O que é e para que se usa o pensamento crítico?

Última actualización 18 de Setiembre del 2020

user

Alejandra Mujica

O que é e para que se usa o pensamento crítico? O que é e para que se usa o pensamento crítico?

É provável que, se não tivéssemos pensamento crítico, ainda acreditaríamos que a Fada do Dente existe e que o Papai Noel nos visitará todo Natal.

Não nos interprete mal, é genial ter essa ilusão quando somos crianças. Mas também é ótimo que, à medida que crescemos, começamos a desenvolver um pensamento mais crítico que nos leva a questionar tudo.

Neste artigo, mostraremos do que se trata o pensamento crítico, suas características mais relevantes e como você deve praticá-lo e desenvolvê-lo.

No final deste artigo, temos certeza de que você reservará alguns minutos para "questioná-lo" e formar sua própria opinião a respeito. 😉

Treine sua inovação com este curso de Design Thinking

Índice

  1. O que é pensamento crítico?
  2. Características do pensamento crítico
  3. Para que serve o pensamento crítico?
  4. Como desenvolver habilidades do pensamento crítico?
  5. O que alguém pode fazer com habilidades de pensamento crítico?
  6. Exercite o pensamento crítico

O que é pensamento crítico?

Você já se perguntou o que é pensamento crítico? Nós sim! É por isso que falamos para você sobre este conceito de uma forma simples e útil.

O pensamento crítico é a capacidade de pensar com clareza e racionalidade, entendendo a conexão lógica entre as ideias.

 

 

pensamiento critico engranaje cerebro

O que caracteriza o pensamento crítico é precisamente a capacidade de nos comprometermos com o pensamento independente e reflexivo. Para exercer este tipo de pensamento, devemos ser capazes de aprender ativamente e não permanecermos passivos ao receber informações.

A atitude de uma pessoa que exerce o pensamento crítico é questionar qualquer ideia que seja dada como certa, em vez de aceitá-la de uma vez e para sempre. Aqueles que exercem esse tipo de pensamento se perguntarão repetidamente se as ideias, argumentos ou descobertas refletem o panorama de um fato e estão abertos para perceber que isso provavelmente não acontece.

 

Autocrítica construtiva para sua marca pessoal?

Baixe grátis este Guia de Canvas de marca pessoal

herramienta canvas de marca personal

Cursos on-line grátis para você desenvolver seu lado crítico e criativo

 

Características do pensamento crítico

Existem características importantes do pensamento crítico que recomendamos que você leve em consideração ao formular suas próprias hipóteses e questionamentos.

  • Sempre formule perguntas e problemas de maneira clara e precisa que você considere relevantes.

  • Para chegar a conclusões e soluções, é importante que você colete e avalie todas as informações que recebe. Isso ajudará você a interpretar seus pensamentos de uma forma mais eficaz.

  • Tente sempre ser "open mind". Reconhecer e avaliar as diferentes posições ajudará você a construir suas próprias hipóteses.

  • Se houver problemas muito complexos, você pode se comunicar com outras pessoas e, juntos(as), encontrarão soluções.

pensamiento critico hombre pensando

É difícil ser disciplinado(a)? Na verdade, não. Mas é uma autoaprendizagem que todo(a) pensador(a) crítico(a) deve começar a praticar. A autodisciplina permite que você trabalhe com seus objetivos pessoais e profissionais em mente. Envolve o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a capacidade para a resolução de problemas de forma eficaz e uma mente aberta para aceitar outros pontos de vista.

Para que serve o pensamento crítico?

Como já mencionamos, o pensamento crítico é uma habilidade de domínio geral. Todos nós podemos pensar criticamente, mas é importante desenvolvê-lo e fortalecê-lo por meio do treinamento mental 💪

Com a prática, os pensamentos críticos fluirão tão naturalmente que mudaremos os pensamentos automáticos para nos concentrarmos no questionamento das ideias.

É por isso que esse tipo de pensamento é importante em tudo o que decidimos fazer. Se você trabalha com educação, pesquisa, finanças, administração ou direito, o pensamento crítico pode ser ainda mais relevante.

Dentro do conceito de pensar, pensar bem e resolver problemas rapidamente é uma vantagem para qualquer pessoa. Portanto, não se esqueça de treinar sua mente! O pensamento crítico também melhora as habilidades de apresentação e linguagem. Pensar com clareza e sistematicamente pode melhorar a maneira como expressamos nossas ideias.

Você sabia que o pensamento crítico ajuda a melhorar nossas habilidades de compreensão de leitura? 😉

 

É importante mencionar que o pensamento crítico nos auxilia no nosso trabalho diário de parar para olhar as coisas "friamente". Isto não significa que vamos deixar de lado outros tipos de pensamentos, como o criativo, Significa, apenas, que sabemos quais são seus benefícios e queremos exercê-lo porque consideramos isso relevante.

Humanos tendem a reagir narrar naturalmente de uma forma passional. Então, parar por um momento e analisar o que está acontecendo pode ser de grande ajuda.

