Home Blog/ Brasil/
Brasil
Você sabe o que pode fazer com o Adobe Illustrator? Notas para iniciantesVocê sabe o que pode fazer com o Adobe Illustrator? Notas para iniciantes

Você sabe o que pode fazer com o Adobe Illustrator? Notas para iniciantes

Juliane Angeles - 02 Sep 20

Articulo

7 min.

Se você é um fã de ilustração, provavelmente sabe como usar o Illustrator, um editor de gráficos vetoriais que usa uma prancheta ou “mesa de trabalho” para a criação artística de desenho e pintura para ilustração.

Mas se não é assim e você está pensando há um tempo em um personagem ou objeto incrível que adoraria criar e não para de girar na sua cabeça, nós entendemos perfeitamente. Queremos que você tenha a satisfação de trazê-lo à vida e passá-lo da ideia para o papel e, daí, para o mundo digital. Portanto, neste artigo dizemos a você o que pode ser feito no Illustrator, o que é um vetor, quais têm características do Illustrator, etc.

Você está ansioso(a) para aprender mais? Vamos começar!

Estes são os cursos de ilustração digital que temos para você

 

Índice

  1. Características do Adobe Illustrator
  2. Conheça as ferramentas do Illustrator
  3. Crie personagens no Illustrator
  4. Salve ações para tornar seu trabalho mais produtivo
  5. Crie texturas no Illustrator
  6. Uso de vetores ou como vetorizar uma imagem
  7. Altere o tamanho da sua prancheta
  8. Desenhe logotipos no Illustrator

 

1. Características do Adobe Illustrator

Vamos conhecer os motivos pelos quais o Illustrator é um dos programas favoritos de artistas e ilustradores digitais.

  • É um software de desenho vetorial.

  • Redimensione imagens sem que elas percam nitidez ou qualidade.

  • Possui ferramentas de desenho para criar logotipos, ícones e gráficos.

  • Cria desenhos à mão livre. Ele também permite copiar.

  • Possui as melhores ferramentas de texto.

  • Dispõe de espaço para desenhar em escala e criar projetos de grande formato.

  • As alterações são processadas em tempo real.

  • Copia e cola pranchetas.

 

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa


2. Conheça as ferramentas do Illustrator

Antes de iniciar seu primeiro projeto no Illustrator, você precisa conhecer suas principais ferramentas, que permitirão fazer seus próximos personagens, logotipos ou ilustrações.

As ferramentas do Illustrator são divididas em seis categorias: Selecionar, Desenhar, Digitar, Pintar, Modificar e Navegar. E, no total, adicionam 86 ferramentas. São personalizáveis, ou seja, podem ser adicionadas, removidas ou reorganizadas.

herramientas de Illustrator

Fonte: helpx.adobe.com

Ferramenta de seleção

É uma das ferramentas do Illustrator mais usadas. Como o próprio nome indica, é usada para selecionar objetos inteiros. Também nos permite adicionar ou remover objetos. Para fazer isso, você deve manter pressionada a tecla Shift e clicar ou arrastar para incluir os objetos.

Herramienta Selección Illustrator

Ferramenta de seleção direta

Se você deseja alterar a forma ou editar um traçado, a ferramenta Seleção direta é a adequada. Com ela você pode selecionar os pontos de ancoragem de um caminho, os segmentos ou uma combinação de um e outro.

herramienta selección directa

Varinha mágica

É uma das ferramentas mais úteis do Illustrator. A razão? Graças a ela, é possível selecionar todos os objetos que possuem os mesmos atributos de preenchimento, ou seja, as mesmas qualidades. Por exemplo: cor, opacidade, padrões, espessura da linha, etc.

Herramienta Varita mágica

Além disso, é personalizável. Isso significa que você pode modificá-la para selecionar objetos com outros atributos.

Ferramenta de mesa de trabalho

Quando seu projeto for concluído, você precisará criar uma prancheta, para impressão ou exportação. Mas o que é uma mesa de trabalho? Uma representação de uma área imprimível ou exportável, que permite criar elementos autônomos, PDFs de várias páginas, páginas impressas de vários tamanhos, etc. Quantas mesas de trabalho posso ter por documento? De 1 a 1000.

Herramienta Mesa de trabajo Illustrator

Ferramenta caneta

Entre as ferramentas mais utilizadas do Illustrator está a ferramenta Pen, que permite criar objetos a partir de linhas retas e curvas. Seu traçado mais simples é a linha reta, que é criada fazendo-se dois pontos com a ferramenta. Para criar um segmento, você precisa continuar clicando para criar pontos de ancoragem, até que o traçado esteja completo.

