Home Blog/ Brasil/
Brasil
7 ideias para tirar fotos em casa e sair bem sem muito esforço7 ideias para tirar fotos em casa e sair bem sem muito esforço

7 ideias para tirar fotos em casa e sair bem sem muito esforço

Andres Kishimoto - 07 Oct 20

Articulo

7 min.

Para muitos(as) fotógrafos(as), eu inclusive, não poder sair de casa (com tanta frequência quanto antes) criou um obstáculo para nós. Por isso, queremos incentivá-lo(a) a aproveitar os seus espaços com 7 ideias para tirar fotos em casa.

Embora no início pareça que não é possível, aproveitar os seus espaços interiores pode ajudar você a continuar a tirar fotos, ou seja, a manter-se em atividade e a melhorar aquilo pelo qual você é apaixonado(a): a fotografia.

Neste artigo, compartilho algumas ideias para continuar tirando fotos em casa.

Baixe grátis nosso Guia de fotos de produtos em cas

 

Índice

  1. Como tirar fotos em casa?
  2. Autorretrato: o que é e como fazer?
  3. Still life: imagens de naturezas mortas em casa
  4. Explore a luz: cursos e recursos gratuitos
  5. Abstração: arte abstrata em suas fotos
  6. Fotos desde a minha janela: fotos que você pode tirar em casa
  7. Edição de fotos on-line
  8. Telas: iluminação fotográfica
  9. Como ficar bem nas fotos?
  10. Poses para fotos de rosto
  11. Fotografia de retrato: em busca de retratos fotográficos originais
  12. Fotos para imitar em casa

 

Acesse todos os nossos cursos com uma Assinatura Premium

 

1. Como tirar fotos em casa?

Você sente falta de inspiração para tirar fotos em casa? Apresentamos 7 ideias para você começar a explorar a fotografia na sua casa.

Sabemos o quanto você é criativo(a) e é por isso que queremos apenas dar-lhe um pequeno “empurrão”, para que se anime a fotografar com estas ideias originais para tirar fotos em casa, o que temos certeza que funcionarão para você também.


Temos um Pacote de cursos gratuitos de fotografia e retoque digital para que você possa complementar seu aprendizado e obter fotos incríveis.

Lista de ideias para tirar fotos em casa, que pareçam profissionais

1. Autorretrato

2. Still life

3. Explore a luz

4. Abstração

5. Fotos desde a minha janela

6. Edição de fotos on-line

7. Telas

2. Autorretrato: O que é e como fazer um?

O conceito de autorretrato e fotografia vai além de tirar uma foto de você mesmo(a). O autorretrato é uma ótima maneira de descobrir nosso eu interior por meio de imagens que refletem quem realmente somos.

Se você é como eu e não gosta de ser fotografado, esta é o melhor momento para sair da sua zona de conforto e experimentar selfies. Pegue um tripé, use o cronômetro de sua câmera e comece a fazê-las. Experimente diferentes poses, diferentes expressões — a ideia será experimentar consigo mesmo(a).

Ajuda muito você imaginar um contexto para a foto. Qual seria a sua expressão se ganhasse na loteria? Qual seria a sua expressão antes de uma batalha? Mantenha estes cenários em mente, porque eles podem ajudá-lo(a) mais tarde, quando você tiver sessões com modelos.

Se quiser explorar mais sobre os tipos de fotografia que você pode fazer, você, pode verificar este artigo

“[O autorretrato é] uma disciplina muito interessante no mundo da fotografia, pois podemos exteriorizar tudo o que temos dentro de nós — tristeza, felicidade — ou simplesmente nos divertir tirando fotos raras e criativas usando a pessoa mais importante como modelo, nós mesmos."

- Juan Diego Johns

Juan Diego Johns

Crédito: @johns_ph

Qual é a diferença entre um retrato e um autorretrato?

Vamos explicar esta diferença de uma forma muito simples. Um retrato é a imagem de alguém "modelo" tirada por um(a) fotógrafo(a), e um autorretrato é a sua fotografia tirada por você mesmo(a).

Se você está se perguntando como tirar uma foto de retrato em sua casa, a primeira coisa que precisa saber é que precisará de um modelo, e o segredo está na simplicidade.

Você pode brincar com os primeiros planos em qualquer ambiente, já que não precisa se preocupar com o fundo. O foco principal será a pessoa que será retratada em diferentes poses para suas fotos.

