Home Blog/ Brasil/
Brasil
Novas formas de trabalho: remoto vs presencial?Novas formas de trabalho: remoto vs presencial?

Novas formas de trabalho: remoto vs presencial?

Alejandra Mujica - 07 Ago 20

Articulo

7 min.

As novas formas de trabalho se tornarão tendências laborais neste 2020-2021. Quem diria que as empresas, com capacidade de se reinventar e adaptar-se a novas formas de trabalho, seriam as que sobreviveriam ao primeiro trimestre deste ano.

É importante que você e sua empresa saibam o que o mercado de trabalho lhes oferece e como a modalidade mista de trabalho é uma excelente opção de adesão à mudança.

Empresas como o JPMorgan, anunciaram que 50% de seus funcionários voltarão aos escritórios, marcando as mesas com placas verdes e vermelhas para indicar onde podem sentar. Vamos falar sobre essa e outras tendências neste artigo.

Desenvolva um DNA digital com o Crehana para Empresas

O teletrabalho do futuro

O teletrabalho ou trabalho remoto não é "o novo normal", mas um período totalmente único e desafiador.

Mas também existem várias organizações que estão considerando mudar para o trabalho remoto indefinidamente.

Existem muitas razões pelas quais esta nova forma de trabalhar está sendo considerada:

• Economia de tempo ao viajar.

• Benefícios para pais que valorizam estar mais disponíveis para seus filhos.

• Maior flexibilidade na forma como os trabalhadores estruturam seus dias de trabalho.

 

teletrabajo computadora mujer

Imagem: Freepik

Em pesquisa realizada pela agência de comunicação Forbes junto a grandes corporações internacionais, 78% dos entrevistados disseram que sua liderança será positiva em relação ao apoio a seus colaboradores para trabalharem remotamente, e quase 60% disseram que suas empresas poderiam decidir que não precisam de todo o espaço de escritório que possuem atualmente.

Independentemente de os trabalhadores estarem na empresa ou em casa, as pessoas e a cultura da organização continuarão a ser importantes como motores de engajamento. O que significa estar conectado hoje?, te lo contamos aquí.

Modalidade presencial: continuará em vigor?

Na “nova” modalidade presencial, existem novos protocolos que estão sendo utilizados para o regresso dos colaboradores às empresas — desde a reconfiguração dos espaços de trabalho e assistência aos controlos de temperatura e uso de máscaras.

As pessoas acham mais fácil colaborar pessoalmente, e trabalhar cara a cara também ajuda a fortalecer a confiança que construíram com seus colegas de trabalho.

A perda dessas conexões de trabalho pode afetar seu compromisso de um trabalho remoto estendido.

Uma das razões pelas quais muitos colaboradores gostam muito do trabalho de escritório é a camaradagem e as amizades que podem ser criadas em um ambiente de trabalho saudável.

De acordo com a consultoria Gallup, ter amigos próximos no trabalho leva a melhor desempenho e lucratividade, além de comprometimento.

Como implementar estratégias de bem-estar no trabalho remoto?  Aqui nós dizemos a você.

personas trabajando reunion

Imagem: Freepik

Mercado de trabalho: como as grandes empresas estão liderando estas mudanças?

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, compartilha esta mensagem: “É importante empoderar cada pessoa e cada organização para realizar mais. Nós nos esforçamos para criar oportunidades locais, crescimento e impacto em todos os países do mundo”. Parte da estratégia de liderança que a equipe de Satya gerencia é o empoderamento de cada pessoa da equipe por meio da criação de oportunidades para as pessoas de suas comunidades.

No novo mercado de trabalho, cada organização deve definir uma estratégia para melhorar o relacionamento com seus atuais trabalhadores.

Chuck Robbins, o CEO da Systems Inc, é mais um exemplo para buscar inspiração nestes tempos. A missão de sua empresa foi "moldar o futuro da Internet criando valor e oportunidades sem precedentes para seus clientes, parceiros, acionistas e funcionários"; Mas agora o objetivo de sua empresa evoluiu para "promover um futuro inclusivo para todos, começando com seu público interno".

mujer-computadora-escritorio

Imagem: Freepik

É importante, como líder, fazer a si mesmo(a) perguntas como: "Isso beneficia meus funcionários? Que estratégias posso adotar para que eles trabalhem felizes e motivados?".

Prepare-se para a liderança do futuro com o  webinar de liderazgo con Genaro Mejía.

Agora é a hora de cada líder empresarial definir como atingirão seus novos objetivos de maneira ética, empática e responsável.