Herramienta Pluma Illustrator

Baixe este manual gratuito Ferramentas para seu(sua) Ilustrador(a) Interior

https://www.crehana.com/recursos/herramientas/handbook-herramientas-para-tu-ilustrador-interior/

 

Ferramenta adicionar ponto de âncora

Se você deseja aprimorar um traçado aberto, adicione pontos de ancoragem ao caminho com a ferramenta Adicionar ponto de ancoragem. Use-a apenas se necessário; caso contrário, pode tornar seu layout complexo. Além disso, o Adobe Illustrator nos lembra que um traçado com menos pontos é mais fácil de editar, exibir e imprimir.

Herramienta Añadir punto de ancla Illustrator

Ferramenta lápis

É muito útil criar esboços ou obter uma aparência de desenho à mão. A ferramenta Lápis desenha linhas abertas e fechadas à mão livre, imitando um lápis no papel. Ela também permite que você modifique um traçado.

Herramienta lápiz Illustrator

Ferramentas de texto

Existem seis ferramentas de texto no Illustrator. Com eles você poderá criar, inserir e modificar textos, bem como converter traçados fechados em contêineres de texto, converter traçados em caminhos de texto, criar textos e contêineres de texto verticais, etc.

Herramientas de Texto Illustrator

Ferramenta Pincel

Uma das ferramentas mais importantes do Illustrator. A ferramenta Pincel desenha linhas caligráficas e à mão livre. É usado para estilizar a aparência das linhas e obter diferentes efeitos. Estes são os pincéis disponíveis que você irá encontrar: de arte, de motivo, de dispersão, de cerdas e caligráficos.

Herramienta Pincel Illustrator

Ferramenta conta-gotas

Copie atributos de aparência de um objeto para outro. Esses atributos podem ser cor, texto, caractere, parágrafo, preenchimento, traço e efeitos. Se desejar modificar certos atributos, você pode usar a caixa de diálogo Conta-gotas para personalizar a ferramenta.

Herramienta Cuentagotas Illustrator

Ferramenta de distorção de posição livre

Permite moldar objetos com o movimento do cursor. Para usar esta ferramenta, você deve adicionar locais à sua ilustração, desta forma você pode mover ou girar os locais e dar uma postura mais dinâmica ao seu personagem ou ilustração

Fonte: helpx.adobe.com

Para ver como essa ferramenta funciona passo a passo, convidamos você a revisar nosso tutorial Aprenda a usar o Puppet Warp no Illustrator..

Ferramentas de zoom e rolagem

Essas são as ferramentas Mão, Segmentação de impressão e Zoom. A primeira move a prancheta, a segunda controla onde o trabalho artístico aparece na página impressa e a terceira aumenta e diminui o zoom da janela do trabalho artístico.

Herramientas de Zoom y desplazamiento

 

Use a composição a seu favor, baixe este manual grátis

cómo componer una ilustración

 

3. Crie personagens no Illustrator

Primeiro, importe seu desenho e abra-o no illustrator (apenas arraste o arquivo e solte-o no AI, ele abrirá uma prancheta).

Agora prepare seu espaço de trabalho e dimensione-o corretamente para corresponder ao tamanho do seu esboço. Você também pode recortar a imagem do arquivo, se necessário, usando o botão "recortar" na parte superior da área de trabalho. Defina a opacidade da camada para cerca de 25%. Crie uma nova camada e dê a ela um nome descritivo.

Em sua nova camada, usando um traço preto não preenchido, comece a desenhar uma linha limpa com a ferramenta caneta. Use sua primeira camada de esboço fechada para referência. A ferramenta de curvatura pode ser de grande ajuda aqui.

Então, com uma linha mais fina, use a caneta novamente para desenhar linhas secundárias para que você possa definir áreas sombreadas (lembre-se de escolher uma fonte de luz e permanecer fiel a ela)

Para adicionar cor ao personagem, selecione tudo e ative Live Paint (comando-opção-k), preencha cada espaço com a cor, uma vez que seu personagem tem suas cores completas, expanda a função Live Paint (Objeto-Live Paint-expandir).

Por fim, exclua a camada de esboço para reduzir o tamanho do arquivo. Em seguida, você pode remover as linhas mais finas delineando a área de sombra (selecione largura do mesmo traço) e, em seguida, apagar) e adicione brilho e cores de fundo.

 

4. Salve ações para tornar seu trabalho mais produtivo

Quando se trata de fazer desenhos, pode haver uma série de tarefas que se repetem indefinidamente. Você já se perguntou se existe uma maneira de automatizar essas ações para que aconteçam apenas com o pressionar de uma tecla? Na verdade, é possível.

Suponha que você queira desenhar um objeto que seja perfeitamente simétrico de ambos os lados. Em seguida, você teria que fazer uma série de etapas, mas e se essa ação for repetida continuamente? Aí vem a dica: janela-ações-nova pasta lá você pode nomear sua nova pasta como "Minhas ações", para citar um exemplo. Em seguida, você nomeia sua nova ação: Refletir à direita e selecione com qual tecla ela será executada — pode ser F2. Selecione Ctrl+C para copiar, Ctrl+F para colar na frente. Finalmente, no menu no lado superior direito com Transform, selecione Flip horizontal e como última etapa pressione o botão para interromper as ações.

