Home Blog/ Brasil/
Brasil
Passos para desenhar um rosto a partir do zeroPassos para desenhar um rosto a partir do zero

Passos para desenhar um rosto a partir do zero

Francesco Bertorini - 28 Jun 20

Articulo

7 min.

Existem muitas maneiras de desenhar um rosto, mas sem um guia, começar pode ser uma tarefa complicada. Eu apresento alguns pequenos passos que você pode levar em consideração para desenhar um rosto fácil e sem estresse.

Você só precisa de uma folha e um lápis ou seu tablet pronto para o seu programa favorito. Não esqueça que a constância é a parte mais importante e tente fazer disso o início de sua prática diária.

Você quer aperfeiçoar seus desenhos? Esses cursos podem interessar a você

Como desenhar um rosto fácil?

Base do rosto

Seu melhor amigo será o círculo. Não importa se a perfeição não anda de mãos dadas com ele, desenhe um de qualquer maneira! Isto ocorre porque cada base do desenho é uma figura geométrica.

dibujar-un.rostro

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

Linhas-base para desenhar o rosto

Agora vamos dividir a base! Comece com uma linha horizontal e vertical, cuja interseção será o centro do círculo. Essas duas linhas servirão depois para gerar perspectiva ao movê-las. Agora, desenhamos um triângulo embaixo para marcar a mandbula do seu personagem.

como-dibujar-un-rostro

Em seguida, desenharemos outra linha horizontal (1) acima da linha que você criou anteriormente, conforme mostrado na imagem. Aqui estão os olhos. E dividiremos a área inferior em duas com outra linha (2) para o nariz.

dibujar-una-cara

Algumas últimas linhas. Sob a seção do nariz, desenhe outra linha horizontal (3) para marcar os lábios e depois mais duas na seção superior. A primeira (4) no meio e a segunda (5) no meio dessa última parte. Já temos o esboço do rosto!

boceto-rostro

Como desenhar partes do rosto: posição dos elementos

Mas um rosto não é apenas linhas. Agora devemos colocar todos os elementos de um rosto. Vamos começar pelos olhos: localize-os logo abaixo da linha 1 e da primeira linha horizontal que você desenhou.

dibujar-partes-de-la-cara

O nariz e a boca serão os próximos a desenhar. Considere a distância de cada um e que eles são proporcionais aos olhos. Pode ajudar marcar duas linhas verticais dos dutos lacrimais para ver o comprimento dos lábios.

partes-de-la-cara-dibujo

Terminamos com as orelhas e sobrancelhas.

dibujar-orejas-cejas

Detalhes do rosto

Depois de terminar com a aparência e os outros elementos do rosto, adicione sombras, cabelos, rugas ou linhas que ajudam a tornar seu personagem único. Se precisar de ajuda nesta parte, pegue um espelho para se inspirar em seu próprio rosto ou guie-se pelo rosto de um(a) amigo(a).

detalles-de-la-cara

Fácil não é? Mas, de fato, como mencionei no início, existem várias maneiras de fazer um rosto, e o mais divertido será sempre quebrar as regras um pouco.

Guia Desenho a partir do zero: a cabeça e o rosto

dibujo-desde-cero

Desenhar um rosto: outras opções

Se seu melhor amigo era o círculo, agora quero que você esqueça essa amizade e procure conexões mais diversas. Experimente esses tipos de formas para explorar o incrível rosto humano. Nem todos nós temos rostos redondos.

tipos-de-caras

Por exemplo, esses personagens usam uma estrutura diferente e isso também contribui para a personalidade que eles querem transmitir. É isso que é importante ao criar o rosto de um personagem: a história pode ser contada sem ser escrita ou contada — apenas com traços.

estilos-de-caras

Você pode revisar o  curso de Luis Gadea sobre gestos para reforçar as expressões de seus personagens ao desenhar.

Este é apenas o começo para criar seus personagens. Ao praticar cada uma das etapas, será mais intuitivo. Além disso, você pode ajudar a si mesmo(a), procurando seu estilo pessoal junto com Valinski e desenvolver personagens que refletem a identidade que você deseja. Espero que estes passos para desenhar um rosto tenham ajudado você. Sorte!