Home Blog/ Brasil/
Brasil
7 fatos que você não conhecia sobre o formato de vídeo para Instagram7 fatos que você não conhecia sobre o formato de vídeo para Instagram

7 fatos que você não conhecia sobre o formato de vídeo para Instagram

Miguel Mejia - 10 Dic 20

Articulo

7 min.

Você já pensou em todos os vídeos que assiste diariamente no Instagram? Sim, é divertido passar o tempo assistindo a histórias ou vídeos de cãezinhos fazendo coisas, mas o que está por trás do formato de vídeo para Instagram?

Você sabe muito bem que o Stories são verticais, que os vídeos do feed geralmente são quadrangulares, mas, acredite ou não, há uma razão para usar este ou aquele formato de vídeo no Instagram e que pode ter um alto índice de visualizações e interação.

Calma! O Crehana chegou para tirar todas as suas dúvidas a respeito, para que você tenha uma imagem mais clara sobre o formato de vídeo ideal para Instagram. Mas, primeiro, para se aquecer, você pode dar uma olhada nas 10 contas do Instagram mais criativas que deve seguir

Índice

  1. Por que o formato de vídeo para Instagram é a melhor opção?
  2. Qual é o melhor formato de vídeo para Instagram?
  3. Qual é o formato de vídeo do Instagram Feed?
  4. Qual formato de vídeo para o Stories do Instagram é ideal? 
  5. Qual é o formato de vídeo para o Instagram TV? 
  6. Instagram Reels, o formato de vídeo para Instagram alternativo ao TikTok
  7. Você pode alterar o formato de um vídeo para o Instagram?

 

1. Por que o formato de vídeo para Instagram é a melhor opção?

Sabia que, ao usar o Instagram, você faz parte dos mais de um bilhão de usuários ativos mensais que esta rede social tem? Parece — parece, neste caso — espetacular, nós sabemos.

Mas o mais espetacular é saber que o formato de vídeo para Instagram tem a maior taxa geral de engajamento (38% a mais do que fotos), de acordo com dados compartilhados pelo Hootsuite

Formato de video para Instagram

Imagem: Unsplash

Embora o Instagram seja uma rede social que, a princípio, foi criada para compartilhar fotos (você pode ver em seu logotipo), o impacto dos vídeos continua a aumentar exponencialmente.

Na verdade, se voltarmos a 2013, quando o formato de vídeo para Instagram foi introduzido, mais de 5 milhões foram compartilhados em apenas 24 horas. Um número incrível que, naquela época, já definia uma diretriz importante para os próximos anos: os vídeos iam ser os favoritos.

Aprenda a criar seus próprios modelos animados para Instagram 

Isto ficou mais claro do que nunca nesta estranha conjuntura da pandemia, em que inúmeras celebridades e usuários decidiram compartilhar suas experiências e conversar com seus seguidores através de um dos formatos de vídeo mais recentes para Instagram: o IG Live.

A verdade é que os vídeos são os que estão mandando no Instagram e nas demais redes sociais. Esta premissa nos obriga a perguntarmos: existe um formato de vídeo ideal para o Instagram?

2. Qual é o melhor formato de vídeo para Instagram?

Levando em consideração que existe mais de um formato de vídeo para o Instagram, há alguns parâmetros gerais, até mesmo para as configurações de áudio.

Não há grandes problemas se você enviar um vídeo gravado diretamente de seu smartphone. No entanto, o Instagram é um pouco rígido, caso você use um programa de edição de antemão.

Se você editar o vídeo antes de enviá-lo, certifique-se de obedecer às especificações a seguir para não ter problemas com o formato do seu vídeo para Instagram.

Formato de vídeo para Instagram:

  • Formato de video: MP4
  • Compresión: H.264
  • Calidad o Bit rate: 5Mb/s
  • Codec: libx264
  • Relación: Entre 4:5 y 1.91:1

Configuração de áudio:

  • Audio codec: AAC
  • Calidad o Bit Rate: 64 - 128 kb/s
  • Sample rate: 44100
  • Bit rate 64 - 128 kb/s 

 

Sabemos que é um idioma que nem todos falamos. Por isso, recomendamos este curso para criar seus próprios modelos animados para Instagram. Temos certeza que você se tornará um(a) especialista no assunto!

Para manter o formato de vídeo ideal para Instagram, também é importante que a qualidade do vídeo seja superboa. Recomendamos gravar com uma boa câmera. Se você gravar com seu smartphone, configure a câmera para obter a resolução mais alta.

