Home Blog/ Brasil/
Brasil
Coronavírus: quanto tempo durará a quarentena?Coronavírus: quanto tempo durará a quarentena?

Coronavírus: quanto tempo durará a quarentena?

Juliane Angeles - 12 Abr 20

Articulo

7 min.

Depois de vários dias em quarentena, você certamente está se perguntando: quanto tempo durará essa crise? Ou quanto tempo mais teremos que viver em isolamento social? Sim, esperamos que termine, mas, infelizmente, ninguém pode dizer com certeza quando essa situação terminará.

Cientistas e especialistas explicam que não é fácil dar uma resposta. Nem se atrevem a fazer previsões sobre essa pandemia, que já matou mais de 20.000 pessoas em todo o mundo..

Enquanto isso, vários países, como o Paraguai e a Argentina, estão se preparando para prolongar os dias de quarentena e fortalecer suas medidas de prevenção. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump anunciou que seu país combaterá o vírus, provavelmente até julho ou agosto..

Stephen Morse, pesquisador de doenças na Universidade de Columbia, em Nova York, disse que "esta situação é sem precedentes" nos EUA, onde o COVID-19 se espalhou rapidamente e se permitiu seguir seu curso.

Por enquanto, temos apenas alguns sinais positivos de que as reações imediatas funcionam. É o caso da China, que alcançou a diminuição de novos casos de coronavírus após aplicar medidas severas de distanciamento social e adicionar a análise de anticorpos à sua lista de métodos.

O que podemos fazer por enquanto? Ficar em casa e seguir as medidas de proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, reduzindo, assim, a probabilidade de contrair o vírus.

Baixe gratuitamente o nosso manual de pausas ativas para o seu home office


O distanciamento social como prevenção

Um relatório recente do Imperial College de Londres enfatiza o distanciamento social como uma medida severa para combater a propagação do COVID-19, um vírus com uma letalidade comparável à gripe H1N1, de 1918. Neste sentido, aponta para duas estratégias fundamentais:

- Supressão: aqui o objetivo é reduzir o número de casos secundários ou eliminar a transmissão de pessoa para pessoa. "O principal desafio dessa abordagem é o uso de NPIs (e medicamentos, se disponíveis), que devem ser mantidos, pelo menos intermitentemente, por um tempo enquanto o vírus circula na população humana, ou até que esteja disponível uma vacina", indica o estudo.

As NPIs, ou intervenções não farmacêuticas, são ações que podem ajudar a retardar a propagação da doença. Alguns deles incluem o distanciamento social de toda a população ou a lavagem das mãos com água e sabão.

- Mitigação: esta estratégia está focada em retardar a propagação da epidemia. Segundo o relatório, "o objetivo, aqui, é usar as NPIs (e vacinas ou medicamentos, se disponíveis) não para interromper completamente a transmissão, mas para reduzir o impacto da epidemia na saúde". O documento nos lembra que essa estratégia foi "adotada por algumas cidades nos Estados Unidos. em 1918 e pelo mundo em geral devido à influenza de 1957, 1968 e 2009”.

O estudo sugere que, das duas estratégias, a supressão — que requer o distanciamento social de toda a população — é a que pode salvar mais vidas e impedir o colapso dos hospitais. Além disso, alerta que "a transmissão do vírus se recuperará rapidamente se as intervenções forem relaxadas".

Quer continuar aprendendo em casa? Torne-se um mebro Premium aqui

A quarentena poderia ser estendida

É outra probabilidade. E aqui estão várias perguntas a serem consideradas como cidadãos e autoridades:

- Estamos preparados para o isolamento social por mais algumas semanas?

- Apoiaremos medidas de distanciamento social estendidas?

- Que medidas as autoridades tomarão para evitar mais infecções e mortes e tornar nossas vidas um pouco mais suportáveis?

Quanto tempo demorará a vacina para o COVID-19?

Nesse sentido, a OMS é clara e precisa. Segundo seu site, "até o momento, não existe vacina específica ou medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o COVID-19".

Mas isso não significa que não estejam sendo feitos esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para combater esse vírus. "Possíveis vacinas e diferentes tratamentos farmacológicos específicos estão sendo investigados. Existem ensaios clínicos em andamento para testá-los ", diz ela.

Por outro lado, o Imperial College de Londres estima que "levará pelo menos 12 ou 18 meses para que uma vacina esteja disponível" e que "não há garantia de que as vacinas iniciais sejam altamente eficazes".

Então, como essa pandemia terminará?

Não terminará completamente até que uma vacina eficaz seja desenvolvida. Mark Jit, pesquisador de doenças da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, concorda com o Imperial College que uma vacina para uso generalizado estará pronta em 12 ou 18 meses. "Logo nossas vidas voltarão ao normal", diz ele.

Até lá, nossas vidas terão mudado.

Convidamos você a conhecer nossa nova seção Trabalho Remoto

Em suma, até os cientistas encontrarem uma vacina contra o COVID-19, as medidas de distanciamento social parecem ser a melhor maneira de impedir a propagação do vírus.

A OMS também nos lembra que "lavar as mãos com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ou com um lenço de papel quando tossir e manter uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas que tossem ou espirram" são formas eficazes de proteger você e outras pessoas do vírus.

Os dias difíceis ainda não acabaram. E não é ruim se nos sentimos estressados ou angustiados pelas medidas de distanciamento social. É compreensível. Obviamente, se você está muito preocupado(a) com o isolamento social, recomendamos que você dê uma olhada no artigo “ Como gerenciar a ansiedade sobre o coronavírus”. Lembre-se de que essa situação terminará, mas a grande incógnita é quando.