Já sabe o que é Matte painting? Descubra e crie mundos imaginários

Última actualización 04 de Septiembre del 2020

user

Juliane Angeles

Já sabe o que é Matte painting? Descubra e crie mundos imaginários Já sabe o que é Matte painting? Descubra e crie mundos imaginários

O Matte painting está mais presente em sua vida do que você pensa, especialmente se você gosta de ficção científica ou filmes de fantasia. Se você viu um filme ou série em um desses gêneros recentemente, provavelmente já se deparou com cenários incríveis ou ambientações apocalípticas, certo? Bem, deixe-nos dizer que o que você viu é chamado de Matte painting.

E o que exatamente é Matte painting? Vamos desenvolvê-lo mais tarde, mas deixamos uma prévia: é uma técnica que permite criar mundos imaginários que parecem reais.

Você gostaria de criar mundos fantásticos como os de O Senhor dos Anéis ou Guerra nas Estrelas? Se, além disso, você conhece as ferramentas do Adobe Photoshop e presta muita atenção aos detalhes, a técnica de Matte painting está esperando por você.

Além disso, o Matte painting também é aplicado à publicidade. ¿Recuerdas algún afiche publicitario que te haya impactado por sus luces, efectos o textura? Lo más seguro es que lo haya realizado un artista de Matte painting. 

En esta nota conocerás qué es Matte painting y para qué sirve, así como los principios básicos de composición. También veremos algunos ejemplos de Matte painting y qué habilidades son necesarias para convertirte en un artista Matte painting.

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

Índice

 

  1. O que é Matte painting?

  2. História do Matte painting

  3. Princípios básicos de composição para o Matte painting

  4. De quais habilidades um artista de Matte painting precisa?

  5. Exemplos de Matte painting

 

1. O que é Matte painting?

É uma técnica de efeitos especiais que permite criar qualquer tipo de cenário digital. Em outras palavras, o Matte painting possibilita a construção de mundos imaginários que parecem reais. Graças a esta técnica, podemos recriar uma cidade medieval ou uma época passada. Não há limites.

Para o nosso professor Sérgio Pastor, do curso Fotomontagem e Retoque Matte Painting, se define así:

“O Matte painting é uma técnica que faz parte dos efeitos especiais, é usada no cinema e na televisão para recriar digitalmente cenários em ambientes que seriam muito caros ou diretamente impossíveis de filmar”.

Sergio Pastor

Sergio Pastor, Foto: Crehana

Por exemplo, o que seria mais fácil? Criar digitalmente a Terceira Era do Sol da Terra Média, o lugar fictício onde a história de O Senhor dos Anéis se passa, ou recriar um cenário físico com paisagens fantásticas e gravar o filme? Claramente o primeiro. Daí a importância do Matte painting (imagine quanto tempo levaria para construir os cenários físicos dos três filmes!).

Este é o projeto de pintura Mate do curso de Sérgio Pastor.

Matte Painting Sergio Pastor

Imágenes: Sergio Pastor

2. História do Matte painting

Agora vamos falar sobre as origens do Matte painting ou Matte painting digital. Antigamente, essa técnica era conhecida como "técnica de pintura sobre vidro" e consistia em pintar um fundo realista sobre uma lâmina de vidro.

Em seguida, esse cristal era transferido para o set de filmagem para ser colocado na frente de uma câmera e ajustado com elementos reais. Assim se produzia um efeito óptico, onde os atores pareciam estar dentro da pintura. Finalmente, a tomada era enquadrada e a cena gravada.

Claro que, para obter um resultado mais verdadeiro, a pintura tinha que ser a mais realista possível.

matte painting tradicional

Fonte: "Matte Painting: escenarios imposibles", de Ana Monteagudo Lázaro

O primeiro Matte painting do cinema foi feita em 1907 por Norman O. Dawn, um dos primeiros cineastas americanos, que também era pintor. Dawn utilizou a técnica de Matte painting no filme Missions of California, para reconstruir alguns edifícios. Para conseguir isto, ele pintou várias seções dos edifícios em vidro e os alinhou com as partes dos edifícios reais.

historia del matte painting

Fonte: "Matte Painting: escenarios imposibles", de Ana Monteagudo Lázaro

O Matte painting também foi usado com miniaturas ou modelos, que eram colocados entre o fundo e a lâmina de vidro.

