Home Blog/ Brasil/
Brasil
O que é o Microlearning e como otimiza seu plano de treinamentoO que é o Microlearning e como otimiza seu plano de treinamento

O que é o Microlearning e como otimiza seu plano de treinamento

Jessica Rodríguez - 12 Dic 20

Articulo

7 min.

Sabemos que, muitas vezes, os colaboradores não terminam o seu plano de formação porque os conteúdos são muito longos e tediosos. Além de fazerem os seus trabalhos, é compreensível que se sintam sobrecarregados por estudar longas horas. A microaprendizagem, ou Microlearning, ajuda a melhorar a experiência de estudo, dividindo os conteúdos em pequenos segmentos, que permitem ao(à) estudante entender melhor e otimizar seu tempo. Você quer saber mais? Aqui nós dizemos a você.

Índice

1. O que é o Microlearning?

2. Características do Microlearning

3. Importância do Microlearning no treinamento

4. Vantagens do Microlearning

O que é o Microlearning?

O Microlearning é um processo de aprendizagem curto. Ou seja, refere-se a qualquer material de estudo dividido em pequenas unidades de aprendizagem a curto prazo. Este conteúdo pode ser texto, vídeo ou podcasts, mas sempre com a condição de durar pouco.

Este pequeno material deve ser rápido de compreender, em comparação com os cursos comuns que os alunos geralmente fazem. Esta forma de estudo oferece a quantidade justa de informações para ajudar o(a) estudante a atingir um objetivo específico. Por isso, no contexto da capacitação empresarial, esta metodologia de estudo traz grandes resultados aos profissionais, ajudando-os a aprender de forma direta e concisa.

Características do Microlearning

Atualmente, estamos em uma era profissional rápida, em que os trabalhadores precisam treinar constantemente, porque o mundo se torna mais competitivo a cada dia. Neste sentido, é compreensível que os meios de aprendizagem também mudem e evoluam. O Microlearning permite que o conhecimento seja adquirido de forma eficaz. A seguir, apresentaremos algumas de suas características.

Curta duração: os módulos de estudo são elaborados para que os alunos dediquem alguns minutos aprendendo e não passem muito tempo assistindo a uma sessão. Desta forma, o tempo é maximizado e o(a) aluno(a) se sente mais motivado, pois sabe que em pouco tempo irá aprender uma habilidade específica.

Identifica um objetivo de aprendizagem: os conteúdos são focados em atingir um objetivo específico, dando aos alunos resultados mensuráveis. Em vez de conduzir muitos estudos aleatórios, o Microlearning permite que uma única tarefa seja realizada, mas de maneira ótima.

A microaprendizagem é autônoma: na maioria dos treinamentos, é necessário fazer cursos anteriores para compreender as outras aulas. O bom do Microlearning é que não é necessário fazer um módulo antes para entender o que está sendo estudado. Cada aula é independente e, se alguma informação adicional for necessária, será fornecida em anexo ou com alguns links.

Elementos interativos: como os cursos são mais curtos, é necessário que o(a) aluno(a) mantenha a atenção o tempo todo. Para isso, implementar elementos interativos como animações, diferentes fontes, vídeos, entre outros ajudarão a tornar o treinamento divertido.

É responsivo: o Microlearning permite que os alunos acessem os módulos de diferentes dispositivos (smartphone, tablet, laptop, etc). Isto ajuda para que, quando os trabalhadores tiverem algum tempo livre, possam estudar ou revisar facilmente algum material, independentemente de sua localização.

Importância do Microlearning no treinamento

Os cursos de Microlearning geralmente duram menos de cinco minutos, o que os torna adequados para treinamento dentro de empresas. Essa forma de aprendizagem ajuda os trabalhadores a colocar o que aprenderam em prática rapidamente. No Crehana para empresas, aplicamos esta metodologia de estudo para que as equipes possam gerir melhor o seu tempo e adquirir conhecimentos pontuais. Por exemplo, se um(a) aluno(a) está estudando um curso de análise de dados, após terminá-lo terá que concluir um projeto que não demandará muito tempo para aplicar todos os seus conhecimentos.

