16 filmes imperdíveis feitos com animação em stop motion

Última actualización 17 de Agosto del 2020

user

Alejandra Mujica

16 filmes imperdíveis feitos com animação em stop motion 16 filmes imperdíveis feitos com animação em stop motion

Na categoria de filmes animados estão definitivamente aqueles que são feitos em stop motion.

Depois de uma longa pesquisa, reunimos uma lista meticulosa de filmes que temos quase certeza que se tornarão seus favoritos na categoria de filmes de animação.

E se você é fã como nós de skins animados, então deve ter visto quase todos os desta lista. E se não... o que você está esperando?

Anime suas ideias: do desenho ao stop motion, inscreva-se
 

Antes de dizermos quais são os filmes, achamos importante entender do que se trata esta incrível arte da animação chamada stop motion.

Índice

 

O que é animação em volume ou stop motion?

A animação em volume ou stop motion é uma técnica de animação realizada com tomadas contínuas de objetos, em que cada tomada varia ligeiramente da anterior, criando, assim, a aparência de movimento.

É uma técnica antiga, que nasceu praticamente com o cinema, mas com o passar do tempo foi sendo aprimorada e combinada com outras técnicas e efeitos de animação com os quais se fazem filmes impressionantes, tanto curtas quanto longas-metragens.

Devido ao seu alto grau de trabalho, por serem executadas quadro a quadro, as animações realizadas com esta técnica exigem muita paciência e esforço.

Os resultados são muito variados, mas a profundidade e as texturas das imagens dos objetos animados criam uma atmosfera única.

Este último pode ser exemplificado por alguns dos mais proeminentes filmes de animação em stop motion feitos nos últimos anos.

stop motion studio animacion personas jugando

Imagem: StopMotionStudio

Como aplicar a técnica de stop motion?

A técnica de stop motion é toda animação que não é criada de forma computadorizada nem é um desenho animado. Para aplicar a técnica, são utilizados objetos que existem na realidade, dando-lhes movimentos animados.

Como parte da produção, é importante que cada fotografia tirada tenha uma pequena alteração. Quando vemos a sequência das fotos, também veremos um movimento. Se quisermos obter um efeito mais realista, é importante considerar que as modificações para cada tomada devem ser muito sutis — isto significa que quanto menor a modificação, mais real será o movimento.

Você deve considerar que, para aplicar a técnica de stop motion, uma vez que se avança, não se pode mais voltar.

Você deve fotografar cada movimento aproximadamente 24 vezes, pois com 24 quadros por segundo, conseguiremos um movimento natural que fará parecer que não houve edição entre cada quadro.

stop motion studio beso de dos personas

Imagem: StopMotionStudio

Como fazer uma animação em stop motion?

Não existe um manual para elaboração de imagens que se movem. O mais relevante é conseguir um movimento das imagens de volume. Cada quadro deve sempre levar uma ligeira mudança na posição do objeto.

Para fazer uma animação, é importante que você considere que cada movimento do seu quadro deve ter uma continuidade lógica do movimento que deseja realizar.

Finalmente, ao reproduzir seu vídeo com fotos, a projeção na tela criará a ilusão de que o objeto está se movendo sozinho.

stop motion cumpleaños feliz niña

Aprenda 3D desde o zero no Cinema 4D

Melhores filmes feitos em stop motion

Reunimos uma seleção dos melhores filmes em stop motion que você deve ver nas horas vagas.

Neste top de filmes, você encontrará para crianças e crianças que possuem personagens animados que vão roubar seu coração.

Tire um tempo para admirar as técnicas de animação de cada um e, claro, para se divertir também!

Ilha dos cachorros

Foi lançado em 2018 e é dirigido por Wes Anderson e animado por Tobias Fouracre. Ganhou o Oscar de melhor Filme de Animação.

A produção demorou 445 dias e foi produzida por uma equipe de mais de 600 pessoas utilizando mais de 200 cenários. Incrível, não é?