O autorretrato na fotografia permite explorar parte do seu corpo e rosto, e se não quiser que o seu rosto apareça na imagem, pode tirar fotos de diferentes partes do seu corpo. Mas lembre-se sempre de comunicar "algo" por trás de cada imagem.

Não se esqueça de ajustar o temporizador por tempo suficiente para estar na pose ideal antes do autodisparo, e também certifique-se de que está sempre focado(a).

Autorretratos famosos

Entre os fotógrafos famosos mais conhecidos no mundo dos autorretratos estão Lee Friedlander, Alberto García Alix, Nan Goldin e Vasco Szinetar.

Estes artistas são uma fonte incrível de inspiração, que podem abrir um mundo interessante de exploração não apenas fotográfica, mas também introspectivamente, para redescobrir quem você é como artista/fotógrafo(a) e como ser humano.

Autorretratos famosos

Foto: Alberto García Alix

3. Still life: imagens de naturezas mortas em casa

Outra ideia de fotos que você pode fazer em casa é usar seus objetos favoritos para tirar fotos deles. Estas são as conhecidas imagens de naturezas mortas feitas em casa, que também são frequentemente chamados de "Still Life".

Podem ser plantas, sua comida, coisas de tecnologia ou joias. Organize os objetos para que pareçam esteticamente atraentes para você e remova os objetos que não estão agregando à sua fotografia. Em uma sessão como esta, você estará desenvolvendo sua direção de arte e stylling.

Still Life: imágenes de bodegones en casa

Conheça todos os nossos cursos de Fotografia que temos para você

Na arte "Still Life Photography", podemos brincar com muitas coisas para montar naturezas mortas interessantes em casa.

Os tipos de naturezas mortas que você pode montar podem ser de cascas de frutas aos restos de vegetais que você acabou de cortar para cozinhar, ou talvez você também possa ir a um jardim e coletar diferentes flores ou plantas e montar uma natureza morta com um tema fotográfico de "natureza morta de flores”, etc.

Deixe sua criatividade voar e “dispare”!

Still Life Photography

Foto: Ingelin Norheim

4. Explore a luz: cursos e recursos gratuitos

Veja como o Sol se move em sua casa. Normalmente, a melhor luz é o que chamamos de golden hour, mas a luz vai entrar (ou não) dependendo de onde as janelas estão em sua casa. Avalie-a e também o seu espaço; veja se a luz é forte, suave ou indireta.

Você notará como a qualidade da luz muda completamente o mood do espaço.

Você também pode replicar Monet com o estudo de suas pinturas: retratar a mesma cena, mas em momentos diferentes. Com isso, você pode documentar e analisar como a luz influencia a cena conforme passa o tempo.

“Analisem constantemente qual é o melhor hora para cada canto da sua casa e, assim, estarão preparado para tirar fotos incríveis.”

- Juan Diego Johns

fotografía iluminación

O uso da luz natural agrega uma qualidade muito boa a qualquer foto e, muitas vezes, consegue se tornar um elemento dentro da composição das imagens.

O mais importante ao trabalhar fotos em casa é a sua imaginação. Você não precisa de mais nada e, se não tiver uma câmera, pode começar a tirar fotos com o seu celular.

Se você está interessado(a) em aprofundar a exploração da luz na fotografia, pode inscrever-se neste curso de Técnicas de iluminação fotográfica  e também rever este artigo sobre as técnicas de Iluminação que deve dominar e conhecer.

5. Abstração: arte abstrata em suas fotos

Nem sempre precisamos tirar fotos do óbvio. A arte abstrata em suas fotos permite que você explore diferentes perspectivas, e usa reflexos, espelhos e sombras para variar as coisas.

Tirar fotos em casa também pode ser tão disruptivo  quanto você gostaria.

A abstração é interessante porque é baseada na sua interpretação da imagem. Você levará sua criatividade ao extremo e, aos poucos, ela ajudará a descobrir seu próprio estilo de fotografia.

arte abstracto en tus fotos

O que é arte abstrata?

A arte abstrata é uma disciplina muito pessoal e pode ser um pouco complexa para os espectadores entenderem.

Não existem regras para o processo de abstração; mas se você olhar para a maioria das fotos que praticam essa arte, elas são baseadas em linhas, padrões, texturas e cores.

