Podcasts: que programas eu preciso para produzir um?

Brasil 06 de Abril del 2020

user

Francesco Bertorini

Podcasts: que programas eu preciso para produzir um? Podcasts: que programas eu preciso para produzir um?

Se você pensou que, para criar um podcast, precisava se inscrever em programas e plataformas pagos, e por isso descartou a ideia de criar um, você chegou ao artigo certo.

Existem plataformas gratuitas para produzir e hospedar um podcast? Claro. Agora você saberá porque muitos usuários pesquisam no Google "Download gratuito do Audacity" ou preferem hospedar seu podcast em espanhol no iVoox.

Se você nunca ouviu falar do GarageBand, Pro Tools, Anchor ou Archive.org, não se preocupe, porque isso terminará hoje. Tenho certeza de que, depois de ler este artigo, você estará mais perto de criar e produzir seu próprio podcast. Então, aqui mostramos os principais programas para gravar e editar um podcast.

Faça o download do nosso formato Podcast Script gratuitamente

Programas para editar podcast

Audacity®

Este é um dos programas mais usados e recomendados para editar áudios e, é claro, podcasts. Basicamente, porque é gratuito, de código aberto e multiplataforma.

A edição no Audacity® é mais fácil do que parece. Suas ferramentas Cortar, Copiar, Colar, Excluir, Desfazer e Refazer facilitarão a edição do seu podcast. Além disso, as seleções e as faixas de áudio podem ser manipuladas inteiramente a partir do teclado.

O que o Audacity® permite, além de editar arquivos de som? Entre suas principais características estão as seguintes:

- gravar áudio ao vivo ou através de um microfone;

- digitalizar gravações de outras mídias (instrumentos musicais ou CDs);

- importar e combinar arquivos de som, além de exportá-los em diferentes formatos, como MP4, MP, WAW e FLAC, entre outros;

- modificar ou criar um efeito a partir de um editor de texto.

E o melhor: está disponível para Windows, Mac OS X, GNU/Linux e outros sistemas operacionais.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser se tornar um especialista no Audacity®, sugerimos que você reveja completamente o manual dele.

Faça o download do Audacity gratuitamente aquí.

Imagen: Audacity®

GarageBand

Embora seja uma plataforma focada na criação, gravação e compartilhamento de músicas, o GarageBand também permite gravar e editar um podcast, graças à sua interface intuitiva e fácil de usar. Além disso, é gratuito, embora esteja disponível apenas para dispositivos IOS.

Você deseja alterar a faixa de música do seu podcast, mas não consegue encontrar uma que você goste e que também seja gratuita? Ou você está apenas procurando um acorde para o seu estilo? Aproveite o seu lado criativo e crie sua própria faixa no GarageBand. A variedade de sons na sua biblioteca de sons é incrível.

Adobe Audition

Como o próprio nome diz, é um programa que pertence à família Adobe e que já é sinônimo de qualidade e profissionalismo. De fato, seu site o define como uma "poderosa estação de trabalho de áudio, projetada para acelerar a produção de vídeo e os fluxos de trabalho de finalização de áudio".

Com o Adobe Audition, você pode criar, misturar e projetar efeitos sonoros. É o melhor software de edição de áudio digital. Embora não seja gratuito, sua plataforma oferece uma versão de avaliação grátis, para que você possa experimentar suas funções e decidir comprá-lo ou não.

Suas funções incluem o seguinte:

- edite, limpar e restaurar áudios, seja para vídeos, podcasts ou efeitos sonoros;

- gravar, editar e integrar clipes de música;

- obter áudios de alta qualidade, mesmo se você é iniciante;

- gravar, misturar e exportar arquivos de áudio para qualquer projeto de áudio, como um podcast;

- remixar e ordenar músicas.

Pro Tools

O Pro Tools é um programa pago, mas oferece uma versão gratuita para músicos, estudantes e podcasters. Então, aqui você também poderá gravar e editar seu podcast.

Esta plataforma permitirá:

- gravar e produzir. Se você estiver interessado em composição musical, poderá usar os diferentes sons do instrumento, faixas MIDI e centenas de acessórios que a plataforma possui;

- editar. Suas ferramentas de edição foram projetadas para manipular ou otimizar perfeitamente qualquer faixa de áudio.

- criar mixes de qualidade.

 

O Pro Tools está disponível para Windows e Mac OS.

Descubra o mundo da locução com Mario Arvizu

 

Plataformas de hospedagem gratuitas para podcasts

A escolha de uma boa plataforma de hospedagem é essencial para divulgar seu conteúdo, posicionar sua marca, criar uma audiência e alcançar um alcance significativo. Aqui, apresentamos três plataformas de hospedagem totalmente gratuitas:

iVoox

É a plataforma de podcast espanhola mais popular da Internet. É totalmente gratuita e fácil de usar. Uma vez que você tenha criado uma conta no iVoox, pode fazer o seguinte:

- hospedar seu podcast gratuitamente. Você pode enviar todos os episódios que deseja, sem limites;

- publicar, como aponta o iVoox, "na maior comunidade de ouvintes que falam espanhol";

- transmita seu feed RSS de podcast para outros gerenciadores de conteúdo, além de incorporar seu podcast e episódios na web e nas mídias sociais.

- avaliar o desempenho e o crescimento do seu podcast. Você poderá conhecer dados de download, comentários, curtidas, etc.

- interagir com seus ouvintes através do mural do seu podcast;

- ganhar dinheiro com seu podcast através de assinaturas ou contribuições de fãs.

Então, se você quiser fazer um podcast em espanhol, esta é a plataforma certa.

Anchor

Você já gravou seu primeiro episódio, mas ainda não se decidiu por uma plataforma de hospedagem? Se você está procurando uma plataforma fácil de usar, com hospedagem e distribuição 100% gratuitas e que também aprimora seu podcast, este é o Anchor.

 

O que o Anchor permite que você faça?

- Editar, gravar ou fazer o upload a partir do dispositivo que você deseja. Você não precisa ser um(a) especialista em edição de áudio.

- Hospedar seu podcast sem limites de armazenamento e períodos de teste.

- Monetizar seu podcast ou coletar doações de ouvintes. O Anchor explica assim: “Faremos o trabalho de conectá-lo(a) com grandes marcas que estão interessadas em patrocinar seu programa. Você decide com quais marcas deseja trabalhar, em quais episódios deseja gerar receita e em quais episódios deseja exibir seus anúncios”.

- Monitorar o crescimento de seu público e o desempenho de seus episódios através de análises simples e diretas.

Para acessar seus benefícios, tudo o que você precisa fazer é se registrar no site e pronto, comece a gravar!

Archive.org

A principal vantagem do Archive.org é o seu espaço de armazenamento ilimitado. É uma grande biblioteca on-line sem fins lucrativos, com livros, filmes, músicas e imagens gratuitos, entre outros elementos. Além disso, é seguro e confiável, porém sua interface pode ser pouco intuitiva.

O Archive.org exibirá todos os seus podcasts. Ele não oferece todas as métricas que outras plataformas possuem, mas se você usar o plug-in "PowerPress", poderá aprender mais sobre o desempenho do seu programa.

Crie a voz de um personagem de animação com o curso de Dublagem de Personagens de Desenhos Animados

 

Agora que você sabe que existem vários programas de edição e plataformas de hospedagem gratuitos para produzir um podcast, por que não ousa criar um? Se você quiser aprender a criar um podcast passo a passo, recomendamos que você dê um play no Webinar: 1, 2, 3, faça o seu podcast Chegou a hora de começar o seu podcasting!

Recomendados para ti