Melhores softwares para animação 2D e 3D: transforme suas ideias em realidade

Melhores softwares para animação 2D e 3D: transforme suas ideias em realidade

Última actualización 25 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Miguel Mejia

Um software de animação permite que você realize as ideias mais incomuns e malucas. Por exemplo: transformar as emoções de uma garota em personagens ou treinar dragões (sim, nos referimos aos filmes Divertida Mente e Como Treinar o seu Dragão).

Agora, se você chegou a este artigo, é porque você tem alguma ideia, história ou personagem que quer trazer para o mundo da animação, mas está faltando o mais importante: escolher o programa de animação, certo?

Então, como escolher o software de animação certo? Não se preocupe com isso, pois neste artigo contaremos sobre os melhores programas de animação 2D e 3D. Assim, você poderá escolher com mais facilidade.

Mas, primeiro, vamos revisar o conceito de animação digital e tudo o que você precisa saber antes de conhecer os melhores programas para fazer animações.

Índice

  1. O que é animação digital?
  2. Breve história da animação digital
  3. O que um(a) animador(a) digital precisa saber?
  4. Tipos de animação
  5. Programas para animação 2D
  6. Programas para animação 3D

 

1. O que é animação digital?

A animação digital é baseada na animação tradicional. A diferença é que a primeira usa a tecnologia para criar projetos animados por meio de softwares e ferramentas de animação. Atualmente, há espaço para animação 2D e animação 3D.

A animação 3D consiste em “dar vida” a personagens ou imagens em três eixos por meio de um software em um computador. Diferentes programas são usados para modelar objetos e criar os esqueletos virtuais dos personagens, que depois são cobertos com texturas e animados graças às funções dos programas de animação. A etapa final é a renderização.

A animação é usada em muitas áreas da indústria audiovisual: filmes, séries, efeitos especiais, desenvolvimento de videogames, etc. Portanto, antes de apresentar os melhores programas para fazer animações, vamos rever um pouco a história da animação digital.

2. Breve história da animação digital

Muitos consideram que a história da animação digital começa na cultura egípcia, já que as pinturas que os egípcios faziam tinham uma sequência e davam um sentido de movimento. E podem estar certos.

Pinturas elaboradas na cultura egípcia podem ter servido como base para os primeiros animadores. No entanto, os registros da história da animação digital têm seu ponto de partida em 1900.

Historia animación Egipto

Imagem: Unsplash

Uma linha do tempo preparada por Sutori explica muito bem os momentos-chave na história da animação digital, a partir dos quais registros confiáveis são mantidos.

Para contemplar todos os momentos importantes da história da animação, ela se divide em etapas, cada uma fundamental para que conhecemos hoje.

Mostramos alguns dos momentos mais importantes da história da animação:

  

Aprenda a fazer animações 3D desde o zero com Cinema 4D

 

Silent Era (1900 - 1927)

Tudo começa com um personagem chamado James Blackton, que fez a animação de seu curta chamado Humorous Phrases of Funny Faces.

A partir desse momento, a evolução da animação digital foi cada vez mais constante e, em 1908, foi lançado Fantasmagorie, de Émile Cohl, considerado o pai da animação por implementar uma nova técnica para o cinema denominada "giro de manivela" .

El Apóstol historia animación

Aqui estão outros momentos mais importantes desta primeira etapa da história da animação.

-1914: a técnica Key Frame Animation é usada pela primeira vez.

-1917: o italiano nacionalizado o argentino Quirino Cristiani e criou El Apóstol, o primeiro longa-metragem de animação da história.

-1919: o australiano Pat Sullivan e o estadunidense Otto Messmer criam "Felix, o gato".

-1920: Walt Disney começa a produzir seus primeiros curtas com a Ub Iwerks.

 

Golden Age (1928 - 1957)

A idade de ouro da animação digital teve um longo período que foi marcado por constantes avanços na indústria.

Nesta fase da história da animação digital, são criados personagens importantes, como Mickey, Pluto, Pateta, Betty Boom, Porky e Pernalonga.

Flowers and Trees animación

Aqui estão alguns dos pontos mais importantes na evolução da animação digital neste período:

-1931: Quirino Cristiani faz história novamente ao criar Peludópolis, o primeiro longa-metragem de animação com som.

-1932: Disney produz Flowers and Trees, um curta-metragem de animação colorido que ganhou um Oscar.

-1940: Disney lança Pinóquio, seu primeiro longa-metragem usando uma câmera multiplano.

Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)

Neste período da história da animação digital, os produtores usaram a animação para anunciar e enviar mensagens.

Decidiu-se criar heróis defensores da pátria, e a Disney apresentou 32 curtas de propaganda, embora sem usar o Mickey.

