Yoga on-line? Quero começar a praticar em casa

Última actualización 23 de Abril del 2020

user

Manoel Silveira

Yoga on-line? Quero começar a praticar em casa Yoga on-line? Quero começar a praticar em casa

Quando deixamos de ter contato físico com os outros, parece que perdemos mais do que, na verdade, já não está mais lá. Mas, na realidade, temos a possibilidade de manter essa essência. Com o yoga on-line, isso acontece. Você pode praticá-lo em casa e manter seus três pilares intactos: a respiração, o olhar interior e suas dinâmicas.

Neste artigo, quero preparar você para a sua primeira sessão não-física, reconhecendo o valor de uma prática de yoga, as posturas favoritas da comunidade e duas sessões on-line para começar imediatamente. Una suas duas palmas, leve-as ao coração e... vamos começar este guia.

Você já conhece o nosso Guia de Alimentação Saudável? Faça o download gratuitamente

Escolha o significado da sua prática

A aventura/controvérsia do yoga começa com o controle de sua prática, é você quem decide a que horas fazê-lo e quanto tempo dar para ele. Se quiser parar, pode fazê-lo, mas isso tem suas vantagens e desvantagens, certo?

Nas suas aulas on-line, um ingrediente é essencial: o “rigor”. Você não necessariamente acordará com um sorriso e abraça o tapete; haverá momentos em que você precisará desse leve impulso ou empurrão. Posso prometer que, após esses minutos de autoexigência, a prática irá se aliviando gradualmente.

Coloque sua prática no centro da sua rotina

Para fazer seu próprio horário, avalie as transmissões ao vivo ou os vídeos que você acompanhará para sua prática. Programe esse espaço de dia ou de noite, procurando o que funciona melhor para você. Por exemplo: sou da manhãs, hidrato cedo, tomo minha vitamina B e vou para a esteira, três vezes por semana.

Eu propus uma rotina de três e vinte. Uma prática pelo menos três vezes por semana e por 20 minutos.

Agora que você tem isto estabelecido, escolha um espaço. Eu recomendo ter uma janela ou luz, se for muito cedo. Isso ajudará você a acordar enquanto vai se conectando à sua prática.

Repita: meu corpo é único

Todos temos partes mais e menos flexíveis; mais e menos carregadas de tensão. Somos diferentes e, portanto, nossa prática também. Estar sozinho em casa, praticando yoga on-line, também ajudará você a reconhecer com mais profundidade como se sente com cada postura.

Seu corpo aprenderá a ter flexibilidade e força. Não se assuste se, no início, você não conseguir manter uma postura. É o seu processo e, se você continuar na prática, ficará surpreso(a) com o que sua mente focada pode fazer pelo seu corpo.

E, sim, o instrutor ou guia é importante! As mensagens que ele diz, como guia você com a respiração e o fluxo de suas posturas podem fazer uma enorme diferença na maneira como você se sentirá. Mas, e se não se conectar com você? Eu recomendo que você comece com uma intenção; e foco na sua respiração — minha maneira de respirar é inspirar pelo nariz e colocar o ar para dentro (do palato para a língua).

Haverá um leve som interno — foque nele durante toda a sua prática e lançe estas pequenas mensagens interiores; elas podem ser afirmações. Pouco a pouco você estará dominando a motivação de sua sessão.

Posturas: não são tão fáceis quanto pensamos

Quando comecei a praticar yoga, todos ao meu redor encaravam minhas práticas como simples. Mas a verdade é que, nas posições precisas, com apenas um pequeno ajuste, eles poderiam aumentar o calor e o trabalho.

A ajuda do guia é relevante novamente aqui. Olhe para a tela e imite bem perto o que você está vendo. Então, concentre-se nos desconfortos e, é claro, se seu corpo estiver lhe pedindo um pouco mais, dê mais!

Escute-se mais: esse é o valor que você pode escolher dar à sua prática de yoga on-line. Com isto em mente, vamos conhecer as poses imperdíveis para a sua sessão.

As posturas de yoga que você deve aprender

No centro: cão olhando para baixo, ou "Adho Mukha Svanasana"

Esta postura nos dá uma estabilidade quase precisa, mãos e pés no chão, com os joelhos levemente flexionados. A ideia é poder esticar as costas ligeiramente para trás e levantar os quadris até o céu. Se você for para outra postura, sempre poderá voltar ao “cão olhando para baixo” como sua postura central.

Alguns pequenos movimentos que você pode fazer quando está nessa pose são “sim” e “não” com a cabeça ou levantando e abaixando os calcanhares repetidamente.

Estes são todos os cursos gratuitos que abrimos para você

Canal: Alo Yoga

Queremos relaxar: vaca e gato ou “Savasana”

A postura de “gato e vaca” ou "Marjaryasana" e "Gomukhasana" é para iniciar sua prática. Inspire levando a cabeça em uma curva para cima e verifique se as costas têm a mesma abertura. Então, você expira levando toda essa curva na direção oposta e forma uma corcova, exatamente como um gato.

Sorria agradecendo por essa liberação do corpo, porque você está presente e com você. Inspire e expire, fazendo isso várias vezes entre esses dois polos do corpo.

Canal: Xuan Lan Yoga

Em “Savasana”, a pose bem no fim, nos preparamos para a meditação final: 5 a 10 minutos em que você estará com sua mente, com todo o corpo no chão, ancorado(a), mas solto(a). Nada permanece ativo, nem mesmo a mente.

Silla ou Utkatasana: minha favorita!

Nesta pstura, você levará as mãos ao céu e abaixará o quadril, como se estivesse sentado em uma cadeira. Você ficará alguns minutos nela, o que levará você a um pico de alongamento e calor interessante. Quando você ficar ereto(a) novamente, seu corpo ficará leve. E, sim, você notará como está sendo capaz de conduzir-se por essas curvas de energia — prometo que é encorajador.

Quando você der um pico de energia à sua mente, irá se sentir renovado(a) e o corpo, então, se soltará.

Canal: Alo Yoga

Se alguma destas posturas chamou sua atenção, você pode fazer uma primeira (ou talvez segunda) prática de yoga on-line, que trabalhe seu corpo e mente em uma conexão árdua. Para isso, deixarei duas rotinas “Vinyasa”, esta rotina em inglês e esta outra em espanhol de 60 minutos. Se você costuma praticar sozinho(a), quero recomendar uma playlist que estou ouvindo em todas as minhas sessões: Flow Vinyasa. Além disso, algumas contas que são muito ativas nas transmissões ao vivo: @iliveko, @Huala_Milano, @Alomoves, @limayoga e @jessicaolie, com vários vídeos e IGTVs.

As aulas estão aí, vamos fazê-las! Se você deseja continuar trabalhando em sua mente e corpo, deixamos o nosso cursoWellness: Mejora tu salud y estilo de vida,  onde você também se concentrará nos seus hábitos alimentares. Até lá!

 

 

 

Recomendados para ti