Home Blog/ Brasil/
Brasil
Os tipos de câmeras e sua evolução. Qual você usaria?Os tipos de câmeras e sua evolução. Qual você usaria?

Os tipos de câmeras e sua evolução. Qual você usaria?

Juliane Angeles - 10 Sep 20

Articulo

7 min.

A evolução da câmera é tão cativante que temos certeza que você gostaria de ter um  pôster como este em sua casa (nós também), certo? A verdade é que, desde sua invenção em 1826, as câmeras só melhoraram, incorporaram novas funções, levaram ao surgimento de lentes fotográficas  mais profissionais e definiram  tendências na fotografiaAté surgiram novos tipos de câmeras, como a câmera 360º ou a câmera de ação.

Além disso, surgiu um grande amor por câmeras instantâneas, que hoje encontramos como analógicas ou digitais.

Mas que outros tipos de câmeras existem? Claro, neste artigo não esquecemos as câmeras compactas, câmeras de ponte ou câmeras reflex.

Mas tem mais. Portanto, se você está procurando uma determinada câmera ou não sabe qual é a melhor para você comprar, aqui contamos quais são as características de cada uma.

 

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

 Índice

  1. Câmera compacta
  2. Câmera de ponte
  3. Câmera reflex 
  4. Câmera mirrorless
  5. Câmera de formato médio
  6. Câmera 360
  7. Câmera de ação
  8. Câmera instantânea

 

1. Câmera compacta

Devido ao seu fácil manuseio para tirar fotos, as câmeras compactas são as mais convencionais e populares do mercado, mas também as mais limitadas. São pequenas e superleves, pelo que podem ser transportados sem problemas.

São automáticas, suas objetivas são fixas (não intercambiáveis) e possuem um zoom de 4 a 10x. Além disso, possuem um sensor muito pequeno, o que explica a qualidade das imagens. Alguns modelos de câmeras compactas possuem alguns parâmetros manuais para gravar vídeos e se conectar à Internet.

Este tipo de câmera, coloquialmente, é conhecida como “point & shoot” (apontar e disparar). Elas também têm o apelido de "câmera de bolso" (nossos pais costumam levá-las em viagens).

Embora fossem muito populares na época, as câmeras compactas de hoje foram ofuscadas pela maioria dos smartphones, que possuem câmeras de qualidade superior. Apesar disso, hoje existem câmeras compactas de última geração que oferecem uma qualidade de imagem superior à de um celular, porque possuem um sensor maior.

Existem também as câmeras ultracompactas, que se caracterizam por serem mais finas.

 

Câmeras compactas 2020:

 

 

Explore os fundamentos da fotografia digital com este curso  

 

2. Câmera de ponte

Esse tipo de câmera é uma evolução das câmeras compactas. Ou melhor, está no meio de uma câmera compacta e uma câmera reflex. Por isso, é conhecida como câmera ponte, câmera bridge ou câmera superzoom.

A principal diferença de uma câmera compacta é que a câmera ponte tem um tamanho maior e, por isso, tem mais atributos embutidos: um zoom mais poderoso e um visor digital.

Embora tenha uma lente não intercambiável (como uma compacta), oferece maior qualidade de imagem, é mais rápida e permite modificar a abertura ou o tempo de exposição. Além disso, alguns modelos, como a Canon PowerShot SX70 HS ou a Nikon Coolpix P900, têm um zoom que ultrapassa 60x.

Se você é um(a) fã de fotografia e está procurando por algo mais do que uma câmera compacta, uma câmera ponte é a certa para você.

Câmeras de ponte 2020:

 

Baixe grátis este guia de Fotografia de retratos e moda doméstica

 

3. Câmera reflex

É a câmera de que todo fotógrafo precisa para atender às suas necessidades, pois oferece boa qualidade de imagem e vídeo, devido ao tamanho de seus sensores. Este tipo de câmera é chamada de reflex porque possui um espelho interno que nos ajuda a saber como será a fotografia, conforme é mostrada na objetiva.

A melhor coisa sobre uma câmera reflex é que ela possui modos automáticos e manuais. E se falamos de lentes, as das câmeras reflex sim, são intercambiáveis. Você pode trocar uma lente grande angular (58 mm) por uma teleobjetiva ou por uma grande angular (18-35 mm).

Além disso, suas funções permitem tirar fotos de acordo com o tipo: retrato, paisagem, animais de estimação, bebês, etc. Outro ponto a favor é sua ergonomia, pois se ajusta facilmente às mãos e seus botões são acessíveis.

Com esta câmera você pode brincar com a distância focal. Para fazer isso, terá que brincar com o obturador e o diafragma. Uma dica: se você colocar a velocidade da câmera em bulbo, ou bulb, e usar uma lâmpada de qualquer cor, poderá pintar com luz. Os resultados serão surpreendentes.

 

Cámaras réflex 2020:

 

cámaras reflex

 

Faça seu estúdio fotográfico em casa

Arma tu estudio de fotografía en casa

 

4. Câmera mirroless

A câmera mirrorless, também conhecida como CSC (Compact System Camera) ou MSC (Mirrorless System Camera), é uma câmera sem espelho e pentaprisma (cristal em forma de prisma que faz parte do sistema óptico do visor de uma câmera reflex). Esta câmera caracteriza-se por ser mais leve e compacta do que uma câmera reflex. Embora, na realidade, possamos dizer que possui o melhor de uma câmera compacta e de uma câmera reflex.

