Home Blog/ Brasil/
Brasil
Ganhe tempo com esses aplicativos para fazer animaçõesGanhe tempo com esses aplicativos para fazer animações

Ganhe tempo com esses aplicativos para fazer animações

Ale Vizarreta - 16 Nov 20

Articulo

7 min.

Já pensou em agilizar seu trabalho usando aplicativos para animações? Sabemos que fazer uma animação leva tempo, muito tempo, e existem tantas maneiras de fazer uma, que escolher uma boa forma de começar levará mais horas do que o planejado.

Por isso, ofereço-lhe esta lista com alguns dos melhores aplicativos para fazer animações. Você pode usá-los no seu computador, smartphone ou tablet, dependendo de suas necessidades. Eles ajudarão muito se você não tem muita experiência anterior em animação.

ejemplo de animación en una app

5 programas para criar animações

  1. Pencil 2D
  2. Rough Animator
  3. FlipaClip
  4. Krita
  5. Animation paper

 

Pencil 2D: um programa para animar em 2D

Acesso: grátis

Dispositivos: Windows, macOS, Linux

É uma ferramenta muito intuitiva para criar animações 2D. É simples na interface e na linha do tempo. Caracteriza-se por ter a opção de trabalhar em vetores ou raster, bem como implementar o esboço e a pintura.

No entanto, embora seja muito amigável, limita muitas opções de pincéis ou elementos avançados que você pode encontrar em outras plataformas.

Concluindo, se você é iniciante ou deseja animar traços simples como frases, palavras ou algum gesto nada complicado, é uma boa opção.

Rough Animator: um app de animação que você deve experimentar

Acceso: pago, gratuito (versão de teste)

Dispositivos: iOS, Android, MacOS, Windows

Se você tem um iPad, a melhor coisa a fazer é baixar o Rough Animator, Este aplicativo inclui muitos recursos que farão de você um(a) grande animador(a).

Podemos usar papel vegetal, pré-visualizações, camadas ilimitadas, a incorporação de áudio para lip syncing, o uso de rotoscópios e pincéis personalizados. Além disso, o programa é compatível com outros softwares, como Adobe Animate/Flash, After Effects e Toon Boom Harmony.

É um aplicativo pago, mas você pode baixar a versão de avaliação e ver se pode se familiarizar com o software. E se quiser se especializar neste programa, recomendo que você entre no curso de Tamy Hadeed sobre Rough Animator

aplicaciones para hacer animaciones

Animation with iPad Pro - Gal Shir

FlipaClip: comece a animar com este app no seu celular

Acceso: gratuito, pago (para adicionar mais opções)

Dispositivos: Android

Este aplicativo de animação para smartphones pode ser uma boa opção para começar na animação. Apresenta várias ferramentas para desenho, e a opção de adicionar áudio e exportar seu projeto em vários formatos.

No entanto, suas funções são reduzidas na versão gratuita e você tem que pagar um preço extra para desbloquear outras ferramentas, como usar mais de 3 camadas ou adicionar seus próprios arquivos de áudio. Isso nos limita um pouco, mas pode ser um ponto de partida para sua primeira criação.
 

Posteriormente, se esta for a sua carreira, valerá a pena investir em suas ferramentas de trabalho.

Baixe grátis nosso e-book Animação desde o zero

 

Krita: um app intuitivo para criar animações

Acesso: gratuito, pago (para Windows Store e Steam) e uma opção para doações.

Dispositivos: Windows, macOS, Linux

O Krita é um dos programas de animação que melhor gerencia o equilíbrio entre complexidade e intuição..

kripta aplicación para hacer animaciones

Entre as opções que apresenta estão a utilização de papel vegetal, adicionar molduras e gerir os seus próprios shortcuts. Além disso, oferece a opção de adicionar música à sua timeline. Mas um ponto muito importante são as ferramentas para pintar o que você está animando.

Animation Paper: um app completo para criar animações

Acesso: gratuito (versão beta) e US $ 79 para a versão final (sem data de lançamento)

Dispositivos: Windows, macOS

Criado por Niels Krogh Mortensen, o, Animation Paper é uma ferramenta de animação muito completa para a criação de personagens quadro a quadro.

Ao contrário dos outros aplicativos, apresenta uma infinidade de opções que mostram perfeitamente que é criado por um(a) animador(a) para outros animadores.

Como fazer animações simples?

Se você precisa fazer animações fáceis e rápidas, basta baixar um dos muitos apps para criar animações no seu celular. A maioria deles tem uma interface fácil e amigável — então, fazer animações 2D será mais fácil do que encher um balão.

✔ Baixe um app para criar animações fáceis de usar. Faça uma pesquisa no Google Play e na Apple Store. Certifique-se de que seja um app com um banco de personagens e elementos que permitem fazer animações rápidas.

✔ Explore o aplicativo e suas funções: formatos, camadas, molduras, ferramentas de desenho, etc. Se oferece tutoriais, verifique-os.

✔ Defina o objetivo da sua animação ou vídeo animado: o que você quer alcançar com esta animação? Atrair mais clientes ou gerar interação? É um vídeo que você usará para postar nas redes sociais ou para um anúncio?

✔ Faça um script. Por mais curto que seja seu vídeo ou animação, é aconselhável escrever um texto onde você exponha os detalhes de seu conteúdo.

✔ Selecione o personagem e os elementos que vão de acordo com o objetivo e a mensagem do seu vídeo animado. Teste até encontrar o estilo que procura.