O prefeito de uma cidade japonesa, devido a uma epidemia de gripe canina, ordena que todos os cães fiquem confinados na ilha. Um menino de 12 anos inicia uma grande aventura com a missão de chegar à ilha e resgatar seu animal de estimação.

 

O Pequeno Príncipe

Este filme francês baseado no clássico livro de Antoine de Saint-Exupéry, é dirigido por Mark Osborne e foi lançado em 2015.

Uma menina e sua mãe mudam-se para uma nova casa. A menina é muito séria e madura para a idade e decidiu estudar durante as férias.

No entanto, os planos são perturbados por um vizinho excêntrico que lhe mostra um mundo onde tudo é possível e onde conheceu o Pequeno Príncipe.

 

Vida de abobrinha

Este filme francês foi lançado em 2016 e foi dirigido por Claude Barras. Recebeu o Oscar de Melhor Filme de Animação.

Após a morte repentina de sua mãe, um menino de nove anos torna-se amigo de um simpático policial que o acompanha até seu novo orfanato, onde conhecerá outras crianças de sua idade.

 

Existem 5 tipos de animação que todo criativo deve conhecer. Conheça-os aqui..

 

O Fantástico Sr. Raposo

Dirigido por Wes Anderson, este filme de 2009 foi baseado na história do grande autor de contos infantis, Roald Dahl. É um filme, além de divertido e cativante, visualmente bonito. Os enquadramentos simétricos e o estilo narrativo, característicos de Anderson, estão presentes na história do Sr. Raposo e companhia.

 

Los Boxtrolls

Este é o primeiro filme que apresentaremos aqui do impressionante Laika Studio, especializado nesta classe de ambiciosos logans-metragens em stop motion. É um filme de 2014, onde nos contam a história de algumas criaturas estranhas e temidas (por ignorância) chamadas boxtrolls.

O trabalho de animação deste filme é extraordinário. Os detalhes de cada elemento que vemos na tela vão nos surpreender.

O Laika desenvolveu para este longa-metragem cerca de 80 personagens e aproximadamente 50 cenários em miniatura para uma filmagem que durou 18 meses, sem contas a pré-produção e a pós-produção. Uau!

A Fuga das Galinhas

O Aardman Animations é outro estúdio que criou os mais belos filmes em stop motion das últimas décadas. Este filme de 2000 conta a história de uma rebelião na fazenda. Sim, a ideia orwelliana se respira do começo ao fim. Divertido e visualmente impressionante.

 

Frankenweenie

Este filme de Tim Burton de 2012 é o longa-metragem da obra mais antiga (e mais amadora) do peculiar diretor americano. E é inspirado por uma história que Burton escreveu em seus dias de estudante. Este é um tributo, obviamente, a Frankenstein, mas também aos filmes B de terror. Como nunca antes, as texturas dos belos personagens da história são um elemento que adiciona muita personalidade ao filme.

 

ParaNorman

Este é mais um título do Laika, um filme lançado em 2012 em que se conta a história de Norman, um menino que pode ver e se comunicar com fantasmas. Este filme combina diferentes técnicas de animação e o resultado é surpreendente. Além disso, a história e os personagens são muito engraçados.

 

 

Mary e Max

Escrito e dirigido por Adam Elliot, este filme de 2009 conta uma história original e cativante de amizade. O estilo de seus personagens e seus cenários cuidados em detalhe nos falam sobre o grande trabalho de seus criadores.

 

Wallace e Gromit: a maldição dos vegetais

Desde 2005, este título é um dos vários que o Aardman Animations tem sobre esses heróis peculiares. É sobre um humano e um cachorro que vivem as aventuras mais engraçadas. Estes títulos são a prova de que o stop motion envelhece graciosamente e podemos retornar a esses filmes com grande prazer.

 

A Noiva-Cadáver

Outra fita de Tim Burton na lista. Desta vez, seu filme de 2005 conta a história de amor de Victor e Victoria (e uma namorada amorosa que vive no mundo dos mortos). Do universo de Burton, este filme é muito engraçado e comovente, visualmente uma beleza.

