Home Blog/ Brasil/
Brasil
Que alimentos contribuem com energia para o nosso dia?Que alimentos contribuem com energia para o nosso dia?

Que alimentos contribuem com energia para o nosso dia?

Berenice Galindo - 04 Jun 20

Articulo

7 min.

Nos últimos anos, a alimentação tornou-se um tema relevante e em boa hora. Aprender a combinar os diferentes grupos e conhecer os benefícios que cada um lhe oferece é vital para poder escolher suas refeições.

Infelizmente, muitos e muitas de nós temos nos acostumado a viver cercados(as) por dietas e estereótipos em nossa alimentação. A boa notícia é que, sim, existem ferramentas que podem ajudar você a comer melhor sem viver angustiado com o que você come. No curso Nutrição saudável: alimente uma vida melhor,, você poderá tomar decisões responsáveis ao escolher seus alimentos e descobrirá que comer bem não precisa ser complicado, caro, chato ou monótono.

Baixe grátis o nosso guia Como substituir ingredientes?

A comida é o combustível do seu corpo, você só precisa aprender a escolher adequadamente do que necessita. Quero compartilhar com você alguns alimentos que ajudam a manter nosso corpo com energia por muito tempo e que também são ricos e rápidos de conseguir.

Alimentos que nos dão energia

A aveia, este cereal, é bom pelo seu teor de fibras e carboidratos, dois componentes dos quais você obterá energia saudável. É digerido lentamente, e isto fará com que você se sinta satisfeito(a) por mais tempo. E você pode combiná-lo com leite e frutas para potenciar seu efeito.

O iogurte grego é outra opção saudável para encher seu corpo de energia, pois contém proteínas e baixos níveis de lactose e carboidratos. Você pode consumi-lo com frutas, como morangos ou grãos, ou com alguns cereais integrais. Lembre-se de procurar opções sem adição de açúcar para que não deixe de ser uma excelente opção.

Outro alimento que fornece energia de imediato é a banana. Suas altas quantidades de potássio, cálcio, ferro e magnésio são o que lhe dará essa condição. Se você se exercita, ajudará a evitar cãibras e a regular o seu sistema nervoso.

Um alimento que, além de delicioso, lhe dá energia é o chocolate. Em uma porção adequada, é saudável; fornece potássio, magnésio, ferro, algumas vitaminas e fará com que você se sinta melhor imediatamente — faça o teste quando estiver muito cansado(a) e perceberá a diferença. Tenha cuidado com chocolates com muito açúcar; é melhor consumir aqueles que têm 80% ou 100% de cacau. Quanto menos processado, melhor!

As sementes, como amendoins e nozes, são ricas em magnésio, um mineral que ajuda a converter carboidratos em energia. Neste grupo, o amendoim é o que fará você se sentir mais saciado(a); por isso, são uma excelente opção para seus lanches, saladas ou pratos principais.

Em pequenas quantidades, a manteiga de amendoim fornece proteínas e carboidratos e, sendo uma gordura saudável, também ajuda a proteger seu coração. A vantagem deste tipo de alimento é que ele pode ser consumido sozinho ou acompanhado de pão integral. Se você consumi-la em pequenas medidas, poderá tê-la em sua dieta mais de uma vez por dia.

Embora existam muitas opções de alimentos que fornecem energia, é sempre importante ter em mente que qualquer excesso é ruim. Não perca de vista a quantidade de açúcar e adições e, se possível, consulte um especialista para ajudar você a escolher o que é melhor para o seu corpo e as quantidades que precisa consumir.

Não deixe de visitar nossa seção de Trabalho remoto,onde você encontrará conteúdo para seguir  aprendendo sobre temas de seu interesse. Até a próxima!