Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como posso encontrar um emprego neste momento?Como posso encontrar um emprego neste momento?

Como posso encontrar um emprego neste momento?

Emilio Jimenez - 11 Sep 20

Articulo

7 min.

Hoje, vivemos um momento de constantes mudanças e em que nossa capacidade de adaptabilidade é mais exigida do que nunca.

A realidade que vivemos não estava nos planos de ninguém, pois 2020 trouxe muitas ilusões e expectativas. Dentro desta transformação em que nos encontramos, um dos aspectos que não parou, mas teve mudanças significativas, foi o dos processos seletivos.

Por isso, aqui compartilharemos algumas recomendações para que você possa abordar da melhor maneira esta busca por uma nova oportunidade de trabalho, dentro de uma conjuntura complicada como a que estamos passando.

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

Como sabemos, o trabalho remoto é uma realidade em muitas empresas e organizações, e sabemos que veio para ficar por muito tempo. Esta modalidade de trabalho tem levado muitas áreas a adaptarem seus processos ao ambiente virtual.

Assim, um grande número de empresas teve que realizar seu recrutamento de forma 100% digital, alterando entrevistas presenciais e dinâmicas de grupo para palestras no Google Meet, Zoom ou alguma outra ferramenta de comunicação remota. É o mesmo que um processo normal ou deveríamos tomar algumas medidas adicionais?

Estas são as principais dicas que lhe damos para aplicar no âmbito dos processos seletivos da nova normalidade”: 

1. A pesquisa inicial é fundamental

A situação atual de muitas empresas fez com que profissionais extraordinários tivessem de deixar seus empregos. Por isso, os processos geralmente são definidos por pequenos detalhes. É aqui que aspectos como o cultural fit ou o conhecimento dos valores/objetivos da empresa fazem com que a balança penda para uma pessoa ou outra.

Depois de se inscrever ou receber a confirmação de que está iniciando o processo, reserve um tempo para investigar mais a fundo sobre a organização para a qual se inscreveu.

Verifique todas as fontes de informação possíveis: LinkedIn, redes sociais, site, entre outras. Quanto mais “nutrido(a)” de dados você tiver naquele primeiro contato, melhor será para mostrar que você não é apenas o(a) profissional que a empresa procura tecnicamente, mas que também se enquadra bem na cultura organizacional dela.

 

Melhore sua empregabilidade com nosso curso Soft skills para o sucesso profissional

2. Alinhe seu perfil às expectativas profissionais e pessoais que você tem

Estar em uma busca ativa de emprego pode ser muito estressante. As necessidades econômicas são urgentes e também o desejo de voltar ao trabalho. No entanto, um dos erros mais comuns neste momento é nos candidatarmos a qualquer cargo em que acreditamos que podemos ser selecionados.

Temos que ter a cabeça fria para conferir bem a descrição do perfil e, caso consideremos que nossa experiência e conhecimento não estão totalmente alinhados, é melhor deixar passar essa vaga.

Da mesma forma, se parte de nossa experiência, mas não toda, está de acordo com o que é solicitado para aquele cargo, não tenhamos medo de adaptar nosso currículo para destacar o que agrega mais valor à nossa candidatura.

Para complementar esta iniciativa, mantendo o nosso perfil no LinkedIn atualizado e deixando o link no CV, o recrutador ou recrutadora poderá conhecer a nossa experiência profissional completa.

 

3. Verifique novamente suas ferramentas tecnológicas

Muitas das etapas dos processos seletivos nestes tempos de pandemia estão sendo realizadas virtualmente. Portanto, embora possa parecer óbvio, antes de fazer uma chamada ou videochamada, reserve alguns minutos para verificar sua conexão com a Internet, a bateria do seu laptop, PC ou celular.

Além disso, se possível, peça às pessoas com quem você mora que tentem não usar a Internet que compartilham em casa durante o tempo em que você estiver na entrevista ou dinâmica.

Por último, se algo começar a falhar durante a conversa ou prova que você estiver fazendo, avise o(a) recrutador(a) e sugira uma solução alternativa. Não perca a oportunidade de mostrar que você é a melhor pessoa para o cargo por uma falha técnica que escapa de suas mãos.

Baixe grátis este manual e crie sua marca pessoal no LinkedIn

Crea tu marca personal en LinkedIn

4. Não guarde nada, aproveite o momento

Hoje, a maioria das pessoas está fazendo suas atividades a mil por hora. A vida pessoal e profissional é uma só. Por isso, encontrar espaços livres é algo realmente complicado.

Quando você tiver a oportunidade de conversar ou demonstrar suas habilidades em uma etapa do processo de seleção, certifique-se de dar 100%. Às vezes, a mente pode nos pregar peças e acreditamos que "chegará o momento" de mostrar o que podemos dar para a empresa em uma próxima etapa.

Estes tempos em que a velocidade é uma constante, exigem que devemos dar tudo para sempre. Assim, desde o primeiro contato, mostre porque você é a pessoa certa para preencher a vaga a que se candidatou.

5. Respostas precisas para ser eficiente

Nem todos os processos de seleção que ocorrem em um contexto remoto nos permitem ter muito tempo para elaborar. Portanto, é melhor ser o(a) mais preciso(a) possível e responder ao que está sendo solicitado.

Lembre-se de que falar mais não significa saber mais. Portanto, faça o possível para não fazer "rodeios" ou narrar situações que não são relevantes. Se eles pedirem mais detalhes sobre uma resposta, exemplificar por meio de alguma situação vivida no passado será sempre a melhor maneira de deixar claro um ponto que você deseja transmitir.

Além disso, sempre apele à sinceridade. Se há algo que você não sabe ou não fez, é melhor dizer, mas deixe claro que tudo pode ser aprendido. Em resumo, precisão e honestidade ao responder serão a melhor forma de desenvolver respostas eficientes neste tipo de processo.

6. Mantenha seus conhecimentos atualizados e siga sempre aprendendo

Hoje, temos mais tempo do que poderíamos imaginar no passado. Além de buscar o seu próximo local de trabalho, você pode aproveitar estes momentos para continuar adquirindo conhecimentos e atualizando o que aprendeu há anos atrás.

Plataformas como o Crehana permitem que você acesse cursos gratuitos e investir muito bem este tempo que passa em casa. Faça uma pesquisa na web e encontre aquele conteúdo que  permitirá a você continuar se alimentando como profissional e chegar melhor preparado(a) para a sua próxima entrevista.


Por último, mas não menos importante, não desista! Sabemos que esta conjuntura e a busca constante por uma entrevista de emprego é agoniante. No entanto, a próxima aventura de trabalho está esperando por você lá fora. Esperamos que as dicas que deixamos aqui permitam que você chegue até lá o mais rápido possível.