O pensamento crítico pode ajudar-nos a ter uma comunicação muito mais eficaz e frontal com a nossa equipe de trabalho; pode também nos dar boas ferramentas para estabelecer prioridades, para que possamos usar melhor o nosso tempo.

imagen pensamiento critico

Imagem: Freepik


Baixe grátis o Guia de exercícios para se concentrar melhor

guia ejercicios para concentrarte mejor

Pensamento crítico e criativo? Claro que sim! O pensamento crítico promove a criatividade. Encontrar uma solução criativa para um problema não se limita apenas a ter novas ideias.

Como desenvolver habilidades do pensamento crítico?

Existem 5 habilidades que são necessárias para desenvolver o pensamento crítico: comunicação, criatividade, capacidade de análise, uma mente aberta e a capacidade para a resolução de problemas.

Devemos estar muito cientes dos bons princípios de raciocínio e também pensar em nosso próprio raciocínio. “Pensar de forma correta o que eu faço” — muitas vezes já ouvimos esta frase. Porém, não é apenas dizer, mas muitas vezes precisamos fazer um esforço consciente para melhorar a nós mesmos, evitar preconceitos e manter a objetividade.

Todos nós somos capazes de pensar, mas pensar bem requer um longo período de treinamento.

Há três elementos do pensamento crítico que você deve levar em consideração para desenvolvê-lo.

Teoria critica

Se quisermos pensar corretamente, devemos seguir as regras corretas da teoria crítica.

Esta teoria foi desenvolvida pela Escola de Frankfurt, na qual se afirma que todo conceito em nível econômico, político e social deve ser reinterpretado na teoria original, deixando claro que o conhecimento se forma na realidade em mudança e não por meio da reprodução de conceitos atemporais.

Os psicólogos encontraram preconceitos e limitações com base em teorias conceituais que muitas vezes invalidam a teoria crítica. Por isso, desenvolver o questionamento por meio dessa teoria será uma ótima ferramenta para encontrar possíveis soluções para os problemas atuais.

A prática com a mente

Não basta conhecer os princípios que distinguem o bom e o mau raciocínio. Mas também, para alcançar o pensamento crítico, a prática com a mente é relevante.

Para ser bom(boa) nas habilidades de pensamento, é necessário internalizar os princípios básicos para que possamos aplicá-los na vida diária.

 

practica con la mente pensamiento critico

Imagem: Freepik

Existem duas maneiras de começar a praticá-lo: a primeira é fazendo muitos exercícios na forma de discussão e debate com outras pessoas em nossa vida diária.

E a segunda é pensar mais profundamente sobre os princípios que adquirimos. Na mente humana, a memória e a compreensão são adquiridas por meio da conexão entre ideias.

A atitude e o pensamento

Boas habilidades não requerem apenas teoria e prática. A prática persistente produz melhorias apenas se você tem uma motivação e uma boa atitude.

Estas são as atitudes que você deve evitar praticar se quiser alcançar um pensamento crítico:

- Prefiro que me deem as respostas corretas em vez de resolvê-las.

- Não gosto de pensar muito nas minhas decisões.

- Não costumo revisar os erros que cometi.

- Não gosto que me critiquem.

Para melhorar nosso pensamento, devemos reconhecer a importância da reflexão sobre as razões da crença e da ação.

Outra dica importante é que devemos estar sempre dispostos a nos envolver em debates, romper velhos hábitos e lidar com complexidades linguísticas e conceitos.

 

Pensamento crítico para entrevistas de emprego?

Baixe grátis este Guia de Perguntas em entrevistas de trabalho

herramienta entrevista de trabajo crehana

 

O que alguém pode fazer com habilidades de pensamento crítico?

- Entender as conexões entre as ideias.

- Classificar as informações que se tem entre mais e menos relevantes.

.- Ser capaz de realizar uma argumentação com base na ordenação de ideias.

- Identificar erros e inconsistências em seu raciocínio.

- Ser capaz de justificar suas crenças e valores.

 

Exercite o pensamento crítico

É hora de fazer um pouco de exercício. Pense em algo que você conversou recentemente com alguém, de preferência uma situação que lhe causou desconforto ou angústia.

persona intentando lograr la meta
 

Quem disse?

Alguém que você conhece? Alguém que tem uma posição de poder ou autoridade? É importante fixar-se em quem disse?

O que foi que ele(a) disse?

Falou de fatos concretos ou somente de uma opinião? Referiu-se a uma situação completa ou apenas mostrou o que aconteceu parcialmente? Deixou algo importante de fora?

Onde ele(a) disse?

Disse em público ou em particular? As outras pessoas presentes puderam dar uma visão diferente do que foi dito?

Quando ele(a) disse?

Foi antes, durante ou depois de um acontecimento importante? É importante considerar o momento?

Por que disse?

Explicou o raciocínio por trás de sua opinião? Estava tentando fazer alguém parecer bom(boa) ou ruim?

Como disse?

Disse triste, feliz, com raiva ou indiferente? Escreveu ou disse? Você pôde entender claramente o que foi dito?

Este exercício pequeno, mas eficaz, certamente pode ajudar você a esclarecer uma situação que pode estar apenas em sua mente. Experimente incorporá-lo com mais frequência e você verá um avanço na forma como aborda as situações cotidianas.

Esperamos que este artigo sobre pensamento crítico desempenhe um papel muito importante na avaliação de seus pensamentos e ideias. Então, agora você sabe: deve praticá-lo sempre!

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

Recomendados para ti