Mentoring: o que é e como ajuda nos treinamentos | Crehana
Mentoring: o que é e como ajuda nos treinamentos

Mentoring: o que é e como ajuda nos treinamentos

Última actualización 7 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Paula Cordero

O mercado de trabalho está cada dia mais exigente. Uma empresa não pode continuar operando se não tiver um plano de treinamento, pois os funcionários precisam de cada vez mais conhecimento para desempenhar melhor seus trabalhos. Para impulsionar o sucesso da empresa, o mentoring é uma opção favorável para aumentar a produtividade e garantir a motivação dos colaboradores. Continue lendo, pois neste artigo vou contar os benefícios desta metodologia em seu plano de treinamento.

O que é o mentoring?

O mentoring é uma metodologia que visa desenvolver o conhecimento das pessoas por meio da experiência. Este processo não está a cargo de um(a) gerente ou chefe, porque não é avaliativo. O(A) mentor(a) estimula, desafia e orienta o(a) colaborador(a) no sentido de aprimorar suas habilidades para o alcance dos objetivos traçados.

Desta relação, o(a) funcionário(a) não é o único(a) beneficiário(a). Ao fazer seu trabalho, o(a) mentor(a) melhora as habilidades de liderança, desenvolvimento e aprendizado. do(a) funcionário(a). Por meio da experiência, este(a) profissional deve compreender o(a) funcionário(a) para fornecer conselhos relevantes que lhe permitam desenvolver o treinamento de forma satisfatória.

Benefícios do mentoring

A escola de mentoring menciona que os benefícios deste processo são os seguintes:

📌 melhora o clima organizacional;

📌 desenvolve líderes para o futuro;

📌 melhora a experiência de treinamento;

📌 favorece o desenvolvimento do talento;

📌 gera um maior comprometimento com a empresa.

Tipos de mentoring

A plataforma de mentoria virtual Guider, menciona e explica os seguintes tipos de mentoring:

Mentoria individual: é o modelo tradicional de mentoring, em que um(a) funcionário(a) se relaciona com um(a) mentor(a) para melhorar seu desenvolvimento. Ressalta-se que o(a) mentor(a) possui mais experiência na área do que o(a) aprendiz e atua como assessor(a) e orientador(a).

Mentoria de pares: a tutoria entre pares envolve colegas de idade e nível de experiência semelhantes como mentores uns dos outros. Eles também podem se revezar como mentores ou aprendizes. Esta mentoria cria um sistema de apoio para aprender juntos.

Mentoria em grupo: um(a) mentor(a) é responsável por vários pupilos. Este processo é feito para causar impacto em pouco tempo e também ajuda a aprimorar as habilidades do trabalho em equipe.

Crehana para empresas

Mentoria reversa: esta mentoria ocorre quando um(a) jovem é o(a) mentor(a) de uma pessoa sênior. Nas mentorias individuais, este método pode ser usado, pois sempre podemos aprender muito uns com os outros.

Mentoria em equipe: envolve vários pupilos e mentores que têm assessoria como equipe. Ajuda a promover a diversidade na equipe e também o aprendizado entre todos.

Mentoria virtual: com a adoção do trabalho remoto, esse tipo de mentoria é mais comum. Tem grandes vantagens, porque permite otimizar o tempo, ter vários mentores, adaptar-se a horários diferentes, etc. Se esta mentoria for bem planejada, terá o mesmo impacto que uma realizada de maneira presencial.

Diferença entre coaching e mentoring

Esses dois termos são comumente confundidos. O portal Together, detalha as três principais diferenças entre coaching e mentoring:

1. A mentoria não é avaliativa, o coaching é

O coaching se baseia na medição da mudança de desempenho, seja por meio de avaliações ou testes. Por este motivo, os mentores não devem ser supervisores diretos ou um(a) gerente do(a) trabalhadora, enquanto que os coaches são muitas vezes especialistas ou gerentes contratados (as) que ajudam a melhorar o desempenho do(a) colaborador(a).

2. A mentoria é impulsionada pelo(a) aprendiz, o coaching é o oposto

Quando um(a) funcionário(a) faz parte de um relacionamento de mentoria, é ele(a) quem define as metas e o que deseja trabalhar. O(A) colaborador(a) pede um tempo com o(a) mentor(a) para resolver os problemas que surgem ao longo do caminho.

mentoring

Imagem: Freepik

Por outro lado, o(a) coach direciona a pauta da relação. Isto se deve ao fato do coaching estar relacionado ao desempenho. Existe uma habilidade ou objetivo específico em que o(a) coach é um(a) especialista e, portanto, seu papel não vai além do desenvolvimento de uma determinada habilidade.

3. A mentoria é personalizada, o coaching é replicável

Um(a) colaborador(a) tem necessidades específicas e discute desafios com seu(sua) mentor(a) que não estão necessariamente vinculados a indicadores de desempenho. No caso do coaching, a organização identificou uma lacuna de habilidades específicas e um(a) ou mais coaches são selecionados para fazer melhorias nesse desempenho. Este conteúdo é reutilizado e se generaliza.

O papel de um(a) mentor(a) em um programa de treinamento

Não há dúvida de que o mentoring é uma ótima ferramenta para desenvolver as habilidades de uma pessoa de forma profissional e pessoal. Na área de treinamento, esta metodologia permite ao(à) estudante fazer indagações para aprender rapidamente e colocar em prática o que foi estudado.

Os treinamentos on-line exigem monitoramento constante para garantir que todos os alunos estejam aprendendo. No Crehana para empresas, oferecemos mentorias personalizadas para os funcionários aprenderem na empresa, com especialistas que os orientam para atingir seus objetivos. Os mentores conduzem sessões ao vivo e assessorias para que os funcionários possam solicitar qualquer ajuda que seja necessária.

A partir do momento em que o(a) estudante inicia seu percurso de aprendizagem conosco, o(a) mentor(a) o(a) acompanha e orienta para garantir que sua experiência seja satisfatória. Todos os cursos do Crehana requerem a realização de um projeto para aplicação dos conhecimentos adquiridos e o(a) mentor(a) também dá suporte para garantir que os trabalhos sejam bem preparados.

Graças a isso, as empresas aumentam a produtividade e os alunos concluem os cursos em menos tempo, obtendo bons resultados. Os programas de treinamento devem ser cuidadosamente pensados para que os trabalhadores tenham motivação para estudar. Por isso, oferecemos planos de aprendizagem adaptados às necessidades de cada funcionário(a). Nossos mentores são profissionais destacados da indústria que orientam os funcionários e os ajudam a melhorar em seu trabalho.

Você quer ser parte da experiência Crehana? Para saber mais sobre nosso serviço para empresas, clique aqui..

También podría interesarte