Eles encontraram a fórmula para aprender em casa?

Última actualización 24 de Mayo del 2020

user

Juliane Angeles

Eles encontraram a fórmula para aprender em casa? Eles encontraram a fórmula para aprender em casa?

Nas últimas semanas, testemunhamos que aprender em casa é possível, mas não é fácil. Primeiro, porque sabemos que você teve que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, que requer habilidades tecnológicas, horas em frente ao computador e muita paciência e concentração.

Segundo, porque você teve que organizar suas outras tarefas em casa para que elas não interrompam suas aulas on-line.

                         Baixe gratuitamente nosso guia de Exercícios para se concentrar melhor

E, finalmente, porque sua casa se tornou o lugar onde, por enquanto, você deve ficar 24 horas. O confinamento pode causar ansiedade e estresse. Apesar disso, você encontrou uma maneira de não parar de aprender. E sua casa se tornou seu novo espaço de estudo.

No entanto, se você pode ser uma daquelas pessoas que ainda não se atrevem a fazer um curso on-line por diferentes razões — tem dúvidas, prefere concentrar suas energias em outras atividades ou acha que é muito difícil fazê-lo em 24 horas — deixe-nos dizer que um dos principais benefícios dos cursos on-line é que ele permite enriquecer seu perfil profissional, independentemente da distância e de sair de casa.

Também queremos dizer a você que, mesmo em tempos difíceis, há algo que nos têm realmente emocionado. Durante estes dias e a partir da nossa iniciativa #AprendoEnCasa, temos visto diplomas do Crehana em todas as nossas plataformas sociais. Essas conquistas nos impulsionam a continuar transformando a educação por meio da tecnologia. Dar acesso a uma educação de qualidade é viável e estamos mais convencidos do que nunca disso.

                                     Crie sua marca pessoal no LinkedIn com este manual

Sabemos que aprender em casa é um desafio diário. Um desafio que, com disciplina e disposição, pode ser superado com sucesso. Por isse, contatamos Rosa, Aleska, Vary, Paula e Sol, para perguntar qual era o maior desafio de aprender em casa e como eles conseguiram concluir os cursos gratuitos do Crehana em apenas 24 horas. Estes são os seus testemunhos.

 

 “Realizar um curso em menos de 24 horas foi um grande desafio”

Rosa Ruda, Espanha

"Eu não conhecia o Crehana, até que o descobri como resultado de uma publicação no LinkedIn, onde ele anunciava os cursos gratuitos por 24 horas. E com tanto tempo livre na quarentena, decidi fazer algo produtivo. Então, cliquei e fiquei surpreso com a grande variedade de cursos que ele oferece, de várias disciplinas. Super interessante!

Fiz quatro cursos, três deles relacionados à área de Marketing Digital, estratégia e criatividade.

Eu nunca tinha feito nenhuma formação on-line antes, porque me parece um sistema muito impessoal e me custa mais do que pessoalmente. No entanto, quão bem suas aulas estão distribuídas, sua brevidade e concisão e como são claros os profissionais que as ensinam — fizeram com que seu método de ensino pareça muito eficaz, fácil e atraente para mim. Parabéns por isso!

O maior desafio de aprender em casa foi que, devido à minha economia atual, eu apenas pensava em me inscrever em cursos gratuitos. Portanto, fazer um curso em menos de 24 horas era um grande desafio, mas tomei nota de absolutamente tudo, e me pareceram muito enriquecedores."

"Você precisa de vontade, disciplina e tempo para realizá-lo"

Aleska Pérez, Venezuela

"Conheci a iniciativa de cursos gratuitos do Crehana por meio do LinkedIn. Algum membro da comunidade postou a arte e chamou minha atenção, porque ministravam cursos sobre temas de interesse para mim — por exemplo, Community Management, WordPress e os relacionados ao mundo digital.

Naquele momento, decidi começar a aventura de estudar em casa e a distância. Sempre priorizei a capacitação presencial, mas o confinamento me levou a experimentá-lo.

Foi uma experiência satisfatória que eu não esperava, talvez também pelo design do conteúdo: vídeos curtos, fáceis de consumir e com a oportunidade de retornar a eles a qualquer momento.

Devo reconhecer que o formato gratuito por 24 horas é um grande desafio! Você precisa de disposição, disciplina e tempo para realizá-lo. Este é precisamente e, em geral, o maior desafio de aprender em casa, qualquer que seja o formato.

Foi uma grande iniciativa, que fala muito sobre a responsabilidade social da empresa em tempos de dificuldade. Obrigado por contribuir!"

"Você precisa aprender a gerenciar seu tempo, organizar suas outras tarefas"

Vary Silva, Peru

"Um dia eu estava checando as mídias sociais e vi um post ou anúncio dos cursos gratuitos do Crehana. Me chamou muito a atenção a iniciativa de um curso gratuito por dia. Vi o calendário e fiquei impressionada com o curso de Storytelling. Fiz um curso de criação de um livro na faculdade e queria ver se o curso poderia levar meu produto final para outro nível. Na verdade, não só me ajudou nisso, como também vi uma oportunidade de melhorar ao criar histórias no meu blog, Sr. Varyado.

