Home Blog/ Brasil/
Brasil
Copywriting: hoje, mais do que nuncaCopywriting: hoje, mais do que nunca

Copywriting: hoje, mais do que nunca

Manoel Silveira - 26 May 20

Articulo

7 min.

Em tempos de crise, as distâncias aumentam e a presença virtual aumenta. No momento, as palavras cobram mais significado e é aí que o copywriting desempenha uma função muito mais complexa do que apenas comunicar: a de nos conectarmos.

Mas o que é copywriting e por que está desempenhando um papel tão importante agora? Um redator é responsável por gerar conceitos para escrever textos e são especificamente essas palavras que conectam as pessoas às nossas marcas.

Conversei com Sergio Valero, principal redator de UX da Doctoralia, para entender o valor transcendental do uso do copywriting em tempos de crise, e como ter uma voz certa agora pode ajudar você a traçar um caminho.

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

Sergio Valero, UX Writing na Doctoralia

A comunicação é fundamental, mas em tempos em que a presença virtual está aumentando, como o copywriting afeta nossas vidas?

As marcas buscam novos canais para se comunicar conosco e, claro, com outros tipos de mensagens, muito mais próximas, diretas e até emotivas.

Estamos em um momento conturbado e, portanto, não apenas temos mais probabilidade de interagir, como também somos mais receptivos a saber o que uma marca nos oferece para se diferenciar.

Entrando um pouco mais no contexto: como o copywriting nos ajuda na comunicação de uma marca diante de uma crise?

Hoje, mais do que nunca, antes mesmo de pensar no que queremos dizer, precisamos decidir muito bem porque queremos fazê-lo. O copywriting implica saber quando comunicar e quando não, é claro. E então, se finalmente decidirmos contar uma história (nossa história), vamos fazer valer a pena.

"Não há nada mais poderoso no mundo do que uma boa história." Bem, tente descobrir o que o deixou viciado nessa quarentena, que mensagens ou histórias você não conseguiu tirar da cabeça. E use esse conhecimento ao seu favor.

La cuarentena es un tema que nos está afectando de manera global; sin embargo, ¿de qué forma transmitimos un mensaje sin que se vuelva repetitivo?

Uma fórmula infalível, que é inclusive mais eficaz nestes momentos, é se comunicar com sinceridade, com honestidade. Acredito que apenas a verdade nos permite comunicar de maneira efetiva e, portanto, diferente. Um tema pode ser repetido por 40 dias, mas é o foco, as palavras que usamos e o porquê, que muda tudo.

Como menciona Sergio, é comum que, em um período de restrições, as mensagens se tornem apenas uma.

No entanto, existem propostas como a do Bankinter, onde se rompe o tabu sobre os bancos e as conversas sobre dinheiro. Aqui, eles começam a transmiti-lo de uma maneira mais humana.

 

 

Você tem algum conselho para se usar copywriting nestes tempos?

Fazer todo o possível para escrever de forma clara, concisa e útil. Embora pensemos que temos muito tempo, na verdade somos mais seletivos do que nunca. Vamos apostar em uma mensagem simples e fácil de entender que chegue a todas as pessoas “de primeira”. E vamos sempre pensar sobre o propósito, o que nos leva a escrever e querer transmitir uma certa mensagem.

Portanto, o principal é sempre ter uma mensagem para nossos usuários e informá-los sobre nossa presença quando eles precisarem.

Se você precisar de ajuda para entender melhor o valor de um redator de texto em sua empresa, aprenda com Sergio sobre o valor do microcopy em seu curso  UX Writing & UX Editing  e com  Santiago Gonzáles para conectar sua mensagem nas redes sociais.