O que é pensamento criativo? Ouse pensar fora da caixa!

Última actualización 19 de Agosto del 2020

user

Jessica Rodríguez

O que é pensamento criativo? Ouse pensar fora da caixa! O que é pensamento criativo? Ouse pensar fora da caixa!

Você já se perguntou se a criatividade é uma qualidade relevante na vida cotidiana? Provavelmente você, como tantos outros, acredita que o pensamento criativo só pertence a quem está em contato com as obras artísticas: pintura, fotografia ou música.

Embora isso seja verdade, garantimos que pensar de forma criativa pode ajudar você em muitas áreas diferentes. Por exemplo, nos negócios, pensar fora da caixa é de grande ajuda para encontrar soluções originais.

A verdade é que você não precisa ser um(a) artista para dar asas à sua imaginação, e neste artigo você verá.

Índice

  1. O que é pensamento criativo?
  2. Tipos de criatividade
  3. Processo do pensamento criativo
  4. Características das pessoas criativas
  5. Como desenvolver o pensamento criativo?

 

O que é pensamento criativo?

Ideas creativas

Imagem: Riccardo Annandale (Unsplash) 

Certamente, muitas vezes você já se deparou com uma pessoa que lhe diz que é impossível alcançar algo ou que não há solução lógica para um problema. Por exemplo, você estudou uma carreira relacionada a números e, da noite para o dia, quer tentar a sorte com ilustração porque gosta de desenhar. Provavelmente, alguém lhe dirá que seu sonho é difícil de realizar porque você estudou algo diferente ou porque não começou a criar desenhos na infância.

Embora este seja apenas um exemplo, a verdade é que existem pessoas que têm dificuldade em pensar fora da caixa e acreditam que muitas coisas devem ser guiadas por um padrão estabelecido. Se o tempo em casa nos ensinou alguma coisa, é que o ser humano é capaz de se reinventar quantas vezes for necessário, e que um plano de longo prazo pode surgir de qualquer hobby.

Portanto, se você se pergunta o que é pensamento criativo, a resposta é simples: é a capacidade de criar novas ideias e soluções, mesmo diante de coisas que parecem resolvidas e óbvias. É um tipo de pensamento que se caracteriza por abordar a realidade de forma original e flexível. Por que é importante dar uma chance a este tipo de pensamento?

A vida pode nos colocar em situações difíceis de resolver, e pensar de forma criativa pode ser uma grande oportunidade de ter mais alternativas para resolver qualquer tipo de conflito e/ou desafio. Aqui nós contamos que tipos de criatividade existem para que você possa trazer à tona o gênio que está dentro de você!

Pensamento crítico e criativo

Embora se acredite que os dois tipos de pensamento não se complementam, eles se completam. O pensamento crítico é um processo sequencial, lógico e disciplinado para racionalizar, analisar, avaliar e interpretar informações a fim de fazer julgamentos ou tomar decisões informadas. Isso significa que podemos ter apenas um dos dois pensamentos?

Não, é possível ter os dois recursos. O comum é que estejamos mais de um lado do que do outro, mas de forma alguma isso é negativo. As habilidades nas quais somos mais fracos(as) sempre podem ser fortalecidas.

 As principais diferenças que podemos encontrar entre os dois tipos de pensamento são:

• O pensamento criativo tenta criar algo novo, enquanto o crítico analisa o que já existe.

• O pensamento criativo é generativo, enquanto o outro é analítico.

• O primeiro é divergente, enquanto o outro é convergente.

• O pensamento criativo se concentra nas possibilidades, enquanto o segundo se concentra na probabilidade.

• O pensamento criativo é alcançado desafiando os princípios estabelecidos, enquanto o pensamento crítico aceita esses princípios.

 

Cursos on-line grátis para criativos Qual você fará?

Tipos de criatividade

 

Tipos de creatividad

Imagem: Dmitry Ratushny (Unsplash) 

De acordo com o professor e especialista em inovação Jeff DeGraff, todas as pessoas são criativas, apenas em graus e formas variadas. Como estas formas de criatividade são diferentes?

Criatividade analógica

Como o nome indica, esse tipo de criatividade funciona criando analogias entre conceitos totalmente diferentes, com a intenção de resolver problemas. Trata-se de procurar a semelhança de duas coisas totalmente diferentes. Por exemplo, você pode criar uma relação entre programas de rádio e os podcasts.

Criatividade bissociativa

Trata-se de juntar duas ideias totalmente diferentes para um novo resultado. Eles geralmente vêm à tona após vários "brainstorms". Se você pensar em sorvetes com sabor de biscoitos ou sobremesas que você conhece, é provável que tenham nascido após uma dose de criatividade

Criatividade intuitiva

Grandes coisas podem surgir do silêncio e da tranquilidade, e esse é o propósito da criatividade intuitiva. A ideia é limpar a mente para podermos pensar em ideias quando estamos "em branco". Se você quiser um exemplo disso, sabia que J.K. Rowling teve a ideia de Harry Potter durante uma viagem de trem?