Como produzir vídeos com seu smartphone? 

Depois de concluir esta etapa, o que você precisa fazer é converter o vídeo para as dimensões corretas, de acordo com o conteúdo que você vai publicar. Vamos começar com o formato de vídeo para o Instagram Feed, que ainda causa algumas confusões.

3. Qual é o formato de vídeo do Instagram Feed?

No início, o formato de vídeo do Instagram Feed era exclusivamente quadrado. Porém, a partir de 2015, a rede social permitiu que a comunidade carregasse vídeos verticais e horizontais.

A primeira coisa a dizer sobre isso é que o formato de vídeo do Instagram Feed vai bem em todas as suas variantes. Embora as postagens no feed continuem aparecendo quadradas, ao enviar um vídeo (horizontal ou vertical) ele pode ser adaptado.

Para adaptar o formato de vídeo para Instagram Feed basta pressionar o ícone localizado no canto inferior esquerdo que aparece assim que carregamos o conteúdo a ser publicado, antes de passar para a próxima etapa. Quando pressionado, o vídeo assumirá a forma como foi originalmente gravado.

ajuste Instagram feed

Agora que você já sabe que as três opções são válidas, fornecemos as especificações que você deve levar em consideração ao enviar seu vídeo para o feed.

Vídeo quadrado

  • Dimensões mínimas: 600 x 600 pixels
  • Proporção: 1:1
  • Formato recomendado: MP4
  • Duração: máximo 60 segundos
  • Tamanho do vídeo: máximo de 30 MB

 

formato cuadrado instagram

 

Vídeo horizontal

  • Dimensões mínimas: 600 x 315 pixels
  • Proporção: 1:91:1
  • Formato recomendado: MP4
  • Duração: máximo 60 segundos
  • Tamanho do vídeo: máximo de 30 MB

 

formato horizontal instagram

Vídeo vertical

  • Dimensões mínimas: 600 x 750 pixels
  • Proporção: 4:5
  • Formato recomendado: MP4
  • Duração: máximo 60 segundos
  • Tamanho do vídeo: máximo de 30 MB

 

Instagram formato vertical

 

Vale ressaltar que os anúncios em vídeo no feed do Instagram mantêm as mesmas especificações das publicações orgânicas.

Muito bem! Chegou a hora de passar para a parte favorita de todos os Instagramers. Você sabe do que estamos falando? Isso mesmo, do formato de vídeo para o Instagram Stories.

4. Qual formato de vídeo para o Stories do Instagram é ideal?

Os Stories do Instagram são um boom. Existem mais de 500 milhões de contas que usam o Instagram Stories diariamente e um terço das mais vistas pertencem a contas empresariais.

Isto significa que o formato de vídeo para histórias do Instagram representa uma grande oportunidade para as empresas. Se você quiser saber mais sobre o Instagram para empresas, convidamos você a ler este artigo sobre Estatísticas do Instagram Stories

Como você provavelmente sabe, os Stories do Instagram são conteúdos que desaparecem após 24 horas (a menos que você os destaque em sua biografia). Seja qual for o caso, este é provavelmente o formato de vídeo de maior sucesso para o Instagram dentro da comunidade.

Como no formato de vídeo para o feed do Instagram, no Stories você também pode colocar imagens ou vídeos em diferentes dimensões. Porém, neste caso o conteúdo não pode ser adaptado ao formato que o Instagram oferece. Por isso, é recomendado que o conteúdo desta área seja sempre vertical.

Para fazer um Storie no Instagram e publicá-la instantaneamente, você só precisa gravar na vertical com seu smartphone. Agora, se você gravar com uma câmera (também na posição vertical) e depois editar o conteúdo, deve levar em conta o seguinte, além das especificações gerais:

Dimensões: 1080 x 1920 pixels (resolução máxima), 750 x 1334 pixels (tamanho recomendado pelo Instagram), 450 x 800 pixels (menor qualidade, maior tempo de carregamento)

Proporção: 9:16

Formato: MP4

Duração do vídeo: 15 segundos

No caso do formato de vídeo para o Instagram Stories, você também deve seguir as mesmas especificações para postagens não orgânicas.

Baixe grátis os melhores filtros para seus vídeos do Instagram

5. Qual é o formato de vídeo para o Instagram TV?

O Instagram TV é um dos mais novos recursos de vídeo que a rede social incorporou. Se você está prestes a se aventurar nesse formato de vídeo para Instagram, existem alguns pontos importantes que você deve levar em consideração.