 

Anomalisa

Dos diretores Duke Johnson e Charlie Kaufman, este maravilhoso título criado para o público adulto deu muito que falar depois de seu lançamento em 2015. Foi indicado ao Oscar de melhor desenho animado.

 

Kubo: A Samurai Quest

Como dissemos, o Laika é um estúdio que tem como foco a realização de filmes de alta qualidade em stop motion. Além disso, neste filme está combinado com animação 3D, o que rendeu a ele indicações ao Oscar de Melhor Filme de Animação e Melhores Efeitos Visuais.

O rosto de Kubo, protagonista deste filme, tem 11 mil expressões da boca e mais de 4 mil expressões das sobrancelhas. E 23 bonecos Kubo foram feitos para o filme. Que loucura!

Por outro lado, a história de Kubo é muito especial e cativante, um título essencial.

Se você estiver interessado(a) em aprender mais sobre animação, você pode rever esta nota sobre  5 programas gratuitos para animação 3D.

 

Últimos filmes de animação em 2019

Os filmes de animação mais recentes que ganharam um espaço notório neste artigo são os seguintes:

Link Perdido

Nem é preciso dizer que foi produzido pelo Laika Studio e ganhou o prêmio de melhor desenho animado no Globo de Ouro.

Conta a história do Sr. Link, um yeti de cabelos compridos, que se cansa de levar uma vida solitária e decide fazer amizade com um explorador chamado Sir Lionel Frost e também uma mulher aventureira chamada Adelina Quincena.

Juntos, eles viverão muitas aventuras para encontrar os parentes perdidos de Link, no lendário vale de Shangri-La.

 

Shaun, o Carneiro

Este filme foi indicado ao prêmio BAFTA de melhor filme de animação. Luzes estranhas aparecem no céu de Mossingham trazendo visitantes de uma galáxia distante. Mas, na fazenda Mossy Bottom, as ovelhas Shaun e o resto do rebanho continuam fazendo suas coisas.

No entanto, um terno alienígena com poderes incríveis decide ficar no planeta Terra e Shaun, a ovelha, tenta salvá-lo.

 

Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby é o novo filme de animação da Netflix e é também uma demonstração de que seu compromisso em fazer filmes de animação é sério.

Conta a história de uma família em que os meninos desejam ficar órfãs porque acreditam que isso tornará suas vidas melhores. Ao longo do caminho, eles percebem que nem tudo é tão fácil, mas ninguém pode culpá-los, considerando como seus pais os tratam.

 

Descubra esses curtas animados para inspirar seus projetos 2D e 3D.

 

Crie seus filmes animados com o Stop Motion Studio

Se você está procurando um bom recurso em artes visuais e animação, o Stop Motion Studio é um software que ajudará a criar seus primeiros filmes de animação digital.

Seu editor quadro a quadro, linha de tempo e editor de som serão suas melhores ferramentas para seus projetos.

stop motion studio app computadora

- Captura a imagem.

- Você pode usar sua câmera digital.

- Edição de filmes no modo desktop.

- Animação com pontos de entrada e saída.

- Usa guias de composição.

- Efeitos sonoros.

- Ferramentas de pintura.

- Borracha mágica.

- Editor de imagens.

- Desenha títulos e créditos.

- Efeitos para mudar aspectos do filme.

- Tela verde ou cromaqui.

- E outras funções!

Baixe este programa aqui.

Aproveite o seu tempo com estas aplicações para fazer animações.

Esperamos que esses filmes façam parte das listas de desenhos animados que você deve ver antes de morrer! E se não estiverem... você sabe que deve incluí-los!

Por fim, convidamos você para nosso curso de Blender: De cero a experto en Modelado 3D, voltado para artistas que desejam aprender a dar os melhores acabamentos e movimentos aos seus personagens.

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

Recomendados para ti