Criatividade mimética

Refere-se à capacidade de imitar ideias de uma disciplina para aplicá-las a um campo totalmente diferente. Por exemplo, trazer metodologias de arte para negócios (e/ou vice-versa).

Criatividade narrativa

Se você trabalha com publicidade, com certeza esse tipo de criatividade define você, já que tem por objetivo contar uma história. Esta habilidade consiste em narrar algo de forma que o público se veja refletido. Um bom exemplo disso é o que os influencers fazem hoje, que muitas vezes oferecem produtos conectando seu público com histórias da vida real.

Descubra o curso Introdução à criatividade publicitária com Humberto Polar

 

Processo do pensamento criativo

 

Proceso del pensamiento creativo

Imagem: Rachael Gorjestani (Unsplash)

Aqui, dizemos em que consiste o processo do pensamento criativo, para que você possa começar a ver e compreender as coisas de forma diferente.

Quais são as características do pensamento criativo que você não pode perder de vista?

Pensar criativamente significa dar uma guinada. Ou seja, encontrar uma nova perspectiva para o que parece ter apenas uma face ou uma única solução. É olhar para uma situação específica como se, de repente, colocássemos óculos amarelos, por exemplo. De repente, apreciamos tudo de forma diferente e, mesmo quando retiramos aqueles óculos, podemos lembrar o que vimos antes.

Para ilustrar a situação que acabamos de descrever, vamos relembrar o filme "O Silêncio dos Inocentes", de 1991. Clarice Starling é uma jovem agente do FBI que busca capturar o culpado de crimes relacionados à morte de mulheres adolescentes — Buffalo Bill, como é conhecido. Quando ela percebe que o criminoso que procura tem um perfil psicológico particular devido ao seu comportamento não convencional, ela recorre a Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra que cometeu crimes de canibalismo. Este profissional um tanto enlouquecido é quem vai dar à polícia as pistas para chegar a Buffalo Bill.

O que Hannibal Lecter tinha que a polícia não alcançava? Ele era capaz de encontrar padrões onde outros apenas encontravam discordâncias.

O processo criativo não é único, pode variar de pessoa para pessoa. Mas, em última análise, o que todas as pessoas terão em comum é que procuram uma solução inovadora para qualquer tipo de dificuldade que surgir.

Você quer aprender comunicação digital criativa?

 

Etapas do pensamento criativo

Geralmente, quando se fala em tipos de pensamento, faz-se referência aos dois hemisférios cerebrais: direito e esquerdo, que, supostamente, controlam o pensamento crítico e o criativo, respectivamente. Porém, verifica-se que o processo criativo envolve ambas as partes, já que a forma como desenvolvemos uma ideia desse tipo é por meio de um processo muito mais sofisticado que geralmente possui quatro etapas: preparação, incubação, iluminação e verificação.

No primeiro momento o cérebro coleta informações. Afinal, as ideias não surgem do nada. Então, a mente começa a divagar e expandir suas ideias. No terceiro estágio, o cérebro faz conexões entre ideias. Por fim, na última etapa, entra o pensamento crítico, responsável por lapidar as ideias criativas e atingir o público que deseja atingir de forma convincente.

Se você ainda não está muito familiarizado(a) com o que é criatividade, mergulhar nas características de pessoas criativas será de grande ajuda para você.

 

Características das pessoas criativas

 

Características de las personas creativas

Imagem: Bruce Mars (Unsplash)

Para entender melhor como as pessoas criativas diferem das pessoas com diferentes pensamentos, queremos contar a você o que é mais representativo de uma mente criativa. Segundo a Imagina Escuela Creativa, estas seriam as mais importantes:

Falam com fluidez

As pessoas criativas não têm medo de falar e, pelo contrário, tendem a dizer mais coisas do que as outras, visto que não consideram que haja uma resposta errada. Portanto, geralmente são os profissionais que mais oferecem soluções e alternativas em um ambiente de trabalho.

São mais flexíveis do que as outras

Se você conhece alguém que exala imaginação, é provável que essa pessoa se adapte a novos cenários e situações com mais facilidade do que as demais. Não existem regras rígidas e rápidas para criativos(as)!

Têm muita originalidade

Pensar fora da caixa permite que tenham ideias novas e diferentes das demais.

Redefinem-se constantemente

Uma mente criativa não se importa em mudar de opinião ou de parecer, pois seu jeito de ser a faz questionar muitas coisas. Por isso, costumam ser pessoas com menos preconceito e que se reinventam em várias fases de suas vidas.

