Comparação de programas: no duelo Cinema 4D x Blender vão sair faíscas! | Crehana para empresas
Comparação de programas: no duelo Cinema 4D x Blender vão sair faíscas!

Comparação de programas: no duelo Cinema 4D x Blender vão sair faíscas!

Última actualización 29 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Miguel Mejia

Todo(a) criativo(a) precisa de ferramentas para traduzir grandes ideias em imagens, vídeos ou modelos 3D. Embora o mercado de software ou aplicativos ofereça uma variedade de alternativas, é impossível perguntar: qual é a melhor? Por isso, neste artigo apresentamos uma comparação entre dois dos melhores softwares: Cinema 4D x Blender.

O Cinema 4D e o Blender tornaram-se dois dos softwares preferidos dos animadores pelas obras de arte que podem ser obtidas por meio destes dois programas. Dizemos como você pode tirar proveito do Cinema 4D e do Blender, bem como das ferramentas que eles oferecem e de tudo que você pode experimentar em ambas as plataformas. No entanto, devemos começar com uma premissa, não sem antes recomendar esses

5 programas gratuitos para animação 3D.

Índice:

  1. Cinema 4D x Blender: mais que um programa
  2. O que é o Blender? 
  3. Blender: ventajas y desventajas
  4. O que é o Cinema 4D?
  5. Cinema 4D: vantagens e desvantagens
  6. Cinema 4D x Blender: pago ou gratuito?
  7. Cinema 4D x Blender: qual é mais difícil?
  8. A interface Cinema 4D x Blender
  9. Quais são as melhores ferramentas do Cinema 4D e do Blender?
  10. Então... Cinema 4D ou Blender?

 

Cinema 4D x Blender: mais que um programa

Antes de iniciar o duelo entre Cinema 4D x Blender, é muito importante que tenhamos sempre uma coisa em mente: por mais programas atualizados e milhares de ferramentas que tenhamos, eles não serão muito úteis sem a habilidade do(a) artista e sua criatividade.

O lado criativo não é algo que se possa comprar, mas, sim, algo que se treina. Como diz o velho e conhecido ditado: “a prática leva à perfeição”. Seus primeiros trabalhos podem não ser tão bons quanto você imagina, mas quanto mais persistente você for, mais verá melhorias no curto prazo. 

Uma excelente forma de treinar esse lado criativo e sua habilidade com as melhores ferramentas é fazer cursos de animação 3D, nos quais, além disso, você poderá repotenciar todo o talento que possui. Era importante considerar esta premissa antes de conhecer todos os detalhes deste confronto. Agora sim: Cinema 4D x Blender. Quem ganhará?

Curso de blender desde cero

Projetode Ricardo Poblete Ortega para o curso de Blender: do zero a um especialista em Modelagem 3D

O que é o Blender?

O Blender é um programa de modelagem 3D gratuito e de código aberto, que pode ser executado nos sistemas operacionais Linux, MacOS e Windows. Sua interface utiliza OpenGL, o que garante uma boa experiência em computadores e plataformas compatíveis.

Com o Blender você poderá criar e animar objetos 3D, assim como universos e ambientes espetaculares graças à sua capacidade de processamento de motores gráficos, o que, geralmente, é feito em softwares especialmente dedicados a esta tarefa. Descubra quem ganhou  o duelo entre Blender x ZBrush

O Blender é um programa verdadeiramente completo, capaz de oferecer uma experiência única para o usuãrio, visto que, desde a sua criação em 2001, tem se caracterizado por ser um software em constante desenvolvimento para os seus usuários.

 

Aprenda a criar os melhores personagens no Blender

 

Blender: vantagens e desvantagens

Embora o Blender seja um programa que oferece tudo o que você precisa para obter resultados espetaculares, como tudo ele também possui uma série de vantagens e desvantagens.

Como o próprio Blender explica em seu site, "apesar de tudo que pode ser feito com o Blender, ele ainda é apenas uma ferramenta. Grandes artistas não criam obras-primas apenas pressionando botões ou manipulando pincéis, mas aprendendo e praticando”. Mais claro, impossível.

Dito isto, primeiro vamos falar das vantagens que o Blender nos oferece.

  

Blender interfaz

Imagem: Blender

As vantagens do Blender: 

- Programa totalmente gratuito e de código aberto.

- Leve.

- Oferece uma ampla gama de ferramentas essenciais (modelagem, renderização, rigging, edição de vídeo, composição, animação, entre outras).

- Arquitetura 3D de alta qualidade.

- Sua interface gráfica OpenGL é uniforme nas principais plataformas e customizável com os scripts do Python.

- Desenvolvimento constante.

- Interação com os desenvolvedores, graças a um fórum com a comunidade em que, por exemplo, bugs podem ser relatados.

As desvantagens do Blender:

- Sua interface pode ser confusa para quem está começando.

