7 lições que este doido 2020 deixou para os empreendedores

Última actualización 10 de Octubre del 2020

user

Juliane Angeles

7 lições que este doido 2020 deixou para os empreendedores 7 lições que este doido 2020 deixou para os empreendedores

Há um ano atrás, ninguém teria imaginado o que iríamos enfrentar. Apesar disso, alguns empresários estavam preparados para o incerto. Alguns resistiram à mudança ou não souberam se adaptar. Outros optaram por um plano B para continuar operando on-line.

Quase dois meses antes de terminar 2020, é necessário reconhecer que esta crise deixou várias lições para todos nós, principalmente para os empreendedores.

Embora este artigo esteja focado nos aprendizados que este ano deixou aos empreendedores, acreditamos que são lições que podem ser úteis para quem tem interesse em saber enfrentar uma situação inesperada.

 

Acesse todos os nossos cursos com uma Assinatura Premium

 

1. Estar preparado para o inesperado

Se há uma lição que aprendemos até agora em 2020, é que um evento substancial pode ocorrer a qualquer momento — como a Covid-19 — e mudar tudo. Portanto, um espírito empreendedor deve estar preparado para o incerto. O que significa estar preparado(a)? Tenha um plano de respaldo: o famoso plano B, e até mesmo um plano C.

Esta pandemia mostrou que, se uma empresa deseja sobreviver ao inesperado, deve fazer o seguin

  • preparar um protocolo de emergência que possa ser executado.
  • virar o leme — aceitar o desafio de se reinventar;

 

Só então, será capaz de lutar.

Nesse sentido, os empreendedores devem ter claro que ter um plano B deixou de ser uma tarefa opcional para se tornar uma necessidade para o futuro.

Fortaleça suas habilidades pessoais com este guia gratuito

 

2. Ser flexível e aprender a se adaptar

Apenas mentes abertas e flexíveis foram capazes de repensar seus empreendimentos e ver a mudança como uma oportunidade, mas não como um retrocesso ou fraqueza. Esta lição que 2020 deixou para a cultura empreendedora pode ser resumida em dois pontos:

  • não há nada absoluto;
  • tudo deve ser constantemente testado e avaliado.

 

Como empresário ou empresária, você deve saber que, em uma crise, nem sempre será capaz de fazer negócios como normalmente faz. Aferrar-se à maneira como você sempre fez as coisas tem apenas dois caminhos: a estagnação ou o desaparecimento.

Este 2020 também nos mostrou a importância da melhoria contínua dos negócios, ou seja, de estabelecer uma cultura de mudança que lhes permita identificar as áreas que precisam melhorar regularmente.

Por isso, os empresários que não estão acostumados a mudanças dificilmente conseguirão superar uma crise, onde a sobrevivência do negócio depende das mudanças e ajustes que são aplicados.

Como se adaptar à mudança?

  • Compreendendo que o medo da mudança é natural.
  • Por meio da aceitação: reconhecer que a mudança é necessária se quisermos continuar no negócio.
  • Adquirindo uma cultura de skilling contínuo. A adaptação à mudança é uma habilidade que pode ser aprendida por meio do treinamento.

 

Baixe grátis este pacote de currículos

 

3. As pessoas são importantes e a empatia é poderosa

2020 será lembrado como um dos anos mais incertos do mundo. Ninguém escapou de episódios de angústia ou estresse. Os empreendedores souberam reconhecer as próprias emoções em suas equipes e clientes, e muitos deles aprenderam que praticar a empatia não é questão de um dia.

  • Eles comprovaram que se colocar no lugar de outra pessoa e fazer algo positivo para ajudá-la é realmente poderoso
  • Eles aprenderam que trabalhar remotamente não é um impedimento para serem humanos, compassivos e construir relacionamentos reais.
  • Eles entenderam que os membros da equipe devem se sentir valorizados e apoiados.
  • Eles se lembraram que, em tempos difíceis, somos todos humanos, e que como nos tratamos é importante.

