Home Blog/ Brasil/
Brasil
Você sabe o que é CSS e como se relaciona com HTML?Você sabe o que é CSS e como se relaciona com HTML?

Você sabe o que é CSS e como se relaciona com HTML?

Arnold Camus - 14 Oct 20

Articulo

7 min.

A partir da criação da Internet e do desenvolvimento de páginas web, novas linguagens foram surgindo. Estes novos idiomas quebram barreiras geográficas e culturais, alcançando uma universalidade única. Por isso, é cada vez mais importante que todo profissional conheça até alguns termos básicos de linguagens de programação, como HTML e CSS. Dois dos mais importantes para a criação de páginas da web.

Sabemos que pode ser difícil, à primeira vista, entender o que exatamente é HTML ou CSS, o que fazem e como funcionam. É por isso que hoje decidimos nos dar a tarefa de contar a você. Quando terminar de ler este artigo, você entenderá muitas coisas que acontecem no backend de qualquer site.

Índice

O que significa a linguagem de programação HTML?
O que é o HTML na informática?
O que significa CSS?
O que é a linguagem CSS?
O que é DOM?
O que são os tags HTML?
O que são tags CSS?
Diferença entre HTML e CSS
Vantagens e desvantagens da linguagem HTML
Vantagens e desvantagens da linguagem CSS

O que significa a linguagem de programação HTML?

A linguagem de programação HTML foi criada em 1989 por Tim Berners-Lee e é a sigla para Hyper Text Markup Language, que, traduzido diretamente para o português, seria Linguagem de Marcação de Hipertexto.

O texto em hipertexto é o método que permite a navegação pela rede e pelas páginas web, pois permite que, clicando num texto especial denominado hiperlinks, se vá para uma página seguinte. O prefixo hiper refere-se ao fato do movimento não ser linear, pois pode ir a qualquer lugar da Internet com apenas um clique. Por outro lado, o link é a ação de colocar tags HTML no texto usado em um site. Este link atribui um tipo ao texto — por exemplo “será um texto em itálico”.

O que é o HTML na informática?

Assim, o HTML é uma linguagem de programação que permite definir a estrutura do conteúdo de uma página web através da utilização de elementos embalados em tags universalmente compatíveis. O que permite que qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet o visualize. É chamado de linguagem porque tem palavras de código e sintaxe como qualquer outra linguagem. O motores de busca, como Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari ou Microsoft Edge, processam todas as informações em código HTML e nos mostram a versão mais visual. Mas para dar mais "vida" ao texto em HTML surgiram os estilos da linguagem CSS

Encontre aqui um curso introdutório para desenvolver uma página web com CSS e HTML

O que significa CSS?

CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, que traduzido para o português é Folhas de Estilo em Cascata. Refere-se à linguagem que lhe dá um certo estilo e complementa a linguagem HTML. Usando nosso exemplo anterior: "nosso texto não estará apenas em itálico, mas também em fonte Arial e tamanho 15". O termo cascata ocorre porque eles são aplicados de cima para baixo seguindo um padrão que é chamado de herança. Em caso de ambiguidade, uma série de regras como as mencionadas acima são usadas.

O que é a linguagem CSS?

Portanto, a linguagem CSS é o que descreve como nossos elementos HTML serão exibidos na tela de um computador, telefone celular ou outro dispositivo multimídia. As folhas de estilo CSS são muito úteis e economizam muito trabalho ao programar um site, uma vez que podem controlar a aparência de várias páginas no site ao mesmo tempo. Então, através do CSS, você poderá determinar o desenho, cor, fonte, entre outras características do seu texto.

O CSS é normalmente trabalhado com uma separação entre apresentação e conteúdo. Desta forma, os dados HTML incluirão apenas informações e dados que se referem ao significado da informação a ser transmitida. Este processo é realizado em duas fases:

  1. O navegador converte HTML e CSS em um DOM (Model Document Object, ou Objeto Documento Modelo). Este DOM funciona como um documento para a memória do computador, de maneira que você pode combinar o conteúdo do documento em texto com sua folha de estilo.
  2. O navegador exibe o conteúdo do DOM ao usuário.

Você quer aprender a usar CSS e HTML como um(a) especialista?

O que é DOM?

DOM é a sigla para Document Object Model, que em português significa literalmente Objeto Documento Modelo. Na linguagem de programação, todas as páginas da web em HTML são chamadas de documentos. O modelo de objeto de documento representa cada uma dessas páginas da web em uma estrutura semelhante a uma árvore para facilitar o acesso e o gerenciamento dos itens. Em geral, o DOM é essencialmente uma tentativa de converter a estrutura e o conteúdo do documento HTML em um modelo de objetos que pode ser usado por vários programas.

A estrutura de objetos do DOM é representada pelo que se chama uma "árvore de nós". É assim chamado porque você pode pensar em uma árvore com um único caule pai ramificando-se em vários galhos secundários, cada um dos quais pode ter folhas. Nesse caso, o "tronco" principal é o elemento raiz <html>, os "ramos" secundários são os elementos aninhados e as "folhas" são o conteúdo dentro dos elementos.

Nodos DOM

O que são os tags HTML?

As tags na linguagem de programação HTML são fragmentos de código que facilitam a criação de elementos HTML para criar uma página da web. Estes são, então, processados pelos navegadores, como já explicamos.

