Home Blog/ Brasil/
Brasil
Fotos de comida: mostre seus pratos ao mundoFotos de comida: mostre seus pratos ao mundo

Fotos de comida: mostre seus pratos ao mundo

Jenn Cárdenas - 11 May 20

Articulo

7 min.

Depois de colocar tanto amor, paixão e sabor em nosso prato, antes de terminar em 5 minutos não é legal fazer uma sessão de fotos? Um que nos lembre o quanto estamos melhorando em nossas receitas a ponto de torná-las nossas.

Além disso, se queremos tirar uma foto da nossa comida, logo podemos compartilhá-la com todos nas nossas redes sociais.  Aproveitamos a tecnologia de nossos smartphones? Para revelar nosso food styling oculto, compartilhamos algumas dicas de fotografia gastronômica que você deve levar em conta para imortalizar seus pratos.

Você já conhece todos os nossos cursos de Fotografia?

A luz, sua aliada

Seja luz natural ou artificial, é importante. A luz natural ajudará você a dar naturalidade à sua fotografia; pode vir de uma janela ou de qualquer espaço em que a luz venha de fora. Aproveite o uso dessa entrada de luz para gerar uma sombra que ajude a dar volume às suas fotos de comida — este é, definitivamente, o meu tipo favorito de iluminação.

 

Mas se você não tem uma entrada de luz ou fez um prato à noite, use um flash. Pode ser de outro celular ou de uma lanterna. Tente colocar um pano branco em cima para que não fique tão dura ou reflita a luz na parede. Certamente, essa luz adicional ajudará você a remover a sombra gerada pelo foco normal.

Posição da câmera

O ângulo em que você tira a foto ajuda muito a torná-la mais atraente e, é claro, saborosa. Eu realmente gosto de tirar minhas fotos de cima, para que possam ser vistas na íntegra. E se eu tenho mais de um prato, gosto ainda mais, porque se pode ver como foi servido e algum outro elemento extra de decoração.

Se você não é um fã das fotos tiradas de cima, a opção lateral funciona muito bem. Ajuda a destacar tudo o que compõe e que é percebido mais detalhadamente. Não tenha limites ao experimentar os ângulos e, com isso, a profundidade de campo.

Concentre-se no que você quer ver

Quando falo sobre profundidade de campo, também me refiro ao foco, porque seu objetivo é que ele seja ser nítido na frente e embaçado atrás. Lembre-se de que o protagonista é o prato; se houver outros elementos que não são importantes, eles podem ficar um pouco desfocados atrás. Você tenta?

Por exemplo, se temos um hambúrguer grande, definitivamente temos que tirar a foto lateralmente, porque os elementos importantes estão aí. E se no entorno houver molhos, bebidas ou outras coisas no ambiente que possam distrair, aproveitemos o desfoque para dar mais profundidade à foto.

O pano de fundo, a base do protagonista

A base em que está o prato é importantíssima — é incrível a atmosfera e a qualidade que pode dar à sua foto. Minha sugestão é usar um fundo neutro — isso ajudará o olhar caia mais no prato do que no fundo.

Experimente o que está em segundo plano. Seja uma foto lateral ou de cima, mantenha a ordem e a limpeza. Ainda mais se o seu estilo é minimalista!

Conte uma história

Com o fundo também vem uma história. Tudo o que você experimentou durante a preparação pode ser incluído em suas fotos. Todos os elementos que foram utilizados, como os utensílios e o prato em que você escolhe servir são importantes e ajudam a contar o que você experimentou na cozinha.

Foto de: Our Food Stories

Dê um estilo à sua fotografia. Junte todos esses elementos e aproveite o processo. Culinária e fotografia são artes que podem ser reunidas, ajudam a formar algo precioso que você pode compartilhar, mas também estimula a lembrar tudo o que você viveu na preparação.

Se você quiser se aprofundar na fotografia de comida , aqui está uma oportunidade.

Mãos à obra!