Estratégias de Influencer Marketing para que sua marca se torne viral em 2021 | Crehana
Estratégias de Influencer Marketing para que sua marca se torne viral em 2021

Estratégias de Influencer Marketing para que sua marca se torne viral em 2021

Última actualización 18 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Miguel Mejia

Todos nós temos um amigo a quem já perguntamos se ele recomenda um produto ou serviço específico. Você percebeu que sua resposta, quase sempre, é decisiva na decisão de nossa compra? Esta simples ação é o primeiro passo para entender a importância do Influencer Marketing.

Acontece que, hoje em dia, não são apenas os nossos amigos que nos recomendam produtos ou serviços. Podemos vê-lo todos os dias nas redes sociais através dos chamados “Influencers”. Por isso, uma estratégia de Influencer Marketing é, atualmente, um recurso cada vez mais utilizado pelas marcas.

No entanto, as redes sociais e a própria tecnologia são atualizadas dia a dia — por isso, uma estratégia de Influencer Marketing deve acompanhar este avanço.

Neste artigo, queremos dar a você todas as tendências que o Influencer Marketing reserva para 2021, mas não sem antes contextualizar esse termo tão usado hoje. Você já sabe como abordar sua comunidade em 2021? EssasO que é o Influencer Marketing? serão muito úteis para você.

Índice: 

  1. ¿Qué es Influencer Marketing?
  2. A importância do marketing de influencers
  3. Influencer Marketing e Covid-19: quanto a pandemia afetou?
  4. Estratégia de Influencer Marketing 2021: o que levarf em conta? 

O que é o Influencer Marketing?

Muitas pessoas acreditam que o Influencer Marketing é um recurso recente ou que nasceu nas redes sociais, mas suas origens remontam ao final dos anos 1800, quando as grandes marcas começaram a contratar celebridades para fazer parte de seus anúncios.

Sim, sabemos que não existiam histórias no Instagram naquela época, mas o conceito do Influencer Marketing é o mesmo: usar pessoas influentes para aproximar muito mais a marca das pessoas e, claro, aumentar as vendas.

Aprenda a gerenciar campanhas de Influencer Marketing

Se posicionarmos o conceito de Influencer Marketing ou marketing de influencers na atualidade, poderíamos defini-lo como um recurso que aproveita as pessoas influentes nas redes sociais para levar seus públicos (ou seguidores) a realizar determinadas ações.

Qué es Influencer Marketing

Imagem: Unsplash

No entanto, para que estes públicos realizem este conjunto de ações, devem recorrer ao marketing digital, precisamente à criação de uma estratégia de Influencer Marketing, de forma a definir quais as atividades que serão realizadas — ou convêm realizar — de acordo com o objetivo de marketing em redes sociais da marca.

Dito isso, está mais do que claro que o Influencer Marketing está em constante crescimento. É um recurso hoje essencial em qualquer estratégia que tenha a ver com um plano de marketing digital.Mas, por que é tão importante para as marcas? Nós contamos para você em detalhes. 

A importância do marketing de influenciers

Até anos atrás, a estratégia de Influencer Marketing que as marcas pensavam era muito focada em celebridades (atores, atletas, músicos). Na verdade, usar os(as) influenciadores(as) mais famosos(as) do mundo continua a ter um efeito positivo em algumas marcas.

No entanto, o que as marcas buscam hoje é uma estratégia de Influencer Marketing na qual o consumidor possa sentir-se identificado. Que o(a) influenciador(a) seja visto(a) e sentido(a) como alcançável para toda a comunidade.

Conheça todos os cursos de Marketing Digital que temos para você

Gerardo Sordo, nosso professor de "Marketing com Influencers: gerencie campanhas eficazes", explica a importância do marketing de influenciers em palavras simples:

“Graças às redes sociais, as pessoas se tornaram um novo meio de comunicação. Qualquer pessoa com acesso a um smartphone tem a capacidade de ser uma nova porta-voz. Por isso, as marcas estão se apoiando nestes personagens: para fazerem chegar suas mensagens de forma mais eficaz."

 

 

Esta é uma das grandes vantagens do marketing de influencers: alcançar sua comunidade mensagens muito mais eficazes. Isto, é claro, em termos gerais, porque a aplicação de uma boa estratégia de Influencer Marketing pode trazer mais benefícios à sua marca. Aqui nós dizemos a você alguns:

Leque de influenciers de marketing

Existem influencers de marketing digital para todos os tipos de segmentos. Portanto, como marca, você sempre pode aplicar uma estratégia de Influencer Marketing. É uma questão de encontrar o caminho certo e que, insistimos, vá de acordo com o seu target e o objetivo que pretende atingir.

Para isso, recomendamos fazer uma lista preliminar com vários influenciers de marketing digital, fazer um filtro e selecionar o(a) influencer certo(a) que representará sua marca. Como você sabe qual é o(a) certo(a)? Você deve ver sua marca nele(a). Apresentamos as 5 tendências de marketing digital 2021 que vieram para ficar.

Grande retorno do investimento graças ao marketing de influencer

Os orçamentos para marketing muitas vezes são limitados. Portanto, uma estratégia de Influencer Marketing pode representar uma grande vantagem financeira para as marcas, que terão um grande retorno sobre o investimento (ROI).

Um estudo apresentado pelo Influencer Marketing Hub afirma que para cada US $ 1.00 investido em uma estratégia de Influencer Marketing há um retorno de US $ 5.00. Claramente, o investimento é muito baixo, em comparação com o ROI que a marca pode obter.