O formato em que essas tags são escritas está entre colchetes angulares <>. Cada elemento HTML possui uma marca inicial, por exemplo <tag>, e termina com uma marca de fechamento que possui uma barra inicial, por exemplo </tag>.

Portanto, os elementos HTML têm duas propriedades básicas. Um são os Atributos, que estão na tag inicial e, em seguida, há o Conteúdo, que compreende o texto dentro de duas tags.

Exemplo de tags HTML

<html>

  <head>

    <title> TÍTULO DA PÁGINA </title>

  </head>

  <body>

    <h1> Cabeçalho exibido ao usuário </h1>

    <p> A tag p é usada para criar um parágrafo. A tag p é usada para criar um parágrafo. A tag p é usada para criar um parágrafo. A tag p é usada para criar um parágrafo. A tag p é usada para criar um parágrafo.</p>

    <p> É reescrito para separar um parágrafo do outro. Ele é reescrito para separar um parágrafo do outro. Ele é reescrito para separar um parágrafo do outro. É reescrito para separar um parágrafo do outro.</p>

  </body>

</html>

O que são as tags CSS?

A linguagem CSS não funciona especificamente por meio de tags, mas por meio de seletores. No entanto, existem três maneiras em que uma Folhas de Estilo em Cascata pode ser incluída em uma página da web:

1. Inline Styles ou Estilos de Linha: que são aplicados a uma tag HTML na qual o atributo style = "?" É adicionado na tag de início.

Por exemplo: <p style = "color: green;"> Texto em verde </p>

2. Tag <style>: dentro da linguagem HTML você pode usar a tag de estilo (<style>), que é adicionada no cabeçalho da página e se aplica a todo o conteúdo dentro dela. Por exemplo, se quisermos definir o estilo dos textos h1, faremos algo assim:

<head>

<style type = "text / css">

 h1 {

   color: red;

 }

</style>

</head>

3. Folha de estilo externa: este método é criar separadamente um documento escrito em linguagem CSS e vinculado ao código HTML. Costumam ter uma extensão de arquivo .css. Eles geralmente são chamados de style.css. Têm uma estrutura em cascata e são compostos dos seguintes elementos: 

Estructura CSS

Seletor: é o elemento HTML com o qual a regra de estilo começa e que queremos modificar.

Declaração: especifica qual das propriedades do elemento queremos estilizar.

Propriedade: que característica queremos alterar em nosso elemento HTML como cor, fonte, opacidade, entre outras.

Valor de propriedade: como ou em que quantidade vamos aplicar a alteração da propriedade.

Diferença entre HTML e CSS

A grande diferença entre as linguagens de programação HTML e CSS são suas funções. Na verdade, ambas as línguas não competem entre si, mas se complementam. Por um lado, o HTML nos permite construir a estrutura da web por meio da marcação de hipertextos. Enquanto a linguagem CSS nos permite gerar estilos e alterar as propriedades de nossos elementos HTML.

Vantagens e desvantagens da linguagem HTML

Vantagens

  • Fácil de usar.
  • Sintaxe livre (embora se for muito flexível não atenderá aos padrões).
  • É muito fácil de escrever.
  • É fácil de codificar.
  • Também permite o uso de modelos, o que torna mais fácil o design de uma página da web.
  • Muito útil para iniciantes na área de web design.
  • Compatível com quase todos os navegadores, ou mesmo com todos os navegadores.
  • Amplamente utilizado; estabelecido em quase todos os sites, senão em todos os sites.
  • Muito semelhante à sintaxe XML, que é cada vez mais usada para armazenamento de dados.
  • Grátis: não há necessidade de comprar nenhum software.
  • Fácil de aprender e codificar, mesmo para programadores novatos.

Desventajas

  • Não pode produzir saída dinâmica por si só, pois é uma linguagem estática.
  • Às vezes, a estruturação de documentos HTML torna difícil compreender.
  • Erros podem custar caro.
  • O tempo que se leva para escolher o esquema de cores de uma página e criar listas, tabelas e
  • formas.
  • Pode criar apenas páginas estáticas e não processadas. Portanto, se precisarmos de páginas dinâmicas, o HTML não é útil.
  • É preciso escrever muito código para fazer uma página da web simples.
  • Você deve acompanhar a tags desatualizadas e certificar-se de não usá-las. Tags obsoletas aparecem porque outra linguagem que funciona com HTML substituiu o trabalho original da tag; portanto, é necessário aprender a outra linguagem (na maioria das vezes, é CSS)
  • As funções de segurança que o HTML oferece são limitados.

Vantagens e desvantagens da linguagem CSS

Vantagens

  • Unifica tudo o que é relacionado ao design visual em um único documento.
  • As modificações podem ser feitas em um só lugar, sem recorrer a arquivos HTML separados.
  • Os estilos têm menos probabilidade de serem duplicados em lugares diferentes, tornando mais fácil organizar e fazer alterações. A isto devemos acrescentar que a informação a ser transmitida é consideravelmente menor e, portanto, as páginas também são baixadas mais rápido.
  • A criação de versões para outros dispositivos — tablets ou smartphones — é simplificada.

Desvantagens

Compatibilidade com alguns motores de busca.

 Você já sabe um pouco mais sobre como essas duas linguagens de programação funcionam! HTML e CSS são ferramentas indispensáveis na informática ao se desenvolver uma página da web. Se você está apenas começando e deseja aprender muito mais sobre esses temas, nós o(a) convidamos para verificar nossos cursos de criação de sites e continuar aprimorando seus conhecimentos.