Características da arte abstrata

Para obter o máximo da sua capacidade de abstrair e conseguir tirar algumas fotos incríveis em casa, você pode considerar estes pontos antes de fotografar:

Luz: brinque com o contraste entre a luz clara e a escura.

Cor: quente ou fria.

Textura: lisa, áspera, suave, etc.

Composição: balanceada. dinâmica, estática, aberta, simples, etc.

Emoção: qualquer estado de ânimo que você quiser explorar.

6. Fotos desde a minha janela: fotos que você pode tirar em casa

Para as pessoas que estão tirando fotos com base na arquitetura, pode ser mais difícil tirar fotos agradáveis neste momento. Mas, você começará a desenvolver um novo visual, a partir do dia a dia. Incline-se para fora da janela e veja o que há lá fora — o que é único no seu bairro? Existe algo que você nunca notou?

É hora de explorar os arredores de sua própria vida. Não é impressionante se aprendermos a olhar diferente?

fotos en casa

7. Edição de fotos on-line

Nem sempre temos todo esse tempo em casa. Aproveite para melhorar seu estilo de edição. Comece avaliando as edições anteriores e veja se você pode fazer uma reedição melhor delas.

Explore seu software de edição e tente coisas diferentes. Você sempre quis aprender como editar fotos em preto e branco? Ou trabalhar com retoque, restauração e composição? Este é o momento de explorar estas novas habilidades.

Existem alguns programas gratuitos de edição de imagens que podem servir como práticos editores de fotos. Se você não tem muito tempo para editar suas fotos manualmente, estas opções irão ajudar:

Snapseed

Befunky

Canva

Deixo aqui nossos cursos de edição de fotografia, A variedade em edição é impressionante, e tenho certeza que você aprenderá novas formas de fazê-lo.

Tutoriais de edição e retoque fotográfico

Se você é um(a) fotógrafo(a) que acaba de entrar no mundo da edição e retoque fotográfico, deve saber que os melhores programas para editar fotos são: Photoshop e Lightroom.

Esses dois tipos de software de edição de imagens serão suas ferramentas para sua pós-produção fotográfica.

Se você não tem ideia sobre como usá-los, você pode verificar este Guia Definitivo para dominar o Photoshop e Como editar fotos no Lightroom: estes são os passos.

E se você estiver interessado(a) em editar suas fotos no Photoshop como um(a) especialista, pode se inscrever neste curso Adobe Photoshop essencial para fotógrafos(as) E se você gosta de retocar, aprenda com o Adobe Lightroom: torne-se um(a) especialista em retoque.

Existem alternativas para todos os gostos e interesses fotográficos. O importante é que você pegue sua câmera, comece a capturar e edite seu material com seu programa favorito.

8. Telas: iluminação fotográfica

Todos nós temos telas em nossas casas! Com eles, mudar uma cena é tão fácil quanto mudar um papel de parede.

Em um momento, você terá um fundo de luzes de néon e, em seguida, poderá mudar completamente para um fundo abstrato. Você também poderá brincar muito com cores que são uma fonte de luz interessante.

Juan Diego Johns, profesor de Crehana, fez um vídeo em que explica como usar as telas e como tirar outro tipo de fotos interessantes em casa.

 

Não é impossível começar a tirar fotos em casa, aliás o seu espaço (que pensava que conhecia muito bem) vai mostrar-lhe novas possibilidades em cada canto. Comece a explorar os lugares privados e aqueles que você compartilha com sua família. Onde você quer contar sua ideia? Você se sente confortável nesse espaço? Para Juan Diego, o espaço número um sempre será seu quarto.

“Meu quarto é um ótimo lugar, pois é bastante pessoal e, provavelmente, é o lugar da casa onde nos sentimos mais livres para sermos nós mesmos. Então, eu escolheria aquele lugar a qualquer outro; mas também, dependendo da ideia que tivermos, qualquer lugar que se adapte à proposta será perfeito: o banheiro, a cozinha, nosso escritório, realmente tudo serve.”

- Juan Diego Johns

Descarga gratis este pack de presets para Lightroom

presets para lightroom

 

9. Como sair bem nas fotos?

Você não sabe posar para sair bem nas fotos? É verdade que algumas pessoas são mais fotogênicas do que outras, mas isto não significa que você não possa trabalhar sua fotogenia para mostrar uma imagem melhor nas fotos.