Influencer Marketing para o Brand Awareness

Este é um termo amplamente utilizado no marketing digital. O brand awareness, ou reconhecimento da marca, é um indicador que nos permitirá saber o quanto nossos clientes se lembram da marca.

Sua marca sempre terá muitos clientes potenciais, mas isto não significa necessariamente que conheçam sua marca. Uma estratégia de Influencer Marketing  permitirá que você os alcance e também que eles se lembrem e reconheçam você.

Lembre-se de que, desde que você tenha um objetivo claro (vendas, leads, expansão da comunidade), uma estratégia de Influencer Marketing permitirá que sua marca alcance as conversões desejadas.

Baixe este modelo para criar seu plano de marketing digital para 2021

2020 foi um ano particularmente raro para todas as indústrias devido à pandemia e uma emergência sanitária. Este ano afetou o Influencer Marketing? Respondemos a esta pergunta, muito importante, antes de você conhecer as tendências que estão chegando para o marketing de influencers em 2021.

Influencer Marketing e Covid-19: quanto a pandemia afetou?

2020 foi um ano que nos servirá como aprendizado para tomar todas as decisões sobre nossa estratégia de marketing de influencers 2021.

O fato de muitas áreas de marketing terem sofrido cortes no orçamento, obrigou-as a buscar uma forma de obter um bom ROI. Assim, apesar da Covid-19, o Influencer Marketing foi uma das estratégias mais utilizadas dentro do marketing digital.

Influencer Marketing Covid

Imagem: Unsplash

Um estudo da agência de Influencer Marketing Takumi na Alemanha e nos Estados Unidos indica que, durante 2020, 73% das marcas investiram muito mais recursos no marketing de influencers, em comparação com o ano passado.

Isto significa uma coisa: o marketing de influencers evoluirá em 2021. Então, de acordo com os resultados — efetivos, aliás — que o Influencer Marketing mostrou en tiempos de Covid-19 traçamos quais serão as tendências neste ramo do marketing em redes sociais para 2021.

acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

Estratégia de Influencer Marketing 2021: o que levar em conta?

O marketing digital tem um mantra que devemos sempre ter em mente, independentemente da conjuntura da Covid-19 ou mesmo em qualquer contexto: adaptação. Esta deve ser nossa premissa para desenvolver nossa estratégia de Influencer Marketing para 2021 e não morrer tentando porque, temos que aceitar, o mundo nunca mais será o mesmo.

Então, quais são os pontos que devemos considerar para desenvolver uma estratégia de Influencer Marketing 2021? Chegou a hora de massificar nossa marca graças ao marketing digital!

Marketing de influencers com empatia

Em um nível pessoal, você provavelmente não presta muita atenção em "o que dirão". No entanto, como marca, você precisa se preocupar. E muito. Por isso, a estratégia de marketing influencencers que devemos adotar, acima de tudo, é demonstrar empatia pela nossa comunidade.

Para isso, é importante que os influencers de marketing digital que escolhemos (e isto é muito importante) tenham mostrado empatia durante o contexto que vivemos este ano.

Lembre-se de que o engagement rate dos influencers de marketing digital foi extremamente alto em 2020. Então devemos ter cuidado nesse aspecto ao fazer uma estratégia de marketing de influencers.

Torne-se um(a) influencer com a ajuda de Matu Garcés

Influencer Marketing com reinvenção

Um dos destaques deste ano, sem dúvida, foi a reinvenção. E, sim, muitos(as) influenciadores(as) de marketing digital tiveram que se reinventar, de uma certa maneira.

Isso representa um ponto a ser levado em consideração para montar nossa estratégia de Influencer Marketing 2021 — pois quem não se reinventou? Se o seu objetivo é principalmente o brand awareness, escolher um(a) influenciador(a) com o qual sua comunidade se identifica ajudará muito a sua marca.

Plataformas para promover o marketing de influencers

Se se trata de Influencer Marketing, muitas marcas estão apostando no Instagram para implementar sua estratégia. Mas insistimos na adaptação.

Durante 2020, uma das redes sociais que mais cresceu foi a do TikTok. Se o seu alvo está focado em um público jovem, esta é a plataforma ideal para aplicar uma estratégia de marketing de influencers.

 

 

Definir seu público-alvo será fundamental para implementar uma boa estratégia de Influencer Marketing, mas, a partir de agora, estamos avisando que o TikTok pode se tornar uma rede social de referência para o marketing digital em 2021.

No entanto, isto não significa que você negligencie o resto dos canais digitais. Em vez disso, trata-se de encontrar uma maneira de aplicar uma estratégia cross-media, na qual você possa distribuir o conteúdo de uma forma que seja consistente com seus objetivos.

Influencer Marketing = interação com a comunidade

Outro formato que você deve levar em consideração ao criar sua estratégia de Influencer Marketing é o streamings.

Os “lives” não só se tornaram a ferramenta perfeita para celebridades interagirem com seus seguidores, mas também o recurso perfeito para marcas que têm foco no engajamento.

Parabéns! Você acaba de dar o primeiro passo para criar uma ótima estratégia de Influencer Marketing 2021. Nós nos manteremos a par dos seus resultados que, temos certeza, cumprirão todos os objetivos propostos 🙌. Até a próxima!

También podría interesarte