Home Blog/ Brasil/
Brasil
José Carlos Puitiza e seu challenge de inovação em GamarraJosé Carlos Puitiza e seu challenge de inovação em Gamarra

José Carlos Puitiza e seu challenge de inovação em Gamarra

Juliane Angeles - 17 Jun 20

Articulo

7 min.

"O impulso de continuar aprendendo", responde José Carlos Puitiza, um jovem recém-formado em Administração na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, no Peru, quando perguntamos a ele o que o levou a fazer cursos do Crehana. É uma frase que define muito bem o espírito dos estudantes da nossa comunidade.

Por esse motivo, hoje queremos falar sobre as motivações de José Carlos e seu projeto de inovação " Melhorando a experiência de envio no Emporio Comercial Gamarra ", com o qual obteve a certificação do curso Introdução às metodologias de inovação.

É um excelente trabalho focado na solução de um dos muitos problemas de Gamarra, o maior empório comercial de têxteis da América do Sul, localizado no distrito de La Victoria, em Lima, Peru.

Como era de se esperar, a proposta de José Carlos não passou despercebida. Nem por Rodolfo Dañino, cofundador do Crehana, que comentou o seguinte:

"José Carlos! Um dos melhores projetos que já vi ultimamente! Parabéns!"

De fato, os temas da inovação sempre estiveram presentes durante os anos de faculdade de José Carlos. Ele conta:

"Se você perguntasse a alguns de meus amigos, 'Como era José na universidade?' Eu acho que diriam: 'aquele garotinho que via tudo sobre inovação, do mundo startup, aplicativos e programas de software'".

Crie sua marca pessoal através do Método Canvas

José Carlos Puitiza

O desafio de Gamarra

Para consolidar seus conhecimentos em Design Thinking, José não teve uma ideia melhor do que desenvolver seu projeto final com base em um caso logístico em Gamarra.

Qual foi o desafio? Compreender as dificuldades enfrentadas pelo empresário de Gamarra, o fornecedor que atende a loja e/ou armazém e o usuário final em relação aos serviços de logística atuais — uma vez que o serviço de envio não está incluído na proposta das lojas do empório comercial. Por exemplo: altos custos, alto nível de gerenciamento, cobertura limitada, longas esperas, dificuldade de cobrança e falta de segurança, entre outros.

Para solucionar esse problema, o projeto de José Carlos propõe a personalização dos serviços de logística. Assim, melhoraria a experiência de envio, tanto para o empresário e vendedor, como para os clientes.

“Tive a sorte de trabalhar em uma empresa que passou por uma transformação digital; além do mais, fazer parte da Área de Inovação e Desenvolvimento, isso certamente foi uma grande jogada!, como chamamos as conquistas na Scharff. E, bem, aprendi muitas práticas de Design Thinking, Design Sprint, aprendi como os projetos são realizados no Scrum. Enfim, foi uma ótima experiência. E por aí se deu o challenge de personalizar um serviço para a Gamarra. E é nisso que meu projeto se baseia, a estrutura desse processo que realizei em conjunto com uma equipe na Scharff .”

Ficha do projeto

Foco: para desenvolver seu projeto, José Carlos aplicou o modelo de design Double Diamond Process.

Empresa do caso logístico: Scharff, representante autorizado da FedEx no Peru.

Challenge: customizar os serviços da empresa para poder atender aos comerciantes do empório comercial de Gamarra com uma proposta logística que agrega valor.

Inovação em Gamarra

O projeto de José Carlos está dividido em quatro seções.

Imagem: José Puitiza

1. De que maneira podemos inovar?

O tipo de inovação é determinado — neste caso, por serviço. Além disso, são desenvolvidas as quatro fases do modelo Double Diamond Process: compreensão, análise, ideação e prototipagem, com o objetivo de entender e solucionar o desafio.

Imagem: José Puitiza

2. Descoberta, pesquisa de usuário e benchmark

Os quatro tipos de envio são analisados com base na pergunta: o que pensam os comerciantes dos serviços de logística atuais?

- Envios com unidades próprias.

- Envios com agências tradicionais.

- Envios regulares programados.

- Serviços expressos.

Da mesma forma, são definidos o perfil do empresário de Gamarra, o perfil do vendedor que atende à loja e/ou armazém e o perfil do usuário final ou cliente da loja. E, finalmente, um benchmark de tarifas de acordo com alguns distritos.

3. Análise da experiência atual

O processo de vendas real é explicado: desde o recebimento da solicitação do produto até a entrega ao cliente final.

4. Ideação e Protótipo

Por fim, é apresentada a proposta para solucionar o desafio e é determinado o valor agregado.

José Carlos, um aluno do Crehana

Você acha que o Crehana contribuiu para o seu perfil como profissional?

Sem dúvida, sim! Não apenas pelas aulas, que são muito boas. A marca também me impactou visualmente: "que design de plataforma", "que cores", "que estrutura". Uau! Este é o meu resumo.

Foi isso que, profissionalmente, me levou a criar minha marca, melhorar meu LinkedIn, entrar em contato com speakears de webinars, escrever meus comentários, compartilhar meus projetos. Eu queria que, como eu disse "Uau!" para o Crehana, digam "Uau!" ao me conhecer.

Quais são seus próximos planos?

Atualmente, estou trabalhando em um projeto da AgTech, estou aprendendo muito. Ao mesmo tempo, continuo somando com cursos do Crehana, cursos em outras EdTech, fazendo parte de comunidades, atualizando-me com as últimas notícias sobre inovação e tecnologia.

Então, especificamente, quero colocar em prática tudo o que aprendo, dando assessoria a projetos e/ou fazendo parte de projetos que me motivem.

 

 Se inovar é um dos seus principais interesses, como José Carlos, convidamos você a explorar os diferentes cursos da nossa categoria Inovação. Aprenda a criar produtos ou serviços de alto impacto. Por que não?