Home Blog/ Brasil/
Brasil
Comecei a aplicar storytelling... em tudo!Comecei a aplicar storytelling... em tudo!

Comecei a aplicar storytelling... em tudo!

Nayha Carrillo - 16 May 20

Articulo

7 min.

Há uma notícia que tenho para lhe dar. Você sabe o que é storytelling muito antes de ler este artigo, sim, e muito antes de qualquer outro. Embora com menos consciência do que agora, suas primeiras abordagens às histórias aconteceram desde bebê, e talvez você só se lembre de algumas delas a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

As histórias sempre estiveram aí, na forma de contos, mitos ou numa conversa de café.

Atraia seu público-alvo através do Storytelling: a arte de contar histórias

Sua criança — e não tão criança — interior sabe o que é storytelling: contar histórias por meio da comunicação verbal ou não verbal. Peço que você volte aos seus 5 ou 6 anos... não seria incrível lembrar tudo o que ouvimos e brincamos naquele momento? A verdade é que nossa memória tende a manter apenas o que realmente a afeta, positiva ou negativamente.

E aí vem a segunda coisa mais importante sobre o storytelling: você precisa criar histórias memoráveis! Não importa o tipo de história que você conte, em texto, imagens, dados, vídeos ou qualquer combinação de conteúdos que você deseja usar para transmitir a mensagem à mente do seu público. Mas... devem ser memoráveis!

Todos nós somos capazes de fazê-lo, só precisa usá-la com a linguagem e o meio corretos. Como diz Isabel Allende: "Todo mundo tem uma história, e todas são interessantes se bem contadas". Eu também penso assim, e preparei alguns pontos-chave a serem levados em consideração ao construí-las. Vamos ver?

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

O que faz de uma história, uma história?

Quando entendi que as histórias podiam estar em qualquer lugar, também entendi que precisava usá-las com muita moderação. Se você não as tomar com cuidado desses espaços invisíveis, estará esgotando esse poder e, provavelmente, acabará com uma mensagem já contada por outra pessoa.

Vamos fazer um grande mapa para sua próxima história:

a. Observe muito: Onde está a história? Olhe para o seu espaço pessoal, seu trabalho e seus clientes, cada canto que interessa a você explorar.

b. Você tem o tema em mente; é hora de definir:

- quem são seus personagens? Aqueles que serão parte da história e, também, seu público;

- qual é a sua mensagem? Pense na história que seu público deseja ouvir, como são os personagens interiores e se eles representam um espelho do seu público;

- existe um conflito? Anote aquilo que você resolverá na história.

c. A curva narrativa: uma história esgota eventos e momentos de seus personagens. Qual é a curva que você está dando a ela? Pode ter uma introdução de personagens, um clímax ou um momento em que a audiência sente que o conflito atingiu seu pico, alguns pontos de perguntas ou questionamentos com base na busca de soluções, e a solução ou alívio pós-conflito.

Em uma história, seus personagens passam por desafios e você deve acompanhá-los nesse caminho, quase como se você fosse parte deles.

d. Não se esqueça de mover a fibra emocional no ambiente, incluindo a sua! Alguns elementos que você pode adicionar, de acordo com seu objetivo, são: suspense ou mistério; associações ou ideias cotidianas "invisíveis"; romance ou paixão — em projetos isto geralmente pode estar relacionado a sonhos ou ideais; e também o humor, um recurso difícil de explorar — mas, por que não?

As emoções são repartidas em diferentes espaços: amor, felicidade, dor, raiva ou medo. Encontre a maneira de narrá-las nas doses que seus personagens precisam.

As histórias estão em toda parte

"Sim, claro! Até este ponto já sabemos. Mas, que tipos de storytelling existem? Eles podem estar em qualquer área que esteja aberta para experimentá-los. Mas, para nos organizarmos, os termos vêm para salvar nossos dias. Vamos ver alguns.

Storytelling para marcas ou brand  storytelling

A identidade da sua marca pode ser sustentada pelo storytelling. Ao aplicar uma história, você poderá dar coerência à personalidade, comunicação e futuros conteúdos dela.

O brand  storytelling usa a missão da sua marca como ponto de partida e usa a estrutura do personagem, o enredo e a conclusão para criar sua estratégia. A ideia é poder levá-la através do mundo arquetípico para encontrar sua própria personalidade e que todos os elementos ao seu redor a comuniquem de forma coerente, desde o seu tom de voz até a forma como você se vê.

Nele, você trabalhará cada elemento do branding: tipografia, cores, fotografia, etc., e tudo desde o ângulo da sua história de marca. Lembre-se de que ela evolui com o seu público e procura comunicar uma verdade diretamente relacionada com eles.

Storytelling na publicidade

A publicidade invadiu espaços estratégicos ao redor do público, especialmente na televisão e, agora, no YouTube. Seu potencial para criar ótimas histórias e, por sua vez, nos aproximar de um produto ou serviço, é enorme.

Alguns processos que são muito válidos nessa área são manifestos e testemunhais. Para alguns, é usada uma voz em off que aproxime a intenção e a mensagem ao público, enquanto vai movendo fibras emocionais com o roteiro.

Histórias sem complicações, principalmente em texto ou áudio. Quando você começar a pensar sobre o que dizer e qual será seu personagem, pense também na agilidade da narração. Se eles serão expostos nas redes sociais é muito útil que resolvam exatamente o que seu personagem principal precisa, quero dizer, o que seu público precisa.

Veja nossos vídeos em Zoom in. Eles são ótimos processos de storytelling em voz e abordagem às dúvidas de nossos alunos. Você se animaria a fazer algo assim?

UX storytelling

Até agora, os vértices que vimos estão intimamente relacionados ao marketing e ao branding, mas já entraremos em outro espaço: a experiência do usuário.

Meus amigos do mundo UX/UI estão animados com o que o storytelling está fazendo na área. A exploração é um ingrediente essencial, e uma narrativa dá muito peso aos seus textos ( UX Writing & UX Editing) ou à curva que o usuário segue ao longo de sua experiência em um aplicativo ou na Web.

No storytelling de UX, analisamos novamente a intenção da história ou o objetivo de uma iteração (repetição) ou criação de produto; vemos os personagens (seus usuários) e o conflito ou a problemática ao longo da experiência do usuário (o que você vê? o que impede você de fazer uma compra?); e, finalmente, a solução desejada!, sobre a qual continuaremos iterando.

As histórias têm poder no espaço digital

© CNN

 

Existe um canal que é o centro de muitas de nossas histórias: Google. Nele, os fios condutores das histórias são os cliques que você dá cada vez que algo desperta sua curiosidade ou cada vez que você pesquisa.

Há uma história em todo o seu processo de pesquisa de um produto, há para o Google.

O storytelling tem a evolução caminhando com ele, porque sempre existiram histórias — apenas, a cada vez existem mais mídias diferentes e “distraidores” em seu processo. Antes, falávamos de mitos e histórias que eram referências para fazer ou não fazer alguma coisa; hoje, o poder da comunicação ainda está lá, mas desta vez atrás de um clique, de uma leitura de blog, de uma compra on-line ou da voz de um influenciador.

Agora mesmo há esta uma história de nós tentando lembrar algumas boas histórias aos 5 ou 6 anos de idade, e este artigo no blog, é claro. Você vai contar alguma história hoje?