A verdade é que não encontramos grandes desvantagens. Na verdade, a única desvantagem que consideramos tem solução, graças ao manual muito completo que o Blender tem em seu site, bem como a este ótimo curso de introdução ao design e modelagem 3D com o Blender.

O que é o Cinema 4D?

O Cinema 4D é outra das grandes opções em termos de programas de modelagem 3D. Desenvolvido pela empresa alemã Maxon, o Cinema 4D é um dos softwares favoritos tanto para os animadores com mais experiência como para os que estão apenas começando neste mundo.

No Cinema 4D você poderá criar conteúdos complexos mas de uma forma bastante intuitiva, graças à sua interface amigável, que permite aos novos animadores familiarizarem-se rapidamente com as suas ferramentas e funções.

O Cinema 4D está disponível para os sistemas operacionais Windows e Mac, além de ter o After Effects, da Adobe como um ótimo complemento, fator que ajuda muito os animadores.

 

Baixe grátis estes três materiais para o Cinema 4D

 

Cinema 4D: vantagens e desvantagens

Como o Blender, o Cinema 4D também tem uma série de vantagens e desvantagens, que são determinadas com base na experiência do(a) animador(a) e no que ele(a) deseja obter como resultado.

A Maxon define o Cinema 4D como um software no qual “tanto iniciantes quanto profissionais experientes podem se beneficiar da ampla gama de ferramentas e funções para alcançar resultados impressionantes rapidamente”. É justamente neste ponto que começam os benefícios do Cinema 4D.

 

 

As vantagens do Cinema 4D:

- Fácil de entender.

- Interface amigável e intuitiva.

- Manual de uso integrado ao programa.

- Otimização constante.

- Alta velocidade de renderização.

As desvantagens do Cinema 4D:

As desvantagens do Cinema 4D, não são muitas. A única que encontramos tem a ver com o fato de que, ao contrário do Blender, este é um programa que tem um custo.

No entanto, existe uma versão temporária de teste onde você pode começar a se familiarizar com o programa antes de tomar uma decisão.

Na verdade, aproveitamos para lhe contar com mais detalhes as diferenças neste aspecto que existem entre o Blender e o Cinema 4D.

Cinema 4D x Blender: pago ou gratuito?

O Blender tem pontos a favor nesse aspecto, por ser um programa 3D gratuito e de código aberto. Graças a isso, sua popularidade aumentou nos últimos anos, a ponto de haver uma grande comunidade de criadores de conteúdo que ajudam a melhorar o programa.

Por ser um programa totalmente gratuito, o Blender 3D é uma alternativa adequada para quem deseja experimentar todas as funções do programa ou para estudantes que estão prestes a fazer um curso sobre o assunto.

Enquanto isso, Cinema 4D é um programa altamente aprovado na indústria de modelagem 3D e, por isso, é usado por muitos estudios de animación. Embora o Cinema 4D tenha um custo, a boa notícia é que, como mencionamos acima, você pode baixar uma versão de teste do programa para começar a explorar algumas das ferramentas que ele oferece.

Se você deseja continuar com o Cinema 4D no final do seu período de teste, poderá escolher entre uma variedade de planos, que podem ser anuais ou mensais. Se optar pela primeira opção, o preço é de US $ 719.00. Se preferir pagar uma mensalidade, ela é de US $ 94.00.

 

Conheça as ferramentas e técnicas de ilustração no Cinema 4D

 

Cinema 4D x Blender: qual é mais difícil?

O Cinema 4D vence neste ponto, basicamente, por um motivo importante: sua curta curva de aprendizado. Vários usuários garantem que este programa de modelagem 3D é muito fácil de aprender, principalmente devido ao seu design intuitivo, que permite a navegação fluida na plataforma após alguns dias de prática. Se você vai começar a animar, não pode perder estes 5 tutoriais de animação essenciais.

A automação do Cinema 4D é o seu principal ponto a favor, pois oferece, para citar um exemplo, o conjunto de ferramentas Mograph, com as quais podemos agilizar muito o nosso trabalho. Sabemos que demora muito para trabalhar em apenas um segundo de animação — então, qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

Cinema 4D interfaz

Imagem: Cinema 4D

Outra razão pela qual o Cinema 4D é fácil de usar é por causa de todos os testes que são feitos em suas novas ferramentas e recursos antes de serem lançados. Parte dos benefícios de um software pago.

Por outro lado, não podemos dizer o mesmo do Blender. Este programa tem a reputação de não ser o mais fácil de aprender. No início, pode ser um pouco confuso, mas, com o tempo e prática, você será capaz de manipular com segurança as ferramentas que permitem animar e fazer impressões 3D, especialmente tendo um guía completo de suas funções no site. Assim, tenha um pouco de paciência.

A comunidade Blender está sempre em comunicação e, da mesma forma que você quer saber mais sobre o programa, sempre haverá alguém que quer ensinar mais sobre ele.