Com essa informação, alguém vem à sua mente? Aqui, apresentamos 5 frases sobre criatividade que marcaram a história e contaremos quem as mencionou.

Frases sobre criatividade

Albert Einstein 

"A lógica levará você de A a B. A imaginação levará você a todos os lugares.".

Einstein é a prova de que não apenas os artistas estão comprometidos em pensar fora da caixa. Ele não foi apenas um dos maiores físicos da Humanidade, mas também um dos pensadores mais criativos do mundo. Sempre argumentava que a criatividade permite encontrar mais soluções e caminhos, como deixou claro com esta frase que ficou para a História.

Pablo Picasso

"Aprenda as regras como um profissional, para que possa quebrá-las como um artista." 

Esta frase de criatividade busca aprofundar a importância de se ter o conhecimento por base, mas buscar como sair do molde com novas alternativas. Pablo Picasso foi um dos grandes precursores do movimento cubista. Aliás: inovar e buscar seu próprio estilo de arte foi o que o ajudou a se tornar um dos melhores pintores do século 20 e a se destacar dos demais. 

Salvador Dalí

"Não tema a perfeição: você nunca vai alcançá-la."

Para entender melhor o que é criatividade, é importante ressaltar que não é um pensamento perfeccionista. Em uma mente imaginativa, não há resposta errada e não há resposta certa: existem apenas ideias. Por isso, esta frase do pintor Salvador Dalí — um dos maiores expoentes do surrealismo — não perde a validade.

Maya Angelou  

“Criatividade não se gasta. Quanto mais você usa, mais tem.”

Você sabe de onde vem a frase “brainstorming”? Do fato de que a chuva é infinita e não para de cair! O mesmo acontece quando você se encontra com um grupo de amigos(as) ou colegas de trabalho para pensar e pensar. A ideia de dar rédea solta à criatividade  não é parar e não sentir que se trata de um trabalho rotineiro, tedioso ou que tem um limite, como explica a escritora e poeta Maya Angelou.

Ponha suas ideias e projetos em andamento com o curso Ideação e criatividade do zero!

 

Como desenvolver o pensamento criativo?

 

Ejercicios pensamiento creativo

Imagem: Green Chamaleon (Unsplash)

Embora seja verdade que existem algumas pessoas que são naturalmente mais criativas do que outras, é possível exercitar esta forma de conceber novas ideias ou processos, como dissemos acima. Apresentamos aqui 7 exercícios que, seguramente, se você fizer continuamente, permitirão ver os resultados em pouco tempo.

Exercícios para desenvolver o pensamento criativo

1. Reserve um tempo para ser criativo(a)

Pode parecer contraintuitivo. Reservar um tempo para ser criativo(a)? Bem, sim, certamente, em mais de uma ocasião, você teve pouco tempo para traçar uma estratégia, fazer um logotipo ou gerar um novo projeto. Em suma, muitos cargos exigem tarefas criativas em pouco tempo.

Se você dedicar algumas horas por semana com o único propósito de "ser criativo(a)", ficará surpreso(a). Não é necessário fazer nenhuma atividade especial. Você pode desenhar algo, escrever sobre um tema de interesse ou começar a esboçar um projeto do zero. É ter seu próprio espaço no qual você pode deixar sua imaginação voar.

Modele personagens criativos e originais no Cinema 4D

2. Defina um limite de tempo

Às vezes, pode acontecer que ter um amplo espaço de tempo gere ansiedade e, no final, nada pode acontecer. Se isso acontece com você, acalme-se. Aqui, nos propomos a dar-lhe um desafio de 5 minutos com o único propósito de criar algo: um pequeno desenho, um poema, uma ideia nova ou o que quer que vier à sua mente. Provavelmente, com tempo limitado, algo interessante surgirá.

3. Torne-se uma máquina de ideias novas

"A máquina de ideias" é um conceito criado pelo pesquisador e podcaster, James Altucher.

Trata-se de ter 10 novas ideias diariamente, para as quais você pode estabelecer um tema: "10 ideias para atrair um novo cliente", "10 novas ideias para desenhar o logotipo da minha empresa". Podem nem ter relação com isso o trabalho: "10 novas tecnologias que ainda não existem" ou "10 novas formas de preparar um ovo”.

O importante do exercício não é colocar “mas” ou perguntar “por que”. Apenas ter e anotar as ideias. É verdade que muitas dessas ideias não serão utilizadas, mas o importante é que você pense fora do esperado e, quem sabe, algo interessante possa surgir em uma delas.

4. Escreva ou desenhe a mesma coisa todos os dias

Para exercitar um músculo do corpo e fortalecê-lo, é necessário repetir o mesmo exercício com frequência. No caso da criatividade, o mesmo pode acontecer.

