Como manter sua equipe motivada através do trabalho remoto

Última actualización 14 de Abril del 2020

user

Juliane Angeles

Como manter sua equipe motivada através do trabalho remoto Como manter sua equipe motivada através do trabalho remoto

Embora um dos muitos benefícios do trabalho remoto seja o conforto de casa, estar em casa às vezes pode ser uma distração. De fato, existem alguns fatores que devemos levar em consideração para que nossas equipes não percam a motivação.

Quais são as chaves para conseguir isto? Principalmente, uma liderança correta. O uso de tecnologia e das ferramentas colaborativas é relevante para o bom funcionamento de uma equipe remota, mas se a pessoa no comando não for a pessoa certa, esse barco dificilmente navegará para o sucesso.

É a primeira vez que, como líder, você tem que trabalhar com uma equipe 100% remota? Você já fez isso antes, mas foi por um período muito curto? Sabemos que liderar uma equipe remotamente, da noite para o dia, é um desafio. A isso, adicionamos os efeitos do isolamento pelo Coronavírus: incerteza, desconforto, ansiedade ou estresse. Portanto, orientar uma equipe nestas circunstâncias é um duplo desafio.

Em outras palavras: sua equipe precisa de uma boa liderança mais do que nunca. Neste artigo, recomendamos nove estratégias que você pode aplicar para orientar corretamente sua equipe em casa. Anote!

Faça o download do nosso webinar sobre liderança

1. Atitude positiva e empática

É provável que mais de um membro da sua equipe se sinta vulnerável devido ao contexto atual. Portanto, é importante que você foque sua liderança a partir empatia. Isso significa que você deve ser a pessoa que traz calma à equipe.

Como fazer isso? Tente manter uma comunicação baseada em respeito e compreensão. Lembre-se de que palavras de encorajamento são uma maneira de promover a tranquilidade e a empatia.


2. Comunicação diária

As reuniões virtuais diárias podem ser muito eficazes desde o início, garantindo que os membros da equipe fiquem conectados e que ninguém se desvie dos objetivos. Essas reuniões geralmente são feitas pela manhã.

Você também pode enviar uma breve mensagem para cada membro da equipe, perguntando se existe alguma área que precise do seu apoio. Independentemente da maneira que você escolher para manter a comunicação com sua equipe, lembre-se de que ela deve ser horizontal e aberta. Como se estivessem em um escritório.

3. Confie na sua equipe

Como líder, você deve garantir que sua equipe tenha as ferramentas colaborativas necessárias e o suporte correto. Depois de estabelecer as responsabilidades, os prazos e as expectativas de cada membro, você deve confiar que sua equipe cumprirá seus deveres e alcançará seus objetivos.

Daí a importância de uma atitude positiva e empática. Se sua equipe está realmente motivada, você não precisa monitorá-la a cada minuto. Uma boa equipe remota é aquela que trabalha sem a necessidade de supervisão constante.

Você pode imaginar aprender no estilo da Netflix? Consiga isto com o Crehana Empresas

4. Estabeleça expectativas claras

A clareza é essencial para liderar uma equipe remota. Isso requer comunicação precisa e breve. Por exemplo: se você precisar que sua equipe se comprometa durante determinadas horas, informe-a. Incentive seus talentos a organizar seus horários e relatar os horários em que estarão on-line e disponíveis.

Lembre-se de que os horários devem estar alinhados com as necessidades e os objetivos da equipe. Se não houver expectativas claras, os processos sofrerão atrasos ou serão mal interpretados.

5. Planeje os tempos de descanso

Organizar os momentos de descanso com sua equipe é tão importante quanto estabelecer os horários em que ela deve estar disponível. Encontrar o equilíbrio entre trabalho remoto e descanso é a chave para manter seus talentos motivados.

O que acontece se eu não estabelecer intervalos regulares? A motivação diminuirá. Também não é essencial que você defina a hora exata dos intervalos. Apenas certifique-se de que sua equipe tenha tempo para relaxar. Fazer algumas pausas os ajudará a manter o foco.

6. Concentre-se em tarefas realizáveis

Oriente sua equipe a se concentrar nas tarefas que pode realizar com certeza. Talvez a videochamada em grupo que durou 25 minutos poderia ter sido um e-ail ou uma mensagem no Slack.

A definição de tarefas ajudará sua equipe a não cair em dúvidas ou em um bloqueio criativo.

7. Gerencie um programa de conquista

Só porque sua equipe trabalha em casa não significa que não mereça ser reconhecida por suas realizações.

Um bom líder sabe reconhecer o trabalho e o esforço de sua equipe, e muito mais em tempos de crise. Além de parabenizar seus talentos durante a videochamada do dia, por que não criar um programa de prêmios?

Você já sabe: se deseja que sua equipe permaneça 100% motivada, comece recompensando-a.

8. Conduza uma mentalidade de crescimento

Como gerente ou líder, você não deve apenas conhecer o potencial de cada membro da sua equipe, mas incentivar o desenvolvimento de suas habilidades. Não importa em que posição eles estejam, eles devem saber que é possível crescer profissionalmente em sua empresa.

Além disso, você deve ter em mente que uma mentalidade de crescimento também inclui o fracasso como uma experiência de aprendizagem.

Por outro lado, quando trabalhamos em uma zona de conforto, quase sempre somos bem-sucedidos, porque já conhecemos o caminho e não precisamos adquirir novas habilidades. Mas o que acontece quando assumimos riscos? Enfrentamos novos desafios. Portanto, é recomendável que, como líder, você apoie talentos que assumem riscos; assim fortalecerá sua mentalidade de confiança e crescimento.

9. Incentive o autocuidado

A saúde física e mental da sua equipe é essencial. Trabalhar em casa pode levá-la a levar uma vida sedentária e, em alguns casos, estressante. Como líder, você deve incentivar os colaboradores a dedicar tempo para realizar atividades que os ajudem a relaxar ou libertar suas mentes.

Por exemplo: tirar uma soneca, fazer alongamentos por 15 minutos, fechar os olhos por um minuto ou fazer exercícios respiratórios.

Isto também inclui lanches em um tempo razoável.

Você já conhece nosso Guia de Trabalho Remoto? Faça o download gratuito aqui

Agora, você já sabe que são necessários não apenas membros talentosos e capazes para que uma equipe remota funcione, mas também uma boa liderança. No Crehana para Empresas, acreditamos que a qualificação contínua pode mudar a maneira como você aprende e a de sua equipe. Você está pronto(a) para descobrir nossa experiência de aprendizagem digital? Experimente a demo de 7 días que temos para você.

Recomendados para ti