Esta é uma oportunidade de reimaginar nossa missão, produtos e práticas.

Trabalhar em casa: autorreflexão

É importante que você e sua equipe dediquem alguns minutos para autorreflexão diária, se ainda decidiu trabalhar em casa.

Pense em como você se comporta e se relaciona com os outros. Temos certeza de que não há melhor teste do que o trabalho remoto para ver como você gerencia seu tempo e como se coordena com seus colaboradores.

Benefícios do trabalho remoto para aprender a gerenciar a produtividade:

1. Você pode trabalhar por mais tempo com menos interrupções.

2. Você pode bloquear sua agenda para projetos que considera essenciais.

3. A confiança é o componente mais importante. Não monitore ou rastreie colaboradores que usam tecnologia. As avaliações devem ser baseadas no trabalho apresentado.

 4. Não tente recriar o ambiente do escritório. Avalie a maneira como todos trabalham. Esta é uma oportunidade de fazer as coisas de maneira diferente. Pensar fora da caixa.

5. Suas reuniões devem ser orientadas para a ação e focadas nas decisões que precisam ser tomadas ou nas contribuições que precisam ser coletadas.

6. Considere como os outros preferem se comunicar e pense nas ferramentas certas para as conversações.

7. Familiarize-se com as ferramentas de colaboração: Google, Basecamp, Slack, Zoom, e use-as ao trabalhar com sua equipe.

 

laptop-videollamada-persona

Imagem: Freepik

Baixe nosso Guia de Trabalho Remoto

Trabalhos de 2021

Os trabalhos do futuro, para empresas que decidiram centralizar seus espaços de trabalho, serão projetados para que as pessoas possam trabalhar juntas enquanto permanecem fisicamente separadas.

A maioria das organizações esquecerá os layouts de plano aberto e espaços de trabalho compartilhados e aumentará os espaços de trabalho virtuais em escritórios, voltando para cubículos e espaços fechados.

Cushman & Wakefield decidiu redesenhar seu local de trabalho e fez isso com a criação de um “escritório de 2 metros”. Este é um projeto conceitual de como os espaços da empresa seriam quando retornássemos ao trabalho.

A regra de 2 metros (6 pés) nos escritórios:

imagen-pasos-trabajo

Imagem:CushmanWakefield

Além disso, os escritórios irão implementar locais para controles diários de temperatura. Os serviços de telemedicina oferecidos no trabalho aumentarão à medida que as empresas reconhecerem o valor do atendimento a distância.

General Motors, anunciou que os funcionários que retornam a determinadas fábricas devem usar equipamento de proteção individual (EPI), que passará a fazer parte do uniforme oficial de trabalho.

Atualmente, mais da metade das empresas de alimentos, construção e serviços de manufatura estão permitindo que seus funcionários usem EPIs em seus uniformes, incluindo luvas e máscaras faciais.

Num futuro próximo, não só os cuidados médicos serão essenciais no local de trabalho, mas também a presença de profissionais de saúde mental se tornará permanente.

Um bom líder de RH pode reinventar uma empresa, mas um grande líder pode ajudar a força de trabalho a superar uma crise. Como fazer isto? Cuidando de seus colaboradores.

Conheça as novas tendências de treinamento, neste artigo.

Modo misto

Há grandes mudanças que nos dão um curso intensivo de como devemos lidar com as novas formas de trabalhar e, hoje, estamos passando do trabalho remoto para o retorno aos escritórios; Mas como nos adaptamos a isso? Modo misto!

Ao alcançar uma comunicação interna sólida junto com o suporte tecnológico, você pode continuar a apoiar a cultura, a visão e os valores, reconhecer os funcionários e criar oportunidades para ter conexões significativas.

Estamos entrando em uma nova era em nossa História e as organizações têm a oportunidade de atualizar a missão, os produtos e as práticas de suas empresas durante essa transição de trabalho.

É provável que uma empresa seja capaz de manter sua cultura corporativa remotamente por um período de tempo limitado — mas não para sempre.

trabajo-equipo-reunion

Imagem: Freepik

As novas organizações podem ter dificuldades em criar uma cultura empresarial remotamente. Por isso, é necessário que as equipes reúnam-se pessoalmente.

Os espaços de escritórios irão evoluir e se adaptar ao ambiente atual. Os ambientes de trabalho abertos serão substituídos por divisões que mantenham o distanciamento.

O local de trabalho evoluiu e as novas formas de trabalho são as que permanecerão no futuro próximo. É hora de se reinventar!

Na Crehana para empresas, queremos ser seu parceiro de aprendizagem