Enquanto isso, no Japão, eles criam "Evil Mickey Attacks Japan", um curta que mostrava um Mickey Mouse malvado.

Embora esta parte da história da animação digital seja um tanto obscura, mostrou-se uma clara evolução na indústria.

Pós-guerra e TV Age (1945 - 1985)

A evolução da animação digital já havia avançado aos trancos e barrancos e, nesta fase, aparecem personagens cativantes que continuam a ser animados até hoje.

Este é um momento-chave na história da animação digital, já que recursos como Papercut, Origami e Paint Brush começam a ser utilizados.

La Cenicienta animación

Aqui estão os momentos mais importantes desta parte da história da animação digital:

-1949: Mister. Magoo estreia.

-1950: Cinderela é lançada.

-1951: Alice no País das Maravilhas é lançado.

-1953: Peter Pan é lançado.

-1955: a Warner Brothers vende seus curtas em preto e branco Looney Tunes para a Guild Films, uma produtora que, mais tarde, os transmitiu na televisão.

-1960: Os Flintstones é lançado.

-1963: Astro Boy é lançado.

-1964: o Porky Pig Show é lançado.

-1965: a Warner Bros. decide fechar seu estúdio de animação.

-1968: lançamento de Yellow Submarine.

-1976: A flauta Smurfs aparece.

-1980: a Warner reaparece para animar novas histórias com seus personagens Looney Tunes.

 

Conheça como criar e conceituar séries animadas com este curso

 

Era digital (1985 - atualmente)

A tecnologia está mais presente do que nunca neste período da história da animação digital.

É nesta fase que a evolução da animação digital não para e se começa, entre outras coisas, a utilizar programas para fazer animações 3D.

Toy Story Animación

-1985: é fundado o Studio Ghibli, um dos mais emblemáticos estúdios de animação, com verdadeiras obras de arte como A Viagem de Chihiro ou Meu Amigo Totoro.

-1989: começa o "Renascimento da Disney", etapa em que, até 1999, são lançados grandes filmes de animação, como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, O Rei Leão, Pocahontas, entre outros.

-1990: primeiro longa-metragem da Disney no computador: "Bernardo y Bianca".

-1995: a animação muda para sempre com a estreia de Toy Story. Foi o início de uma série de filmes de animação lançados pela Pixar, como Monstros SA, Procurando Nemo, Carros, entre outros.

A partir desse momento, a história da animação digital tornou-se o que todos já conhecemos, com especial atenção aos detalhes que são possíveis graças a todos estes programas de animação que apresentamos a seguir, mas não sem antes mostrar o que você precisa saber um(a) animador(a) digital.

Se você achou a evolução da animação digital interessante, pode se interessar por este artigo com a história da animação 3D.

3. O que um(a) animador(a) digital precisa saber?

Se você sempre se perguntou o que um(a) animador(a) digital precisa saber para trabalhar nos maiores estúdios de animação, aqui nós damos a resposta.

Além de aprender sobre estes programas para fazer animações, você deve atender a certos parâmetros para que possa executar todas as suas ideias nestes softwares para animação 2D e 3D.

 

Baixe grátis este E-book de Animação desde o zero

 

Aqui estão alguns pontos a serem lembrados sobre o que um(a) animador(a) digital precisa saber:

📌 Saber desenhar: é importante que você conheça perspectivas, além da anatomia de seus personagens. Tranquilo(a)! Se você quer aprender a desenhar, estes cursos ajudarão você.

📌 Sempre criativo(a): você terá que ser criativo(a) 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, este é um dos pontos mais importantes sobre o que um(a) animador(a) digital precisa saber.

📌 Planejamento: ser um(a) animador(a) digital requer muita disciplina. Então, você precisará se organizar para poder cumprir seus objetivos em um tempo determinado.

📌 Pratique sempre que puder: melhore sua técnica! A melhor maneira de fazer isso é praticando. Crie esquetes, storytellings e não pare de navegar nestes programas para fazer animações.

📌 Assista a muitos filmes!: consuma muitas produções animadas, mas olhe para elas não da perspectiva de um(a) espectador(a), mas de um(a) animador(a). Identifique planos, perspectivas, quaisquer erros. Tudo ajudará você a melhorar sua técnica!

Agora que você sabe o que um(a) animador(a) digital precisa saber, está pronto(a) para conhecer os melhores programas para fazer animações? Vamos lá!

4. Tipos de animação

Estes são os 5 tipos de animação que um(a) animador(a) digital precisa saber:

• animação tradicional;

• animação 2D;

• animação 3D;

• animação Tipográfica;

• animação Stop Motion.