Desde a realizar reuniões virtuais para promover os relacionamentos interpessoais, até a flexibilização de horários. Este aprendizado que 2020 nos deixou poderia ser assim resumido: cuide da sua equipe hoje, para continuar trabalhando amanhã.

Aprendizajes de 2020 a emprendedores

Foto: Unsplash

 

4. As equipes remotas merecem mais confiança

Antes da crise santária, a grande maioria dos empreendedores via o trabalho remoto com grande desconfiança. Depois que o vírus se espalhou para mais cidades ao redor do mundo, trabalhar remotamente acabou sendo a única forma permitida para prevenir novas infecções. Tornou-se obrigatório.

Apesar disso, a desconfiança era latente. Qual era a grande preocupação de alguns empreendedores? Que a transição para o trabalho remoto afetasse significativamente a produtividade. No entanto, vários meses depois, foi demonstrado que trabalhar remotamente não é menos produtivo do que trabalhar pessoalmente.

As equipes entenderam que estão no mesmo barco. Enquanto os empreendedores deixaram o preconceito, embora tenham demorado algum tempo para implementar os processos remotamente, agora parecem encorajados pelos resultados obtidos. A produtividade aumentou.

A lição: confie na sua equipe, independentemente de trabalhar presencial ou remotamente.

Aprendizajes de 2020 a emprendedores

Foto: Unsplash

5. A presença digital é importante

Quando as atividades presenciais foram suspensas por conta do vírus e os serviços de entrega foram gradativamente autorizados, as primeiras empresas que puderam operar foram aquelas com presença digital. As compras de produtos e serviços só podiam ser feitas on-line.

Surgiram novos hábitos de compra on-line, mas também surgiram problemas de e-commerce como falta de estoque, tempos de espera muito longos, altos custos de entrega, falta de comunicação da marca, falhas em páginas da web ou aplicativos durante o processo. compra, etc. E como resultado de tudo isso, clientes decepcionados ou enfurecidos com as marcas.

Ter presença digital é importante, mas não basta apenas "estar", mas, sim, aplicar as estratégias adequadas para atender às expectativas dos seus clientes, atingir os seus objetivos de vendas e manter uma boa reputação. Leva tempo para se preparar.

A lição para os empreendedores é que eles não devem esperar que eventos infelizes ou grandes aconteçam antes de dar o salto para o digital.

6. Continue aprendendo com aulas on-line

Por mais estranho que possa parecer, às vezes há oportunidades no meio de uma crise. Um deles foi a educação on-line.

Se há algo que este 2020 ensinou aos empreendedores, é não parar de treinar e continuar treinando com aulas on-line. Ao contrário do que se acreditava, a pandemia não foi um impedimento para a educação continuada.

Nesse sentido, as plataformas de educação on-line foram capazes de fornecer os recursos necessários para uma formação acessível, flexível e de qualidade.

A tecnologia tornou possível estudar em casa e a educação não parou.

7. A comunicação deve ser clara e adaptada ao contexto

Este 2020 também nos lembrou que a comunicação clara, direta e empática facilita o trabalho e os relacionamentos interpessoais através de uma tela.

Além disso, uma comunicação frequente torna o trabalho remoto o mais fluido possível.

Quando há muita incerteza, a comunicação é uma das chaves para a compreensão do outro. Os empreendedores conscientes das dificuldades e desafios da sua equipe e dos seus clientes são os que mais beneficiarão em tempos de crise.

Como fazer isso? Agregando valor pessoal e profissional, com perguntas simples como “em que posso ajudar?” ou “com quem posso entrar em contato com você?”.

Além disso, é importante modificar e adaptar o tom de comunicação e as mensagens da marca.

Em suma, a comunicação é essencial, tanto para trabalhar no dia a dia quanto para criar o tipo de trabalho que queremos.

Foto: Unsplash

Que outra lição este 2020 deixou para você? Temos certeza que, depois desta difícil experiência, muitos empreendedores entenderam que nada está escrito na pedra, mas sempre, sempre pode estar preparado para o futuro.

Recomendados para ti