 min.

Estes dias em casa não só serviram para repensar algumas coisas e nos reconectarmos com as atividades domésticas, mas também para nos unir mais com nossas famílias. Embora muitos de nós estejam trabalhando em casa, isso não significa que não possamos nos divertir ou nos distrair em casa. E não queremos dizer com isso assistir a filmes em plataformas de streaming.

Se você é um(a) daqueles(as) que durante esta quarentena quer passar mais momentos com seus entes queridos ou apenas quer voltar a aproveitar as coisas simples, deixe-nos dizer que uma boa maneira de fazer isso é através de jogos de mesa caseiros.

Talvez você tenha chegado a este artigo precisamente porque está procurando jogos de mesa caseiros divertidos. De qualquer maneira, aqui estão algumas ideias para você testar as habilidades de cada membro de sua família — em jogar!

Você já conhece os cursos gratuitos que abrimos para você?

Tutti frutti

Deve ser um dos jogos de mesa caseiros mais populares do mundo. Certamente, você o jogou durante a sua fase escolar. Por que não jogar agora? Além disso, se tivéssemos que defini-lo em três palavras, elas seriam simples, divertido e desafiador. É ideal para jogar de duas pessoas para mais. As idades podem variar.

Também é conhecido como stop, cancelado, parar o lápis ou bacharelado. Então, se você se considera bom com as palavras, é rápido e tem uma memória de elefante, este é o jogo que você pode propor para jogar em família.

O que você precisa: lápis e papel

Ele testa: quantas palavras você sabe sobre certas categorias.

Como jogar: as categorias são estabelecidas. Elas, geralmente, são as seguintes: nome, sobrenome, país, objeto, animal, fruta e cor. Cada rodada corresponde a uma letra do alfabeto. Se o primeiro jogador escolher a letra C, isso significa que cada participante escreverá uma palavra que começa com C para cada categoria. A rodada termina quando um dos participantes completar todas as categorias e diz em voz alta “Stop!” A pontuação é dada após o final de cada rodada. O vencedor é aquele com a maior pontuação total no final de todas as rodadas.

Adivinhe quem sou

Se você já viu o filme Bastardos Sem Glória, de Quentin Tarantino, sabe o que queremos dizer (embora, sim, seja uma referência um pouco sangrenta). Para ganhar este jogo, você terá que fazer as perguntas certas e, às vezes, ser guiado(a) pela sua intuição. É ideal para se encontrar na sala de jantar e saborear alguns aperitivos. É um dos jogos caseiros mais populares para adultos. Recomenda-se um mínimo de três pessoas.

O que você precisa: post-it (ou fita adesiva), caneta.

Ele testa: sua capacidade de adivinhar o personagem atribuído a você através de perguntas fechadas (é um desenho animado? É um homem? É uma atriz?).

Como jogar: o jogador à sua esquerda deve colocar o nome do personagem que você deve adivinhar em um post-it (ou fita adesiva). Então, você terá que colar esse papel na testa, para ter certeza de que não vê absolutamente nada. Quando todo mundo tiver seu respectivo papel na testa, cada um faz uma pergunta por rodada. Quem adivinhar primeiro o nome do personagem que foi designado para ele(a) vence.

 

Jogo das canetas

É um jogo simples e divertido. Ideal para brincar com as crianças da casa. Para jogar, são necessárias pelo menos duas pessoas.

O que você precisa: uma folha A4, canetas ou marcadores.

Ele testa: seu nível de agilidade e capacidade de observação.

Como jogar: desenhe pequenos círculos (separados) em fileiras na folha de papel. Certifique-se de preencher a folha inteira. A dinâmica do jogo é juntar dois círculos por meio de uma linha quando for a sua vez. O objetivo é fechar quadrados ou “currais”. Quando você fechar um, deve inserir a inicial do seu nome. Quem conseguir mais “currais”, ganha.

Canal:  elrincondelasmelli

Rompecabezas personalizado

Quebra-cabeças personalizado

Entre os jogos infantis, criar um quebra-cabeça é uma opção simples e criativa. Obviamente, para montar um, você precisa da supervisão de um adulto. Você pode imprimir seu desenho animado favorito ou foto de família. Além disso, é um jogo que, uma vez criado, você poderá montar e desmontar quantas vezes quiser.

O que você precisa: uma fotografia ou desenho de tamanho normal, papelão grosso, cola, estilete, lápis.

Ele testa: o pensamento lógico, habilidades motoras e a capacidade de resolver problemas.

Como fazer: corte um retângulo de papelão, que deve ter o mesmo tamanho da foto ou desenho. No papelão, você deve desenhar a forma das peças. Não precisa ser da maneira convencional (use sua imaginação). Quando tiver todas as peças desenhadas, você deve cortá-las pelo verso do papelão com o estilete. Em seguida, coloque as peças cortadas na parte de trás da foto, desenhe o contorno e continue cortando. Por fim, cole cada pedaço da foto na folha de papelão correspondente.

Não se esqueça de remover as bolhas de ar com um pano seco. E pronto!.

Jogo da forca

Sim, o nome é bastante fatalista, mas, na verdade, é um jogo de adivinhação, que você pode jogar com crianças e adultos. São necessários dois ou mais jogadores.

O que você precisa: papel e lápis

Ele testa: sua capacidade de adivinhar palavras, frases ou sentenças.

Como jogar: um dos jogadores pensa em uma palavra, nome de filme, frase, e coloca tantos traços no papel quanto o número de letras que a palavra tem para adivinhar. O outro tenta adivinhar através de letras. Se o jogador (adivinhador) acertar a letra que sugere, o outro jogador a completa na folha. Mas se o jogador (adivinhador) não acertar uma letra, o outro jogador deve desenhar um elemento da figura do enforcado. Vence quem completar a frase ou quem completar a figura do enforcado.

Jenga

É um clássico que nunca perde seu atrativo. Então, tire o pó do seu jenga e convoque sua família para a mesa. Para jogar, são necessárias duas pessoas ou mais.

Teste: suas habilidades físicas e mentais.

Como jogar: você deve remover os blocos de uma torre (54 peças e 18 níveis) em turnos e colocá-los na parte superior. A dinâmica é repetir essa ação, até a torre cair. Quem ganha? O jogador que fez o movimento anterior, que causou a queda da torre. Claro, lembre-se de que a primeira peça tocada é a que é removida.

Monopólio

É um dos jogos de mesa mais populares. Além disso, é fácil de jogar. Basicamente, trata-se de comprar e vender propriedades em um tabuleiro. Quem ganha? O que ficar com todas as propriedades do jogo.

Ele testa: sua capacidade de negociação e pensamento estratégico.

Outros jogos de mesa caseiros

- Ludo

- Dominó

- Damas

- Cartas

Faça o download gratuito dessas receitas de Snacks criativos para fazer em casa

Qual é o seu jogo de mesa caseiro favorito? Você já reparou que, quando nos encontramos com nossas pessoas favoritas, geralmente nos sentamos à mesa? A mesa também é aquele momento que nos une em família. Talvez seja por isso que os jogos de mesa caseiros nunca saíram de moda.