Como você deve saber, no mercado existem várias opções de softwares para fazer animações. Vamos começar com os programas para animação 2D.

5. Programas para animação 2D

Na animação 2D, também conhecida como animação tradicional, os personagens ou objetos são caracterizados por terem largura e altura. Daí o bidimensional.

Por exemplo: para animar um desenho, cada quadro é desenhado em sucessão para gerar uma sequência e, assim, conseguir o efeito de movimento. Embora hoje existam programas que permitem animar através do "esqueleto" do personagem.

Normalmente, o processo de animação 2D consiste em três estágios: pré-produção, produção e pós-produção. Agora, vamos conhecer os programas de animação 2D que tornam esse tipo de animação possível.

 

Conheça todos os cursos de animação e 3D que temos para você

 

Adobe Animate CC, mais buscado como "Adobe Flash Animation"

É um programa de animação 2D desenvolvido pela Adobe. Na verdade, é um software muito popular entre os artistas de animação. Anteriormente, era conhecido como Flash, mas a Adobe Systems decidiu fazer um rebranding para enfatizar seu uso em animação digital. E ela teve sucesso.

O Adobe Animate CC permite criar animações para videogames, aplicativos e sites. Suas ferramentas tornam possível animar personagens e criar cenários ou telas de início com facilidade. Ele está disponível para Windows e Mac.

Se você quiser aprender como animar seu primeiro personagem, estes quatro cursos de animação gratuitos irão ajudá-lo(a) a fazê-lo.

CelAction2D, um dos programas de animação 2D para profissionais

Se existe um software de animação 2D usado por profissionais, é o CelAction2D. Você sabia que a série pré-escolar Peppa Pig é animada neste programa?

O CelAction2D permite animar personagens desde o seu "esqueleto". Ou seja, você não precisa desenhar os quadros de um personagem sequencialmente para animá-lo. Embora seja fácil de aprender e usar, não permite que você desenhe; a menos que tenha um programa de desenho como o Photoshop, para que possa transferir seus personagens e elementos diretamente para o CelAction2D.

Possui um grande número de efeitos e ferramentas, como cinemática inversa (IK) e sincronização labial. Além disso, o CelAction2D torna possível a animação da câmera para cada painel, torna mais fácil para você controlar a animação e oferece uma prévia do seu trabalho em tempo real.

O CelAction2D está disponível para Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Este é um curta animado no CelAction2D:

 

OpenToonz, o software de animação 2D que pode ser modificado livremente

É um programa de animação 2D de código aberto usado por profissionais e amadores. Se você gosta de fitas do Studio Ghibli, ficará encantado(a) em saber que o OpenToonz foi usado em alguns cortes do filme Princesa Mononoke, de Hayao Miyazaki.

Como o CelAction2D, o Opentoonz (anteriormente conhecido como Toonz) permite que você mova as partes do personagem individualmente e “tem recursos exclusivos que foram iterados com base nas opiniões do pessoal de produção, incluindo a ferramenta de escaneamento "GTS", especializada em animação, que foi desenvolvida no Studio Ghibli ”.

O OpenToonz pode ser usado para projetos comerciais e não comerciais. Pode ser usado em todos os tipos de cenas: produção profissional, produção amadora e educação escolar. E seu código-fonte pode ser modificado livremente, de acordo com a licença.

O OpenToonz pode ser executado no Microsoft Windows 7 SP1 / 8.1 / 10 e Mac OS X 10.9 ou posterior.

Aqui estão alguns filmes e séries animadas que usaram o OpenToonz:

Moho 13, o programa de animação 2D com as ferramentas mais eficientes

Se você quer começar no mundo da animação, o Moho 13, antes conhecido como Anime Studio, será o seu melhor aliado. Este software de animação 2D permite que você execute animações em estilo Flash e animações desenhadas quadro a quadro (estilo tradicional).

O Moho 13 torna possível desenhar à mão livre, criar texturas e efeitos únicos. Também oferece ferramentas poderosas de animação vetorial, suporte aprimorado a objetos 3D e outras funções para simplificar seu fluxo de trabalho e torná-lo mais eficiente.

Isto é tudo o que pode ser feito com o Moho13:

 

 

Stop Motion Studio, o programa de animação 2D mais simples e rápido

Para criar animações 2D no Stop Motion Studio, você não precisa de conhecimentos prévios. É um software de animação fácil e rápido de usar. Seu editor permite que você crie animações quadro a quadro, realizando grandes projetos animados, como Wallace e Gromit.

Na verdade, capturar imagens com o Stop Motion Studio é mais fácil do que nunca. Se você tem uma câmera digital (Canon, Nikon ou Sony), pode usá-la para capturar imagens sem nenhum problema. Também é possível usar um segundo dispositivo como câmera remota para obter uma nova perspectiva.