O objetivo é transformar a experiência de estudo e torná-la a mais agradável possível. Este treinamento no trabalho fornece aos funcionários as informações relevantes de que precisam no momento certo. Da mesma forma, ajuda-os a ter acesso rápido a cursos para solucionar problemas do dia a dia. Por exemplo, um(a0 funcionário(a) pode ter esquecido alguma funcionalidade do Google Ads e imediatamente buscar o curso para responder às suas dúvidas.

microlearning

Imagem: Freepik

O Crehana para empresas oferece programas de capacitação on-line especializados, que permitem aos trabalhadores gerir os seus tempos e aprender de forma divertida, graças ao fato de todos os nossos cursos se dividirem em módulos de poucos minutos, que lhes permitem desenvolver habilidades específicas. Para as empresas, é fundamental que seus colaboradores sempre atualizem seus conhecimentos; Por isso, do Crehana os orientamos alcançar seus objetivos profissionais.

Vantagens do Microlearning

O conceito de dividir os conteúdos de aprendizagem em pequenos segmentos tem causado sensação nos últimos anos. Embora tenha sido oferecido como uma ótima solução para os millennials, a verdade é que pode ajudar todos os seus funcionários a se sentirem mais engajados do que nunca com seus novos aprendizados. Por este motivo, apresentamos algumas vantagens significativas do microlearning.

Valoriza o tempo doe quem aprende

Não é nenhum segredo que os alunos adultos têm necessidades muito diferentes das crianças. Em contraste com a forma de “dar uma lição”, o Microlearning vai direto ao ponto: deixa de lado o que chamamos de “perfumaria” (ou questões menos relevantes) e vai direto aos porquês e “comos”, dando muito mais valor no momento de quem aprende. Por outro lado, mantém as prioridades em ordem.

Conteúdo que é facilmente atualizado

Devido ao seu próprio conceito, o Microlearning é flexível. Mas isto não se refere apenas ao fácil acesso e compatibilidade com diferentes dispositivos, mas ao próprio conteúdo.

Como a tecnologia de aprendizagem continua a evoluir, precisamos de conhecimentos que sejam fáceis de atualizar, principalmente quando isto significa um investimento para as empresas. O Microlearning é uma solução modular, o que também torna relativamente fácil atualizar o conteúdo. Isso mantém quem aprende envolvido, pois pode aplicar seus novos conhecimentos nas situações do dia a dia.

Aprendizagem online: aproveite 7 dias grátis

Melhor retenção de aprendizagem

Quando somos apresentados a muitas informações, torna-se muito mais difícil identificar quais são as informações mais importantes, quando são necessárias. Como vimos, a metodologia de Microlearning foca em pequenos pedaços de informação, o que também torna mais fácil reter e aplicar. Por fim, é graças a isto que quem está em processo de aprender se engaja mais e melhor com a informação.

Permite que se aprenda durante os seus deslocamentos

A tecnologia veio, sem dúvida, para ficar. Por isso, devemos aproveitá-la ao máximo e utilizá-la em nosso favor. Sabemos que muitas vezes temos um dia agitado e pode ser difícil ter tempo para apenas sentar e fazer um curso. Mas, e se aproveitarmos todos os momentos que temos. Graças ao m-learning isso é possível onde e quando você precisar

Crie uma cultura de aprendizagem contínua

Devido ao ensino modular que caracteriza o Microlearning, isto muitas vezes motiva os(as) estudantes a explorar o material por conta própria, o que os incentiva a continuar aprendendo e explorando. Os conhecimentos passados servirão como base para a construção de novos saberes. É por isso que o Microlearning pode ajudar a mudar a maneira como vemos o treinamento corporativo, para nos ajudar a criar uma cultura totalmente diferente em torno dele.

Se você procura opções de capacitação para o seu pessoal, no Crehana para empresas poderá identificar quais são as lacunas de aprendizagem da sua empresa, graças ao nosso Skill IQ Test, uma ferramenta que permite ver o nível de estudos dos seus colaboradores. Você se anima a realizar um training conosco?