Suponha que você escolha desenhar um desenho da mesma ideia muitas vezes. Em algum ponto, você começará a se concentrar em questões que inicialmente deixava passar. Imagine a quinta vez que você começar: você terá familiaridade suficiente para fazer um esboço rápido junto com o conhecimento para adicionar novos detalhes, para citar um exemplo.

5. Mude de cenário

Para conseguir interpretar adequadamente seus papéis, os atores recorrem constantemente a estar nos espaços que seus personagens habitariam. Da mesma forma, se você quiser ser criativo(a), pode ser difícil encontrar inspiração trancado(a) em seu escritório em frente ao computador: explore novos espaços, saia pelo mundo em busca de inspiração!

Algumas ideias geniais vêm de novos contatos. Por exemplo, quando os ilustradores de Walt Disney querem criar um novo personagem, vão ao zoológico e observam, para que possam desenhar mais tarde.

O caminho da criatividade pode ser árduo, mas, em última análise, os resultados valerão a pena. Afinal, o que nos torna únicos senão essa capacidade de ser criativos e pensar em uma ideia diferente das demais?

6. Carregue um caderno para qualquer lugar

Já aconteceu que você tem uma ideia incrível em mente, mas está caminhando ou no carro? Não, não queremos que você escreva enquanto dirige, mas queremos que não deixe nenhuma ideia morrer. Por isso, é muito importante que você tenha sempre um caderno à mão (e um lápis ou uma caneta).

Por exemplo, para muitas pessoas funciona sempre ter algo para escrever na mesa de cabeceira, ao acordar com novos pensamentos, planos e projetos. Você pode chamar esse caderno de "caderno da imaginação" e preenchê-lo com tudo o que vier à mente. Uma vez por semana, você pode revisar o que escreveu e extrair as ideias mais importantes. Rever este webinar pode ser de grande ajuda para seu processo.

7. Ouça novos podcasts

Para se conectar com diferentes fases do pensamento criativo, incentive-se a ouvir novos podcasts. Se você tem uma conta no Spotify, aqui recomendamos alguns canais para ajudá-lo(a) a refletir e criar.

 

No hay brief: se você se interessa pelo mundo da publicidade, neste podcast das criativas Carolina Vazquez e Magalí Huarte você poderá aprender mais sobre esse universo por meio de palestras atuais.

El club del dibujo: apresentado e dirigido pelo ilustrador espanhol Andrés Sanchis, este podcast gira em torno da profissão de cartunista. Se você está interessado(a) em criação artística, experimente.

Dementes: apresentado pelo graduado em Marketing e Inovação Diego Barrazas, neste canal você encontrará ótimas conversas sobre novas ideias e criatividade. Você encontrará convidados do mundo do design, além de cineastas, políticos, atletas, entre outras personalidades.

Diseño Chachachá: podcast sobre design e tecnologia produzido pela designer de produtos do Airbnb, Lumen Bigott. O objetivo deste canal? Inspirar e conectar pessoas em todo o mundo.

Exemplos de pensamento criativo no trabalho

 

Imagem: William Iven (Unsplash)

Como mostramos com as frases e experiências de várias personalidades, ter uma mentalidade criativa será de grande ajuda para você no trabalho. De acordo com o blog de LinkedIn,

a criatividade e a inovação são dois elementos que caminham juntos para uma empresa alcançar o sucesso. Por quê?

Permitem ver as coisas de uma perspectiva diferente. Se houver um problema em seu escritório e ninguém souber como resolvê-lo, um brainstorming com todos pode ajudar a encontrar uma solução que não foi mencionada antes.

Também está comprovado que apostar na imaginação e nas ideias criativas aumenta a produtividade da equipe. "Incentivar os funcionários a pensar fora da caixa e dar-lhes tempo e recursos para explorar novas áreas para ideias inovadoras é a chave para soluções de negócios lucrativas", explica Siyana Sokolova, do LinkedIn.

Além disso, é importante enfatizar que pensar de forma criativa ajuda a refrescar as empresas. Para explicar melhor, basta lembrar quantas empresas apostavam apenas no trabalho presencial, sem dar chance ao trabalho remoto. Apenas com a chegada da pandemia, muitas empresas foram incentivadas a dar uma chance a este tipo de trabalho.

O que descobriram? Que trabalhar em casa traz vários benefícios e que não é tão difícil fazer a equipe sair de lugares diferentes. Agora, você sabe: sempre há mais de uma solução para cada problema e uma maneira de fazer as coisas.

Se você está interessado(a) no universo da inovação, esses cursos são para você!

 

Embora não existam muitas regras para o pensamento criativo, há coisas que você pode fazer para desenvolver sua criatividade e imaginação. Esperamos que depois de ler este artigo você saiba que não só os artistas podem pensar fora da caixa, mas também qualquer pessoa, e que esta forma de pensar e ver o mundo será de grande ajuda para você no futuro. É hora de criar!

Recomendados para ti