Ser fotogênico(a) está relacionado à segurança que uma pessoa mostra diante de uma câmera. A beleza passa para um segundo plano. Assim, descobrimos que existem pessoas bonitas que não ficam bem nas fotos.

E quando falamos em beleza, temos que entender que não existe beleza absoluta, mas vários tipos de beleza.

Perguntar-se como sair bem nas fotos é válido, desde que não se torne uma obsessão. Afinal, quem não quer ver-se bem?

Se você se intimida com câmeras ou não sabe que expressão fazer ao tirar fotos profissionais ou fotos em casa, siga estas dicas e truques. Da próxima vez, você estará confiante o suficiente para enfrentar uma câmera.

Como sair bem nas fotos com a ajuda de um espelho

Muitos(as) fotógrafos(as) profissionais concordam em usar o espelho que temos em casa para praticar as poses e expressões que mais nos favorecem.

Para os(as) mais tímidos(as), esta é uma prática que pode ser mais confortável. Você não terá ninguém olhando para você — será apenas você e o espelho. O que deve fazer?

  • Identificar seus melhores ângulos. Todos nós temos pelo menos um.
  • Depois de saber qual ângulo é o melhor para você, pratique na frente do espelho.

 

Cómo salir bien en las fotos

Foto: Unplash

Pratique tirando selfies

Outra ideia para tirar fotos e sair bem nelas é tirar selfies. Assim, como você leu. As selfies, que não são necessariamente narcisistas, podem ajudá-lo(a) a se conhecer. Em outras palavras, são muito úteis para praticar o autoconhecimento: ser mais compreensivo(a) e tolerante com suas fraquezas, administrar seus pontos fortes e administrar melhor suas emoções.

Tire selfies para praticar suas poses. Você notará que mais tarde — quando tirar fotos criativas em casa ou fotos profissionais — a pose não será mais algo que o(a) preocupe.

Você pode colocar seu celular em um tripé e usar o temporizador da câmera.

cómo posar para salir bien en las fotos

Foto: Unplash

Olhe para baixo ou para outro lado

Se você não sabe posar para sair bem nas fotos, desvie o olhar. Você pode olhar para baixo ou para o lado. Lembre-se que nem sempre é necessário olhar para a lente da câmera para sair bem nas fotos.

Este truque não só ajudará você a tirar uma boa foto, mas também a se sentir mais relaxado(a) consigo mesmo(a), especialmente se seus nervos tendem a deixá-lo(a) tenso(a).

Cómo salir bien en las fotos

Foto: Unplash

Coloque suas pernas em A

Se você está procurando mais ideias para fotos em casa, experimente a pose de perna em A . Essa postura irá equilibrar seu corpo, colocando-o em paralelo com seus ombros. Como conseguir essa pose? Abra as pernas formando um A e traga a ponta de um dos pés ligeiramente para dentro.

cómo posar para salir bien en las fotos

Foto: Unplash

Coloque as mãos nos bolsos

Este truque servirá tanto para fotos profissionais quanto para fotos criativas em casa. Não sabe o que fazer com as mãos quando se trata de uma foto de corpo inteiro? Coloque-as nos bolsos da calça. Como conseguir essa pose corretamente? Coloque a mão no bolso, mas nem tanto, senão parecerá que você está procurando algo nele. A ideia é que você mantenha o polegar de fora.

Se alguém lhe perguntar como posar para sair bem nas fotos, dê este conselho.

cómo posar para salir bien en las fotos

Foto: Unplash

Cruze as pernas e obtenha fotos legais

Cruzamentos de pernas irão ajudá-lo(a) a obter fotos legais, embora nem sempre sejam feitos corretamente. Como fazer isso? Traga sua perna direita na frente da esquerda. A ideia é que você vá um pouco para a frente e coloque o pé completamente. Você também pode apoiar apenas a ponta do pé.

Mas há outra perna cruzada popular que você pode usar para obter retratos fotográficos originais. Basta soltar o pé direito, depois de segurá-lo na frente da perna esquerda. É uma postura que proporciona naturalidade.

Você também pode fazer essa pose usando um acessório (o que quiser) e deixando um pequeno espaço entre as duas pernas.