Use os vários efeitos sonoros e clipes de música disponíveis em seu filme. Controle a velocidade do obturador, ISO e abertura diretamente do aplicativo e remova objetos indesejados do seu projeto com a ferramenta borracha. A propósito, convidamos você a descobrir o portfólio de stop motion mais criativo.

O Stop Motion Studio está disponível e para iPhone, iPad e MacOS, bem como para Android e Windows.

Você ficou com vontade de fazer um filme no Stop Motion Studio? Confira este clipe:

 

Adobe Character Animator, o software de animação 2D com IA

Este software da Adobe combina a captura de movimento ao vivo com um sistema de gravação multicanal para controlar personagens 2D, como se fossem fantoches em vetores ou bitmap.

Por exemplo, você pode criar arquivos no Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop e importá-los para o Adobe Character Animator como um novo personagem. Graças à tecnologia AI (Inteligência Artificial) do Adobe Sensei, você pode “dar vida” a qualquer desenho em questão de segundos através de uma webcam.

O Character Animator coordena suas expressões (da sincronização labial ao rastreamento ocular) por meio de sua webcam e microfone para animar em tempo real.

Assista a este vídeo para ver como funciona o Adobe Character Animator:

 

Harmony 20, o programa de animação 2D com uma interface amigável

Este programa foi desenvolvido pela ToonBoom e é o padrão de animação para séries de televisão e videogames. Possui três versões: Essentials, Adavanced e Premium. A diferença entre um e outro é que alguns oferecem saída de renderização de 2k, 4k e 8k e também podem oferecer integração de cenas 3D.

É "uma ferramenta ‘tudo em um’ para conseguir uma animação eficiente desde a fase de desenho até a produção final”. Seus preços não são dos mais baixos, mas nos lembra que é o software preferido dos maiores estúdios de animação do mundo há mais de 25 anos.

Harmony 20 traz para você o mecanismo de pincéis mais avançado, integração 2D/3D, animação cut-out e ringging inovadores e efeitos especiais.

Você também pode encontrá-lo para Mac e PC.

 

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

 

6. Programas para animação 3D

Autodesk Maya, o programa de animação 3D com ferramentas poderosas

Este software de animação 3D possui ferramentas para modelagem, efeitos visuais, simulação, rastreamento de movimento, etc. Você pode trabalhar com protótipos de jogos e é recomendado para quem trabalha em projetos relacionados ao cinema, publicidade e design gráfico.

Autodesk Maya trabalha com superfícies como NURBS ou polígonos. Uma de suas características mais importantes é que está aberto a softwares de terceiros, e isto permite mudar sua aparência.

Além de animar personagens rapidamente, o Autodesk Maya permite modelar objetos e cenas 3D com suas ferramentas de modelagem intuitivas e criar efeitos realistas, como explosões, neve ou tempestades.

O Autodesk Maya está disponível para Windows, MacOs e Linux.

Você quer aprender a modelar um personagem em 3D com o Autodesk Maya? Com este curso você pode fazer isto.

 

Adobe After Effects, um software de animação para criar projetos incríveis

O After Effects é um software que faz parte do pacote Adobe e é especializado em animações. Se você adora efeitos especiais 3D, este é o software que deve aprender a usar.

Permite criar efeitos visuais, montagens e possui ferramentas para realidade virtual e 360º. O After Effects é totalmente voltado para designers gráficos, produtores de vídeo, profissionais multimídia, etc. É um programa de animação 3D muito completo, que também permite adicionar plugins.

Se você está apenas começando a usar o Adobe After Effects, recomendamos construir sua configuração para maximizar seu desempenho

O AE está disponível para Windows e MacOs.

Cinema 4D, o programa de animação 3D para iniciantes e usuários experientes

Se você deseja criar animações 3D de forma rápida e sem complicações, o Cinema 4D é uma ótima opção. Você sabia que a equipe do Pokémon: detective Pikachu usou este software de animação para trabalhar em alguns gráficos da tela de Ryme City?

O Cinema 4D oferece uma ampla gama de ferramentas e funções de animação. Seus recursos avançados permitem que o movimento do mouse seja registrado como dados de posição e redesenhado automaticamente para criar configurações dinâmicas de IK (Cinemática Inversa), agilizando o fluxo de trabalho dos(as) artistas de animação.

Além disso, graças à ferramenta Pose Morph, você pode criar expressões faciais e definir os estados de ânimo do seu personagem.

O Cinema 4D está disponível para Windows, MacOs e Linux.

 

O que você acha desta lista? Você já usou algum destes programas de animação?

 

También podría interesarte

Subcategorías

Softwares