Uma câmera sem espelho permite que você veja como vai ficar a foto que você vai tirar naquele momento, graças ao seu visor digital (algo que não poderia ser feito com uma câmera reflex).

Em relação à sua resolução, devemos dizer que uma câmera sem espelho oferece boa qualidade de imagem. Embora seja menor do que uma câmera reflex, isso não significa que comprometa a qualidade da imagem.

Na verdade, outra de suas vantagens é o tamanho. A câmera mirrorless é pequena em tamanho, como suas objetivas, tornando-a fácil de transportar. Além disso, se você está procurando uma câmera leve para gravar vídeos de boa qualidade, uma câmera mirrorless pode ser uma ótima companheira. A maioria delas oferece resolução 4K, tem foco automático e pode ser montada em um estabilizador sem problemas. Também é muito eficaz quando se trata de disparos sequeciais, já que seu mecanismo não possui partes móveis.

Algumas de suas desvantagens são o consumo de bateria (sendo uma câmera eletrônica, consome mais bateria), a sensação de pegada (pode se tornar desconfortável devido ao seu tamanho) e o uso de menus (pode demorar mais para fazer as tomadas).

 

Câmeras mirrorless 2020:

 

 

Pack de cursos grátis de fotografia e retoque fotográfico

 

5. Câmera de formato médio

Este tipo de câmera é usado no campo profissional. Os fotógrafos profissionais com uma câmera de médio formato dedicam-se principalmente à moda e à publicidade. A razão? Uma câmera de formato médio oferece imagens com resolução de 60 megapixels. Isto porque seus sensores são melhores que os da câmera DSLR, ou seja, ultrapassam 24x36 mm.

É uma câmera fabricada em menor escala e apenas por algumas marcas: Hasselblad, Leica, Fujifilm ou Pentax. Outro problema é o preço elevado. Por ser uma câmera profissional por excelência, pode custar entre US $ 3.500 e US $ 40.000.

Geralmente, uma câmera de formato médio é para uso estático (para ser usada em um estúdio fotográfico). No entanto, isso está mudando devido aos modelos recentes de câmeras de formato médio que não possuem espelho e são portáteis. Por exemplo: a Hasselblad X1D II 50C.

 

Câmeras de médio formato 2020:

 

 

6. Câmera 360

Você gostaria de se mover pelas suas fotos e vídeos? Bem, você pode fazer isso com uma câmera 360º e óculos de realidade virtual. Este tipo de câmera permite que você visualize fotos e vídeos de maneira semelhante aos do Google Street View.

cámara 360

Canal: Topes de Gama Plus

E, como o nome indica, ela captura imagens e vídeos panorâmicos de 360 graus em torno do fotógrafo. Elas são fáceis de transportar e seu tamanho é muito pequeno, em comparação com outras câmeras. Além disso, podem ser acopladas a capacetes ou drones. São muito versáteis.

Algumas câmeras 360º são à prova d'água, permitem a transmissão ao vivo e a visualização de imagens em tempo real. O tamanho das fotos e vídeos vai depender da quantidade de sensores que o modelo possui.

Em termos de qualidade de imagem, a Insta360 One R oferece fotos de 12 Mpx e vídeos de 5.7K, enquanto a LG 360 Cam permite tirar fotos de 13 Mpx e fazer vídeos de 2K.

As câmeras 360 são amplamente utilizadas por YouTubers e criadores de conteúdo audiovisual. Daí sua popularidade. No entanto, lembre-se de que esse tipo de câmera precisa ser montado em um ponto fixo, caso contrário, pode ser sensível ao movimento.

Câmeras 360º 2020:

 

 

7. Câmera de ação

Uma câmera de ação é ideal se você faz esportes de aventura ou viaja com frequência. Um bom exemplo desse tipo de câmera é a marca GoPro. Seu tamanho ajuda você a usá-la ao fazer algum tipo de ação extrema.

Em geral, são muito resistentes a choques, respingos, podendo até mesmo submergir em água. Além disso, vários modelos permitem gravar em 4K. Marcas como Polaroid ou Sony criaram câmeras de ação, ou action cameras, altamente recomendadas. O que você pode conseguir com esse tipo de câmera é incrível.

Câmeras de ação 2020:

 

 

8.  Câmera instantânea

É uma câmera que nos lembra do passado, mas que nos permite imprimir fotos em estilo retrô à medida que as tiramos. As câmeras instantâneas ganharam impulso no mercado recentemente, lembrando-nos das clássicas câmeras Polaroid.

Hoje em dia, graças à tecnologia, as câmeras instantâneas não só imprimem fotos, mas também oferecem a possibilidade de se conectar à Internet para fazer upload de fotos em redes sociais ou conectar-se a um celular via bluetooth; bem como escolher a foto que deseja imprimir, adicionar filtros, armazenar fotos para imprimir mais tarde e escolher entre vários modos: auto exposição, dupla exposição, selfie, retrato, etc. Embora isso não signifique que as anal[ogicas tenham desaparecido do mercado. Para muitos, as anal[ogicas ainda são suas favoritas.

Câmeras instantâneas 2020:

 

 

Bem, qual dessas câmeras você escolheria? Lembre-se de escolher sua câmera com base no que deseja fazer com ela. Por exemplo, se você quer se especializar em fotografia de retratos, não valeria a pena comprar uma câmera compacta ou uma câmera de ação, mas uma câmera reflex.

Mas espere, não vá ainda...

Você sabia que no Crehana temos 5 cursos gratuitos de fotografia? Inscreva-se no que quiser e comece suas aulas no seu próprio ritmo e sem limitações.