Home Blog/ Brasil/
Brasil
O que é um lead e por que é importante para o seu e-commerce?O que é um lead e por que é importante para o seu e-commerce?

O que é um lead e por que é importante para o seu e-commerce?

Marina Helguera - 08 Jun 20

Articulo

7 min.

Obter leads tornou-se um dos principais objetivos do mundo do marketing digital, pois é uma maneira eficaz de obter novos clientes, intensificar a produtividade de uma empresa e incrementar seus benefícios. Gerá-los nos permite economizar esforços e focar em um objetivo fixo e claro.

Mas... o que é um lead?

É uma pessoa que compartilhou suas informações de contato com uma empresa em troca de obter informações ou obter um produto ou benefício. Para isso, ele teve que aceitar o aviso de privacidade e o aviso legal, e tornou-se parte do banco de dados da empresa, para ela poder entrar em contato com você e enviar conteúdos.

Prepare seu e-commerce para campanhas de alto impacto

Os leads podem ter chegado à empresa de várias maneiras: respondendo a formulários físicos, com caneta e papel; a partir de informações em páginas da web; redes sociais ou respondendo a perguntas da landing page, para que sejam a base de qualquer estratégia de inbound (quando é o usuário que aborda a marca e não quando a marca aparece para o usuário diretamente, como acontece no outbound).

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

Que tipos de leads existem?

Os profissionais de marketing digital distinguem dois tipos: leads frios e leads quentes. Poderíamos dizer que os primeiros estão na fase inicial do processo de compra e os últimos já estão prontos para comprar.

Ou seja, leads frios são pessoas que, em sua busca para encontrar uma solução para um problema ou necessidade, alcançaram determinados conteúdos que poderiam ser úteis para eles, e inscreveram-se no banco de dados para obter mais informações ou algum benefício (como participar de um concurso ou assistir a um tutorial). Estes últimos já estão interessados nos produtos ou serviços e querem falar sobre orçamento ou compra.    

Por que eles são tão importantes?

Se queremos conseguir clientes, precisamos criar conteúdos que se posicionarão para isso. Para isso, precisamos nos concentrar na criação de processos de compra e responder às perguntas que o consumidor se faria ao procurar por um determinado produto ou serviço, a fim de convertê-lo em um contato em nosso banco de dados.

Fazer isto não significa que teremos imediatamente um novo cliente, pois muitos deles simplesmente nos abordaram por curiosidade ou desejam descobrir algum tipo de conteúdo, mas nunca serão compradores em potencial.

Por meio de técnicas avançadas de lead scoring e lead nurturing, seremos capazes de fazer com que certas pessoas se convertam em clientes finais, pois elas nos dão pistas sobre quem devemos acompanhar até a fase final e nos ajudarão a fazê-lo.

No lead scoring se detectará quais pessoas em nosso banco de dados têm maior potencial de se converterem em clientes finais (a partir de parâmetros definidos por nós) e isso nos permitirá saber onde fazer um acompanhamento mais intenso. O lead nurturing é responsável por nutrir e informar através de contatos automatizados (e-mails, notificações, etc.).

A captação ou nutrição de leads é tão importante quanto a própria venda. Pergunto: você está pronto(a) para converter potenciais compradores em clientes reais e aumentar suas vendas? Deixo para você um curso que pode lhe interessar.