Home Blog/ Brasil/
Brasil
Pontos de bordado que você precisa aprender para fazer esses desenhosPontos de bordado que você precisa aprender para fazer esses desenhos

Pontos de bordado que você precisa aprender para fazer esses desenhos

Juliane Angeles - 17 Jun 20

Articulo

7 min.

Quantas vezes você viu um bordado feito à mão e pensou que não poderia bordar algo semelhante? Às vezes, tendemos a desanimar com algo sem sequer tentar. Que tal você tentar hoje?

Neste artigo, propomos que você borde quatro desenhos simples com nove pontos de bordado. Você aprenderá o ponto atrás, o ponto do tronco, o ponto da folha e o ponto francês, entre outros. Eles são os princípios básicos do bordado porque, uma vez aprendidos, servirão para bordar o que você quiser.

O que você precisa? Linha de bordar, uma agulha e um tecido de linho. Se você não tiver este tecido, ele poderá ser outro, desde que não seja elástico. A moldura ou aro é ideal, mas se você não tiver um por enquanto, não se preocupe.

O bordado é uma arte que relaxa você. Aprenda a bordar com o curso de Catalina

Outra alternativa é ir ao seu guarda-roupa e procurar sua roupa favorita; você pode bordar algum desses desenhos nela. Por exemplo, no pescoço da sua blusa ou no lado do coração do moletom ou da jaqueta esportiva.

Vamos começar!

1. Coração intercalado

Canal:  Ideas en 5 minutos CHICAS

Você já conhece a nossa categoria Artesanato?

Ponto do bordado: agulha de tricô

Este ponto parece um pouco complexo a olho nu, mas não é. Para que serve? Principalmente, para preencher formas e dar textura e mais cor aos nossos bordados. Para este coração, você não precisa necessariamente usar fio vermelho. Use o que quiser. Ou melhor ainda, use suas duas cores favoritas. “Mas como eu combino as cores?” Vamos explicar a você, abaixo.

- Posicione-se no topo do coração, do lado que você deseja. Comece com um ponto vertical.

- Em seguida, puxe a agulha por baixo e volte a dar um ponto, seguindo a forma do desenho

- Quando o coração estiver cheio de linhas verticais, puxe a agulha por um dos lados do coração e mude de direção. Se você quiser usar outra cor, este é o momento. Para fazer isso, feche os pontos anteriores e comece a próxima etapa com linha de outra cor.

- Agora, você terá que passar a agulha, alternando as linhas verticais. Quando atingir a outra extremidade, insira a agulha e retire-a do lado inicial, seguindo a forma do coração.

- Repita o passo 4, até chegar à parte final do coração.

2. Coração humano

Ponto do bordado: atrás

O que você acha deste desenho de coração? Você acha que é muito elaborado? Na verdade, não é, uma vez que é feito apenas com o ponto atrás. Este ponto é um dos princípios básicos do bordado e, uma vez que você o aprende, sempre acompanhará você. É simples, rápido de fazer e perfeito para dar forma.

Para fazer este coração, você deve fazer o seguinte: bordar o contorno, as formas internas e preencher algumas veias.

Em nosso guia de Bordado: seus primeiros pontos, explicamos como aprender o ponto atrás, passo a passo. Você também encontrará o ponto cetim, o ponto arroz, o ponto de folha e o ponto de caule — estes dois últimos servirão para os desenhos seguintes. Faça o download desta ferramenta gratuitamente.

 

 

3. Rosas com volume

Canal:  BlancJoony

Pontos de bordado: rosa, francês e folha

Ponto rosa

Para aprender esse ponto, você precisará desenhar a primeira e a segunda opções. O primeiro desenho será para a rosa com um centro em ponto francês. A segunda opção será para rosas sem este ponto. Como o desenho indica, você só terá que desenhar um ponto preenchido no centro como guia. A terceira opção é amplamente utilizada pelas pessoas que já têm mais prática em bordado.

- Faça um ponto em cada coluna do desenho. Quando você chegar à última, insira a agulha bem perto da próxima coluna.

- Agora, passe a agulha por cima desta coluna, para deslizá-la por baixo da próxima coluna. Repita este passo várias vezes.

- Em outras palavras, passe a agulha intercalando as colunas.

- Quando você ver que a rosa está ganhando volume e tiver completado o círculo, é hora de parar e fechar o ponto.

Ponto francês

É um ponto muito utilizado em bordados. É muito versátil; você pode usá-lo para centros de flores, para representar os botões de flores ou para preencher formas.

- Insira a agulha no centro da rosa, pegue a linha e dê duas voltas ao redor da agulha.

- Coloque a agulha bem perto do ponto inicial e ajuste com cuidado.

- Repita o ponto para preencher o centro.

Ponto folha

Este ponto é outro ponto básico, embora não seja muito versátil. Como o próprio nome diz, é usado para preencher e dar textura às folhas. Antes de começar, lembre-se de desenhar o contorno de uma folha com uma linha vertical no centro. Essa linha será o seu guia.

Agora siga os passos do guia que compartilhamos anteriormente com você.

4. Um buquê de margaridas

Canal: SilverSnow

Pontos de bordado: Lazy Daisy, folha, caule e francês

Ponto Lazy Daisy

Este ponto é uma maneira simples e rápida de bordar margaridas. Antes de começar, recomendamos que você desenhe um círculo-guia.

- Faça um ponto atrás do tecido (lembre-se de que você sempre começa deste lado).

- Ao tirar a agulha, pegue a linha com o dedo e forme uma espécie de arco.

- Reinsira a agulha enquanto segura a linha com o dedo.

- Agora, certifique-se de puxar a agulha dentro do arco, ajuste a linha.

- Faça um ponto curto para segurar o arco (pétala da margarida).

- Repita esse processo até preencher o círculo.

- Finalmente, borde o centro com o ponto francês.

Você pode encontrar o ponto folha e de caule em nosso guia, e o ponto francês, acima.

Faixa bônus

Se você quiser continuar com os artesanatos... Por que você não tenta fazer sua própria máscara de pano? Você precisará de um pedaço de algodão que não usa mais, linha, agulha e uma régua. Faça o download deste guia e faça você mesmo(a).

 

Bem, para começar a bordar, recomendamos começar com qualquer um dos corações, pois ambos requerem um único ponto. Quando terminar, continue com as rosas e o ramo de margaridas, cujos desenhos requerem mais de dois pontos de bordado. Lembre-se de que, à medida que aprende mais pontos, você poderá bordar desenhos mais elaborados.