A interface Cinema 4D x Blender

A primeira impressão é importante. A primeira coisa que você vê assim que abre o programa pode desanimá-lo(a) ou dar-lhe confiança. Por outro lado, o Cinema 4D é popular por ser um dos melhores programas para criação 3D devido à facilidade de operação em sua interface.

Possui um fluxo de trabalho em etapas do processo de criação, permitindo maior flexibilidade na navegação pelo programa. Isso vai mudar com as atualizações? Tranquilo(a)! Cada atualização que o Cinema 4D oferece é exaustivamente testada para garantir uma experiência estável.

Quanto ao Blender, recentemente fez uma atualização onde oferece melhorias na interface do usuário, mas ainda não pode competir com o que o Cinema 4D oferece. A cerca é um pouco alta! Esperamos que em futuras entregas o programa possa melhorar a UI de seu aplicativo para oferecer uma melhor experiência aos novos usuários.

 

Aprenda a produzir videogames 3D com o ZBrush e o Maya

 

Curso de Cinema 4D con Chocotoy

Projeto de Mauricio Fernandez para o curso 3D do zero no Cinema 4D

Quais são as melhores ferramentas do Cinema 4D e do Blender?

Depois de ver as principais características do Cinema 4D e do Blender, chegou a hora de descobrir quais as melhores ferramentas que eles oferecem. Este é um ponto vital para que você possa escolher um vencedor neste duelo Cinema 4D x Blender.

Blender: um programa para criar videogames

Você quer criar seu próprio videogame? Com o Blender você poderá trabalhar nos formatos DAE e FBX, que são muito úteis para desenvolvedores de videogames

Este programa de modelagem 3D também oferece por padrão um sistema de escrita com a linguagem Python 3, fator que dá ao usuário a possibilidade de criar novas ferramentas adicionais e que podem ser facilmente anexadas ao programa. Esta é, sem dúvida, uma grande vantagem para muitos designers, pois poderão obter vários extras e utilizá-los para melhorar as suas criações.

Além disso, o Blender oferece um motor de jogo ou Game Engine. O que é o Blender Game Engine? Este sistema permite que qualquer designer codifique sua própria lógica de jogo ou, caso você vá trabalhar com o motor de jogo de outra pessoa, exportá-lo para que sejam compatíveis.

Se você gostar de um de seus designs, poderá imprimi-los em 3D facilmente com o programa. Será um ótimo enfeite de mesa!

Blender edición

Imagem: Blender

Além disso, o Blender oferece um motor de jogo ou Game Engine. O que é o Blender Game Engine? Este sistema permite que qualquer designer codifique sua própria lógica de jogo ou, caso você vá trabalhar com o motor de jogo de outra pessoa, exportá-lo para que sejam compatíveis.

Se você gostar de um de seus designs, poderá imprimi-los em 3D facilmente com o programa. Será um ótimo enfeite de mesa!

O que mais o programa de modelagem e animação 3D Blender oferece? Você pode renderizar com um efeito verdadeiramente realista, porque ele usa um mecanismo de desenho de padrão “Cycles”. Como se não bastasse, você também pode

editar videos,  o que evitará que precise de um programa Adobe CC para criar um curta animado em 3D. Importe conteúdo em RAW e teste os movimentos da câmera em cenas 3D. Eles vão surpreender você!

Cinema 4D: modelagem 3D com perfeição

O Cinema 4D é um programa de modelagem 3D que oferece diversos modos de trabalho: polígono (Polygon), paramétrico (Parametric), escultura (sculpting) e modelagem de volume. Você pode usar cada um destes modos de acordo com o que procura e suas preferências pessoais.

Quanto à animação 3D, você pode criar renderizações com desenhos 2D e animações realistas. Além disso, o Cinema 4D oferece uma biblioteca de objetos para que você não precise pagar por arquivos 3D de outras plataformas.

 

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

 

Então... Cinema 4D ou Blender?

Você já tem as informações em mãos. Então, é hora de escolher o vencedor deste duelo entre Cinema 4D x Blender. Por um lado, o Blender é um programa gratuito e você pode baixá-lo gratuitamente a partir de agora. Ele permite a você personalizar ferramentas com a linguagem Python 3, criar animações e montar seu próprio filme de animação. Pode ser um grande desafio da primeira vez, mas sabemos que você é criativo(a) o suficiente para que isso não seja um problema 💡.

O Cinema 4D, embora possa ter um custo, é uma das ferramentas de modelagem e animação 3D mais amadas e usadas na indústria, capaz de fornecer vários modos de modelagem e a facilidade de trabalhar com animações 3D ou 2D. Possui uma interface mais intuitiva e será mais fácil aprender com este programa. Você pode baixar grátis uma versão de teste.

Você já tem um vencedor neste duelo entre Cinema 4D x Blender? Acreditamos que ambos têm argumentos suficientes para que os resultados sejam incríveis 🚀. Você já experimentou algum destes programas? De qual você gosta mais?

También podría interesarte