Hoje, o Matte painting usa softwares de design como o Photoshop para criar cenários ou recriar épocas, que na vida real seriam quase impossíveis de capturar ou levariam muito dinheiro e tempo para construir. Na verdade, este último não mudou, já que o Matte painting tradicionalmente servia para reduzir os orçamentos das produções cinematográficas.

O Matte painting que se faz hoje: aqui está um exemplo de uma cena da série Game of Thrones, do artista alemão Sven Sauer.

Matte painting Game of Thrones

Matte painting en Game of Thrones

Imágenes: Sven Sauer

Mas o Matte painting não é usado somente no cinema. Hoje, seu uso se espalhou para publicidade, pôsteres, capas de livros, etc.

Matte Painting para Publicidad

Imágenes: Andrés Moreno

 

Baixe gratuitamente este set de brushes de Natureza, de Sergio Pastor

Brushes de Naturaleza de Sergio Pastor

 

3. Princípios básicos de composição para Matte painting

Antes de conhecer os fundamentos da composição para o Matte painting, vamos revisar a definição de composição. "Composição" é a forma como os elementos são dispostos em uma cena, fotografia ou pintura.

“é a forma de ordenar e organizar diferentes elementos dentro de uma composição visual. Deve ser feito com um objetivo claro, pois é uma poderosa ferramenta de leitura visual e simbolismo. É tão importante que não podemos esquecer de compor — se você não usar a composição a seu favor, é provável que jogue contra você mais tarde”.

Agora, vamos examinar os princípios básicos de composição do Matte painting. Em seu curso, Sergio Pastor mencona os seguintes:

  • Luz: observe como a luz age ao seu redor (na vida real), não em outros Matte paintings. Essa prática, por mais comum que possa parecer, ajudará você a obter maior realismo em suas Matte paintings. A este respeito, Pastor diz o seguinte:

"Um princípio básico a ter em conta é a luz, aconselho que observem constantemente como a luz incide nos diferentes elementos do nosso ambiente ao longo do dia."

  • Cor: é importante que as cores do seu Matte painting estejam em harmonia, em correspondência.
  • Proporções e perspectivas: para isso, Pastor aconselha observar fotografias, não fotomontagens. Ao identificar as proporções, perspectivas e planos dessas imagens, você obterá composições mais confiáveis. Faça disso uma prática diária.
  • O enfoque: cuide para que todos os elementos do seu trabalho estejam de acordo com o foco da cena.
  • O contexto: se a sua cena se passa em uma determinada época, os elementos devem pertencer a essa época. Isso é conhecido como contexto de tempo. Por outro lado, se sua cena está localizada, por exemplo, em Veneza, Itália, os elementos que você inclui devem estar relacionados a esse lugar (contexto de lugar).

 

Procurando pincéis de aquarela para Photoshop? Baixe-os grátis

Pinceles de acuarela para Photoshop

 

4. Quais são as habilidades de um artista de Matte painting?

 

  • Amplo conhecimento em técnicas de Matte painting e domínio de cor.

  • Dominar a compreensão da perspectiva e das proporções.

  • Gerenciar a técnica de composição visual.

  • Conhecimento de iluminação, tons e cores em profundidade.

  • Conhecer uma variedade de pacotes de software diferentes, como Adobe Photoshop, Maya e ZBrush.

 

5. Exemplos de  Matte painting

Observe o antes e depois destas cenas. Isso é o que o Matte painting pode fazer.

 

Uma rua tranquila e pouco movimentada pode se transformar em uma cenário devastado e desolado.

 

 

Estes são alguns dos filmes e séries mais icônicos que usaram a técnica de Matte painting.

Star Wars

 

O Senhor dos Anéis

 

O Hobbit

 

Game of Thrones

 

Cidadão Kane

 

Que mundos ou cenas você gostaria de criar com a técnica de Matte painting? Além do curso de Sergio Pastor, achamos que você pode se interessar pelo curso Criar um Matte painting Profissional no Photoshop e Lightroom. Você aprenderá a manipular imagens com um resultado visualmente incrível.

Recomendados para ti