✔ Adicione uma trilha musical, mas certifique-se de que está livre de direitos autorais. Existem várias plataformas que oferecem música gratuita. O próprio Facebook tem um banco de músicas que você pode usar sem problemas. Lembre-se que um vídeo com áudio é mais atraente.

✔ Agora, exporte sua animação no formato que desejar, e pronto. Chegou a hora de publicá-la nas redes sociais.

 

Aplicativos para fazer animações simples

◼ PicsArt Animator

Acesso: grátis

Dispositivos: Windows, iOS, Android

É um app para criar animações e desenhos animados. O PicsArt Animator se caracteriza por ser fácil de usar e oferecer várias funções. Isto inclui: gravar sons e vozes em off, criar seus próprios emojis, animar quadro a quadro, duplicar, inserir e excluir fotogramas, etc. Todos estes recursos são gratuitos.

Use-o para criar vídeos de desenhos animados, GIFs animados e esboços divertidos em apenas algumas etapas. Você não precisa ter noções de animação para tirar proveito disso.

.

 

◼ Stick Nodes: Stickman Animador

Acesso: grátis

Dispositivo: Android

É um dos melhores apps para criar animações stick figure (bonecos de palito) em dispositivos móveis. O Stick Nodes permite aos usuários criar suas próprias animações baseadas em stick figure e até mesmo exportá-las como GIFs animados e vídeos MP4.

Tem uma variedade de funções: interpolação de quadros, uma câmera que permite a você aplicar zoom e girar em torno das cenas, duplicar objetos na animação, uma variedade de formas e cores, etc.

Além disso, uma comunidade foi construída em torno deste app para criar animações. No YouTube, existem vários exemplos de animações que os usuários criaram. Procure-os com a palavra "sticknodes".

 

◼ Anime Maker

Acesso: grátis

Dispositivos: Android, iOS

Outro aplicativo para fazer animações rápidas e fáceis é o Anime Maker. Este app dá-lhe a possibilidade de criar animações ao estilo de um flipbook (um livro com várias imagens que ao serem “folheadas” parecem rapidamente animar-se, dando uma sensação de movimento).

O Anime Maker permite que você desenhe com o toque, criar animações de flip book, definir o pincel e as cores, bem como desfazer, excluir, ajustar a velocidade da animação e adicionar, excluir e duplicar quadros de animação, etc.

Mas embora não tenha funções de áudio ou permita a exportação de arquivos e seu zoom seja limitado, é um app para criar animações muito popular entre os animadores de aplicativos de animação. Além disso, convida você a publicar suas criações em seu site..

 

◼ Stickman: draw animation, creator & maker, drawing

Acesso: gratuito, pago (para adicionar opções e remover publicidade).

Dispositivo: Android

É um app para criar animações fáceis e divertidas. Por isso, é ideal para iniciantes, crianças ou pessoas que não sejam tão exigentes com o desenho. Como o próprio nome indica, o Sitckman permite criar flipbooks e animações em frames, tendo como base bonecos de palito.

Tem as ferramentas de desenho e cores necessárias para criar histórias animadas simples em minutos. Porém, sua versão gratuita tem muitos anúncios e não oferece muitas opções de pincel.

hacer animaciones rápidas

 

◼ Animatic

Acesso: gratuito, pago (para adicionar opções).

Dispositivo: Android

Se você está interessado(a) em animação, mas não sabe por onde começar, o Animatic é uma boa opção para iniciantes que procuram fazer animações 2D simples. Com este app, você poderá criar animações em pouco tempo, graças ao seu editor de quadros e às suas ferramentas de desenho (lápis, giz de cera, marcadores, etc). Quando estiver satisfeito(a) com sua animação, você pode exportá-la como GIF ou vídeo e compartilhá-la nas redes sociais.

 

 

◼ Pixel Animator

Acesso: gratuito, pago.

Dispositivo: Android

Pixel Animator é um aplicativo para criar animações tipo GIF. Se você é fã de pixel art, vai gostar de experimentar. Graças às suas funções, você pode criar uma pixel art desde o zero (com base em uma fotografia ou um desenho existente) e depois convertê-lo em um GIF.

Como os apps anteriores, também funciona por quadros. A versão gratuita permite adicionar até 10 quadros. Lembre-se de que a taxa de quadros é a velocidade que a animação GIF terá no final.

Outro de suas características é que permite editar arquivos GIF existentes.

 

 

Como fazer melhores animações?

Se você tem alguma experiência com alguns programas de animação como o After Effects e quer saber como fazer melhores animações, deixamos para você estes tutoriais de animação que o(a) ajudarão a melhorar sua técnica, inclusive se você usa o Procreate. Você sabia que este programa de ilustração também permite animar?

Aprenda a instalar e usar o Animation Composer para After Effects

 

Crie Motion Shapes no After Effects

 

Como fazer texturas animadas no Photoshop e no After Effects

 

Aprenda a fazer uma animação simples com o Procreate

 

Páginas para fazer animações on-line

Atualmente, há uma variedade de apps para criar animações em dispositivos móveis e  programas de animação de todos os níveis. Mas também existem vários sites que nos permitem fazer animações simples com elementos preconcebidos. Aqui, deixamos uma lista:



4 cursos grátis de animação para começar a amar esta técnica

Estes são alguns dos apps e páginas que ajudarão você na criação de animações gratuitas. Existem muitos mais, mas lembre-se de que você deve se concentrar no software onde se sentir mais confortável e com o qual não se complique durante a animação.

Você pode descobrir mais sobre ferramentas e processos de animação em nossos cursos de animação.