Home Blog/ Brasil/
Brasil
6 exercícios para desenhar passo a passo6 exercícios para desenhar passo a passo

6 exercícios para desenhar passo a passo

Francesco Bertorini - 14 Jun 20

Articulo

7 min.

Você costuma dizer "não sei desenhar", e já disse tantas vezes que realmente acreditou nisso? Talvez seja porque você acha que desenhar significa apenas desenhar como Leonardo da Vinci. E a verdade é que você não precisa ser um gênio para se tornar um(a) desenhista. Talvez você deva explorar um estilo menos realista, não acha?

Por exemplo, exercícios de desenho passo a passo são um bom começo. Além disso, desenhar não deve ser difícil — não foi para nossos ancestrais.

De fato, o desenho nasceu como uma expressão da vida cotidiana do ser humano. Um exemplo disso são as pinturas rupestres encontradas na caverna de Altamira, na Cantábria, Espanha. Você se lembra delas?

Aprenda sobre as ferramentas de Desenho gratuitas que temos para você

Possivelmente você não percebeu, mas se agora fizer o exercício de observar cuidadosamente uma parte desta pintura, notará que os bisões são desenhados com base em dois elementos muito simples: a linha e o ponto. Mas é isso que é preciso para aprender a desenhar?

Museu de Altamira y D. Rodríguez

Na introdução de seu livro "Rough", o diretor de arte publicitário Pierre Pochet diz o seguinte:

Você pode desenhar uma linha? Um quadrado, um retângulo ou um triângulo? Bravo! Então, você pode desenhar!

E essa é a ideia deste artigo: que você aprenda a desenhar começando pelo mais simples. Porque às vezes caímos no erro de pensar que, se nosso desenho não é exatamente o mesmo que o original, não sabemos como desenhar. Será porque estamos tentando copiar fielmente um desenho, em vez de desenhar com nossos próprios olhos?

Por este motivo, propomos que você realize estes seis exercícios. Mas, primeiro, procure algumas folhas de papel (ou um caderno de desenho), um lápis 2B e uma borracha. Vamos desenhar!

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

1. Domine a linha

Para desenhar passo a passo, a primeira coisa que você precisa aprender é dominar a linha. Parece uma questão de crianças, mas não é. E por que devemos começar pela linha? Porque é muito mais que um simples traço. A linha é a base de qualquer desenho e sua prática só melhorará seu pulso na hora de desenhar. Este deve ser seu primeiro objetivo.

Algumas dicas antes de iniciar os exercícios

- Tente não apoiar o pulso no papel.

- Relaxe seu braço. Antes de desenhar, faça movimentos circulares com a mão. A ideia é que você desenhe livremente.

- Evite traços curtos ou entrecortados. Às vezes pensamos que dessa maneira obteremos uma proporção melhor do nosso desenho, mas não é verdade. O resultado é o oposto.

- Não realce os traços que você desenhou anteriormente. Isso removerá o dinamismo e a clareza do seu desenho.

Então, como deve ser o meu traço?

Um bom traço é caracterizado por ser firme, dinâmico, unidirecional e sem sobressaltos. Lembre-se de que o traço definirá a forma do seu desenho.

Se no início você perceber que sua linha parece um pouco rígida ou sem continuidade, não se preocupe. O medo da folha em branco pode ser superado com a prática.

Estes são os exercícios que propomos a você

- Pegue uma folha em branco e faça traços aleatórios, ou seja, desenhe várias linhas umas sobre as outras. Este traço é o primeiro que você deve aprender e ajudará a delinear as formas posteriormente.

- Pegue uma folha de papel em branco e desenhe linhas paralelas na diagonal, horizontal e vertical. Elas não precisam ser perfeitas. Claro, tente fazer as linhas sem tirar o lápis do papel.

 

2. Faça esboços das figuras geométricas

Agora é hora de desenhar as formas básicas que aprendemos quando éramos crianças: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Nós apenas temos que desenhar seus contornos.

3. Desenvolva as formas

Mas sabemos que os objetos têm forma (profundidade e volume). Por isso, neste exercício, propomos que você desenhe as formas das figuras básicas que você criou anteriormente.

Quadrado = cubo

Retângulo = cilindro

Triângulo = cone

Círculo = esfera

 

Por exemplo, uma jarra e uma lata de refrigerante são cilindros; uma laranja e uma bola são esferas; uma mesa de cabeceira e uma caixa são cubos; e um funil e um chapéu de festa são cones.

4. Combine figuras e formas básicas e comece a desenhar

Quando terminar as formas geométricas, é o momento de combiná-las e desenhar passo a passo. Por exemplo, se você combinar um quadrado, dois círculos e um triângulo, poderá dar forma a um pé.

Ao combinar três elipses e uma figura em forma de cone, você pode obter um cacto em um vaso.

 

5. Reduza objetos a formas simples

Para fazer este exercício, reserve um minuto e veja: quantos objetos na forma de esfera, cilindro, cubo ou cone você consegue identificar ao seu redor?

Agora selecione três objetos e construa uma natureza morta. A seguir, reduzimos esses objetos a figuras simples. Como fazê-lo? Para este exercício, tomaremos como exemplo um livro, uma laranja e uma jarra. Siga esses passos.

- Desenhe nesta ordem: retângulo, círculo e cilindro.

- Para modelar o gargalo da jarra do frasco, faça uma elipse.

- Para modelar o livro, desenhe linhas paralelas na parte superior e inferior.

- Agora, defina os contornos dos três elementos. Adicione os detalhes: desenhe os pontos e a laranja e rodeie a lombada do livro.

- Finalmente, exclua as linhas que serviram de guia no início.

 

Outros exemplos deste exercício

Para desenhar a garrafa, parta de um cilindro.

Para desenhar a floreira, parta de uma esfera.

Para desenhar o computador de mesa com os alto-falantes, comece com um quadrado e três retângulos.

 

Uma boa maneira de continuar praticando este exercício é iniciar um caderno de desenho. Propomos que você desenhe um objeto da sua casa por dia. O que você diz?

 

6.Desenhe a cabeça e o rosto com um círculo

Você sabia que é um método amplamente utilizado para desenhar a cabeça e o rosto? Nos referimos ao método de Loomis, chamado assim em honra ao seu criador: o ilustrador e animador Andrew Loomis.

Este norte-americano dos anos 40 propôs desenhar algo tão simples como um círculo, para poder desenhar a cabeça e o rosto em perspectiva. Nesta ferramenta que deixamos abaixo, você encontrará mais detalhes sobre o processo de desenho.

 

Um olhar no desenho do corpo humano

Sabemos que é muito cedo para você começar a desenhar o corpo humano. No entanto, acreditamos que este guia ajudará a conhecer e explorar antecipadamente um dos diferentes cânones da proporção do corpo humano. Nesse caso, o que foi criado por Andrew Loomis.

Para ele, por exemplo, a chave é medir tudo com base na proporção do volume da cabeça.

 

 

Bem, esperamos que você tenha se animado a pegar o lápis novamente e fazer estes exercícios que, como você viu, são bastante simples de executar. Você já sabe: se pode desenhar uma linha ou uma figura geométrica, pode desenhar.