Minha principal aprendizagem em cada curso foi a importância que se deve ter ao criar conteúdos, estar ciente de cada processo e como isso afetará o usuário que consome o que eu faço.

É a primeira vez que entro em uma plataforma dedicada à educação virtual. Na universidade e no trabalho, fiz cursos virtuais, mas não posso compará-los porque eles não são os mesmos. É a primeira vez que me animo porque gostei dos temas dos cursos e por causa do prestígio que o Crehana tem na comunidade de criadores de conteúdo de educação virtual.

Aprender em casa é toda uma aprendizagem por si mesma. Você precisa aprender a gerenciar seu tempo, organizar suas outras tarefas, etc. Meu maior desafio foi que, nesta quarentena, todos na minha família estão em casa 24 horas por dia e não haver interrupções entre eles é inevitável, principalmente devido a imprevistos.

"O maior desafio foi encontrar um espaço em que eu não me distraísse"

Paula Cortegana, Peru

"É a primeira vez que faço os cursos do Crehana, apesar de que a maior parte do meu círculo sempre frequentou cursos de design e fotografia. A quarentena me deu mais tempo livre e, obviamente, me fazia falta aprender coisas novas e tendências. Além disso, os títulos dos cursos são superchamativos e eu disse: ‘por que não?’

Fiz um curso de 7 meses de diploma virtual; depois disso, com o Crehana, fiz mais cursos e me familiarizei muito melhor com as plataformas de educação virtual. É genial, porque você tem o material em mãos e posso usar meu tempo livre para retomar as aulas.

Eu acho que o maior desafio foi encontrar um espaço onde eu não possa me distrair, para prestar atenção nas aulas e poder me concentrar. Sendo virtual, é fácil cair na tentação de fazer outra coisa, mas assim não funciona. Seria trapaça hahaha.

O melhor aprendizado foi criar o branding de casamento, porque era algo completamente novo para mim. Mas, ao mesmo tempo, eu queria fazê-lo há muito tempo. Isso é o genial de aprender em casa — que eu tenho uma variedade de tópicos onde posso explorar sem limites. Então, escolhe-se o que aprender e como fazê-lo."

"Quando alguém está estudando à distância, precisa ser proativo"

Sol La Rosa, Argentina

"Em geral, durante o ano, tenho muitas coisas para fazer ao mesmo tempo: estudar, trabalhar, etc. Isso me torna incapaz de fazer cursos sobre os temas que me interessam. Devido ao isolamento obrigatório, me pareceu bom tirar proveito dessa situação como uma oportunidade para fazeer de uma vez. Encontrei a iniciativa do Crehana nas redes sociais e, assim que um curso que me interessava foi habilitado, inscrevi-me! Não posso pagar, hoje, por cursos, pelas despesas diárias que tenho. Então, a possibilidade de obter a certificação gratuita foi boa para mim.

Minha aprendizagem principal foi aprender a gerenciar meus tempos para concluir o curso. Eu tive que completá-lo dentro do prazo estipulado e foi um grande desafio. Em relação ao curso Content Marketing para Redes Sociais, ele me deu ferramentas muito úteis que espero aplicar no meu trabalho.

Antes, eu não tinha estudado on-line, porque não tinha ocorrido a oportunidade de fazê-lo. É uma nova experiência, que tem suas complexidades e, também, seus benefícios.

Para mim, aprender em casa é uma nova maneira de continuar nos formando. Estamos acostumados a ir a um lugar para estudar, e a educação digital ou on-line implica em uma maneira diferente de abordar os conhecimentos e o estudo. Acho que o maior desafio que você tem é a ausência do professor/docente à sua frente para tirar todas as dúvidas e que a respondam imediatamente. Quando você está estudando à distância, tem que ser proativo e estar disposto a procurar o que não entende ou queira aprofundar."

 

 Concluindo, podemos dizer que aprender em casa é uma atividade viável, desde que sigamos as seguintes diretrizes:

- Aprenda a gerenciar seu tempo. Organize suas outras tarefas diárias para que não se tornem um obstáculo e lhe dê tempo para estudar.

- Encontre um espaço para estudar. A cama ou o sofá não são locais recomendados. Encontre uma mesa e uma cadeira confortável.

- Tenha disciplina. Por exemplo, você pode ter um horário de estudo. Mas lembre-se: nem tudo é estudar, também inclui intervalos de 15 minutos.

- Evite distrações e se conectar às redes sociais. Será apenas por um tempo determinado.

- Faça anotações, pesquise outras fontes, leia especialistas no assunto.

Que outros conselhos ou dicas você adicionaria para que o aprendizado em casa seja mais fácil? Vamos continuar aprendendo em casa.

 

 

Recomendados para ti