Cómo salir bien en las fotos

Foto: Unplash

Se você não sabe como sair bem nas fotos, faça a pose de Victoria Beckham

Sim, nos referimos à ex-integrante das Spice Girls e estilista. Uma de suas poses favoritas nos tapetes vermelhos é aquela com o pé para a frente e a mão no bolso.

Você quer conseguir fotos legais? Explicamos como alcançar a pose de Victoria Beckham. Traga seu pé direito à frente e apoie-o totalmente. O pé esquerdo deve estar diagonalmente. Certifique-se de que o calcanhar do pé direito está no meio do pé esquerdo. Por fim, coloque as mãos nos bolsos.

Se você estiver carregando um acessório ou objeto, segure-o com a mão esquerda e coloque a direita no bolso. E pronto, esta é uma das ideias para tirar fotos que irão trazer à tona a melhor versão de você.

Foto: @victoriabeckham

10.  Poses para fotos de rosto

Aqui estão algumas recomendações de poses para fotos de rosto que ajudarão você a tirar selfies, fotos profissionais ou fotos em casa.

Abaixe o queixo e olhe para o alvo

É uma pose muito utilizada por modelos e celebridades. A razão? É fácil de conseguir e suaviza as características faciais. Como fazer essa pose para conseguir fotos legais? Abaixe ligeiramente o queixo em direção ao pescoço e direcione o olhar para a lente da câmera. Se decidir sorrir, faça-o sem exagero.

Poses para fotos de cara

Foto: Unplash

Sorria como quiser

Poderíamos dizer que sorrir é uma das poses para fotos clássicas de rosto. Mas o que é melhor? Um meio sorriso ou um sorriso completo? Nossa recomendação é que você sorria quando se sentir mais confortável ou normalmente. Forçar um sorriso nem sempre é o melhor.

Poses para fotos de cara

Fotos: Unplash

Brinque com suas mãos e seu cabelo

Se você é uma daquelas pessoas que não gosta de sorrir nas fotos, pode escolher brincar com as mãos e o cabelo. A ideia é que você destaque seu rosto ou visual.

Como fazer esta pose para fotos criativas em casa? Prenda o cabelo de lado. Não coloque a mão no rosto ou na cabeça. Basta levar os dedos ao rosto ou roçá-lo com eles. Lembre-se de evitar mostrar os cotovelos.

cómo posar para salir bien en las fotos

Foto: Unplash

 

11.  Fotografia de retratos: em busca de retratos fotográficos originais

Como conseguir retratos fotográficos originais? Os(As) fotógrafos(as) especializados(as) em retratos têm a resposta. A chave está na expressão corporal e facial. Aqui, as poses e as emoções são mais importantes do que nunca. A fotógrafa Alexia Mercado,  professora do curso de Fotografía de retratos pictóricos, conta-nos o seguinte:

“Nossos gestos ou posturas que mantemos também interferem nas mensagens que comunicamos. Pode-se dizer que a expressão corporal é a companheira das palavras (...) O que se deve atentar é que a foto capte algo da personalidade do(a) modelo retratado(a) ou de um momento especial. Existem vários tipos de emoções que podemos interpretar através da comunicação não verbal, só temos que aprender a expressá-las através do retrato.”

A fotografia de retratos focaliza apenas rostos? Ao contrário do que se pensa, não é totalmente verdade. Mercado explica assim:

“O retrato não focaliza apenas o rosto. Nem é preciso que o rosto apareça, pois todo o corpo humano não só se move, mas também se comunica. Ele pode adquirir uma linguagem própria, com um ritmo e uma intensidade.”

Foto:  Alexia Mercado

12. Fotos para imitar em casa

Quer tirar fotos em casa, mas não sabe posar? Outra forma de se conhecer e descobrir o que você mais gosta é procurando referências e imitando-as. Por esta razão, selecionamos alguns retratos fotográficos originais para você tomar como guia e praticar movimentos, poses e gestos. Você se anima a fazê-los?

Fotos para imitar en casa

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Fotos para imitar en casa

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Foto: Unplash

Fotos para imitar en casa

Foto: Unplash

 

Você já tem muitas opções que podem ajudá-lo(a) a melhorar suas fotos em casa. Para continuar aprendendo, convido você a navegar em nossa categoria de Fotografía.

 

Bonus Track: ferramentas gratuitas de fotografia

Guia de autorretratos com seu celular

 

Presets do Lightroom

presets para lightroom

Ações vintage para Photoshop

Acciones vintage Photoshop