O que foi dito acima é apenas um exemplo, mas você pode fazer o mesmo com tarefas mais simples ou mais complexas, dependendo de quais ações você usa mais.

5. Crie texturas no Illustrator

Existem diferentes formas de criar texturas, algumas delas são através do efeito granulado, através de um pincel pontilhado customizado e, por fim, há a opção de criar amostras de padrões. A primeira coisa que você precisa fazer é colocar o objeto em sua área de trabalho ao qual você adicionará textura. Em seguida, abra o painel de amostras e, no menu Bibliotecas de amostras, navegue até Padrões-Gráficos básicos-texturas gráficas básicas. E aí você seleciona aquela de sua preferência, por exemplo Ripple.

Agora, ajuste a visibilidade da textura definindo o modo de fusão para sobreposição e diminuindo sua opacidade para 60%. Se o fundo do seu objeto for escuro, isso pode dar um resultado interessante.

Você também pode conferir nosso tutorial  Aprenda a aplicar texturas no Illustrator.

6. Uso de vetores ou como vetorizar uma imagem

Em primeiro lugar, vamos definir o que é um vetor. Um vetor é um objeto geométrico independente — pode ser um ponto, uma linha ou uma curva. Assim, vários vetores constituem uma imagem vetorial. A principal característica dos vetores é que eles são escaláveis, ou seja, podem aumentar seus tamanhos sem perder sua resolução ou qualidade.

Por outro lado, vetorizar é a ação de converter uma imagem de pixels em vetores, para o que se utilizam traços e leva-se em consideração os detalhes a serem destacados de acordo com uma finalidade específica. Quando esta técnica é utilizada, os desenhos alcançam alta qualidade e os contornos ficam perfeitamente definidos. Como vetorizar uma imagem? Para conseguir isso, aqui estão algumas etapas:

Para começar, crie uma mesa de trabalho com as medidas específicas que deseja, insira a imagem, conforme mencionado acima. Agora, selecione a ferramenta caneta (não se esqueça de ampliar a imagem para observar melhor os detalhes)

Desenhe um ponto inicial e contorne a imagem esticando a linha reta até outro ponto.

É importante que você saiba que os vetores no Illustrator são criados de forma reta. Para colocar uma curva é necessário colocar um novo ponto, mantê-lo pressionado e movê-lo até obter a forma desejada.

Para dar um contorno melhor às curvas, use a opção "suavizar" encontrada na seção do painel de lápis da barra de ferramentas. Então, se você quiser adicionar uma das cores da imagem original, use a ferramenta conta-gotas. Selecione o vetor e vá ao painel de cores para escolher a de sua preferência.

Conclua a vetorização com um ponto da ferramenta caneta no mesmo lugar onde você iniciou a vetorização. Finalmente, salve a imagem vetorizada exportando as alterações: Arquivo-exportar-exportar como.

Se preferir, você também pode ver nosso tutorial Como vetorizar um logo no Illustrator.

7. Altere o tamanho da sua prancheta

Como redimensionar a prancheta no Illustrator? Existem duas maneiras. Selecione a prancheta que deseja editar no painel Pranchetas (no lado direito da tela), coloque o ponteiro em uma borda até que o cursor mude para uma seta de duas pontas e, por fim, arraste-o para redimensionar.

Outra opção é ir para o painel Propriedades ou ao painel de controle e especificar os novos valores de Largura e Altura que você deseja dar à sua prancheta.

Você também pode duplicar uma prancheta ou adicionar uma ou mais. Para fazer o primeiro, você deve selecionar a ferramenta Prancheta, selecionar a prancheta que deseja duplicar e clicar no botão Nova prancheta. Ou selecione a ferramenta Prancheta, pressione Alt/Option (Windows ou macOS) e arraste a prancheta que deseja duplicar.

Para adicionar uma prancheta, basta selecionar a opção Nova prancheta no menu suspenso do painel Pranchetas.

Aprenda a criar textos com efeito 3D Blend no Illustrator

3D Blend Text Effect en Adobe Illustrator

 

8. Desenhe logotipos no Illustrator

Um dos usos mais populares do Adobe Illustrator é o design de logotipos. Se você não sabe desenhar um logotipo, nós o(a) convidamos a se inscrever no curso Introdução o Branding: Design de Logotipos. É totalmente gratuito.

Em 11 aulas você aprenderá a preparar, pensar e construir um logotipo desde o zero, e você estará pronto(a) para começar a desenhar seus próprios logotipos.

Quer continuar somando conhecimento sobre o Adobe Illustrator? Não perca os outros cursos gratuitos de Adobe Illustrator que temos disponíveis para você.

 

Bem, agora você sabe para que serve o Illustrator e o que pode fazer com ele. Se você quer se tornar um(a) especialista neste software, comece praticando suas funções e não perca estes cursos para completar seus conhecimentos.