Embora até recentemente apenas algumas contas pudessem carregar conteúdo por até uma hora, uma atualização já permite que todos os usuários o façam com uma condição: carregar o vídeo da web.

Se você enviar o vídeo de um smartphone, ele pode ter apenas 15 minutos de duração, de acordo com as últimas especificações publicadas pelo Instagram sobre o assunto.

instagram tv

O Instagram TV oferece a capacidade de fazer upload de vídeos verticais e horizontais, desde que estejam em conformidade com a proporção de 9:16 (vertical) ou 16:9 (horizontal).

Levando esses pontos em conta, você também deve considerar as seguintes especificações para o formato de vídeo correto para o Instagram TV:

Dimensões mínimas: 720 pixels

Dimensões máximas: 1080 x 1920 pixels

Formato recomendado: MP4

Tamanho do vídeo: 650 MB para vídeos de 10 minutos ou menos e 3,6 GB para vídeos de até 60 minutos

Outro formato de vídeo para Instagram que, assim como o Instagram TV, ganhou adeptos nos últimos meses é o Instagram Live, de onde celebridades e influenciadores tiveram a oportunidade de interagir com seus seguidores.

instagram live

Imagem: Unsplash

Os streamings via Instagram Live geralmente são realizados na posição vertical e gravadas no mesmo smartphone. Durante a transmissão, o streamer pode interagir com seus seguidores e responder a perguntas.

Mas o formato de vídeo mais recente para o Instagram é outro, e você pode imaginar o que é.

6.  Instagram Reels, o formato de vídeo para Instagram alternativo ao TikTok

O Instagram Reels nasceu especificamente para competir com o TikTok.  É um formato de vídeo para Instagram que poderíamos colocar entre o Stories e a IG TV.

Os Reels tinham, originalmente, apenas 15 segundos de duração, mas uma atualização do Instagram aumentou a duração dos clipes e, agora, os usuários podem gravar por até 30 segundos. 

instagram reels

Imagem: Instagram

Os Reels tinham, originalmente, apenas 15 segundos de duração, mas uma atualização do Instagram aumentou a duração dos clipes e, agora, os usuários podem gravar por até 30 segundos.

Este formato de vídeo para Instagram permite que a comunidade grave vídeos através de um smartphone e, depois, os edite para que possam ser vistos como divertidos.

Uma das grandes vantagens do Reels em relação ao Stories do Instagram é que ele pode permanecer no feed sem a necessidade de destacá-los ou realizar qualquer outra ação semelhante.

Como o Reels é uma função muito mais personalizada para os usuários, não requer maiores especificações para publicar, embora seja importante que você se grave na vertical. Você já experimentou esse recurso divertido?

 

7. Posso alterar o formato de um vídeo para o Instagram?

Muitas vezes acontece que, às vezes, queremos fazer subir um vídeo para esta rede social, mas por algum motivo ele não atende aos parâmetros especificados mais acima.

Ou, de repente, queremos transformar um vídeo horizontal em vertical para publicá-lo na TV Instagram ou em nosso Storie. Para esses casos, existem alguns editores de vídeo on-line gratuitos intuitivos o suficiente para atingir todas as especificações do Instagram e podermos publicar.

Deixamos uma lista de editores on-line que ajudarão você a mudar o formato de um vídeo para o Instagram e outras redes sociais:

  • Kapwing: este editor foi especialmente desenhado para o que procuramos. Oferece a possibilidade de cortar vídeos e adaptá-los a diferentes redes sociais.
  • ClipChamp: nesta plataforma, você pode ajustar todos os parâmetros de um vídeo para publicá-lo no Instagram. Na verdade, há um passo a passo . explicando o processo.

 

instagram editor video

Imagen: Kapwing

  • Rocketium: Es un editor online con una versión gratuita que te permitirá subir un video, cambiar el formato de un video para Instagram y realizar clips rápidos para compartir en tus redes sociales. La mala noticia es que el resultado de la versión gratuita aparece con una marca de agua.  
  • Kizoa: Si bien es una aplicación con planes premium, tiene una edición gratuita que te permitirá crear y modificar videos para compartirlos en Instagram. Sin embargo, los videos editados con la versión gratuita incluyen una marca de agua. 

 

Conheça as técnicas avançadas de edição no Adobe Premiere 

 

Como você pode ver, cada formato de vídeo para Instagram tem um atrativo e pode variar de acordo com o que queremos comunicar. Você já tem seus vídeos prontos? Qual é o seu formato de vídeo favorito para Instagram?