Home Blog/ Brasil/
Brasil
9 ferramentas essenciais para configurar o After Effects9 ferramentas essenciais para configurar o After Effects

9 ferramentas essenciais para configurar o After Effects

Juliane Angeles - 16 Jun 20

Articulo

7 min.

Se você começou agora a usar o After Effects, primeiro precisa saber que — como todo software — ele precisa ser otimizado para que possa funcionar corretamente em nosso computador.

Por exemplo, o AE é um programa que requer pelo menos 2G de RAM para um desempenho ótimo. No entanto, isso não garante um funcionamento ideal, pois há outros fatores que você deve levar em consideração para impedir que o seu sistema fique lento no seu computador.

Faça o download gratuito do nosso modelo do After Effects para Instagram

Como evitar que o EA diminua a velocidade com o uso diário? Maximizando seu desempenho e otimizando a velocidade da renderização. Para fazer isso, você precisará fazer algumas configurações na guia Editar/Preferências.

Desta forma, o sistema não diminuirá sua velocidade e você utilizará bem o seu computador, prolongando sua vida útil. Bem, vamos nos concentrar nestas seis seções e em mais outros ajustes.

Vamos começar o caminho para uma boa configruação do After Effects.

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

1. Pré-visualizações

Nesta seção, você deverá ajustar o limite de resolução. Isso fará com que o programa "trabalhe" menos quando se trata de pré-visualizar nossos objetos. Se a pré-visualização for menor, a velocidade será mais rápida.

Para fazer isso, na opção "Qualidade do visualizador" (qualidade do zoom e qualidade do gerenciamento de cores), selecione as opções "mais rápido".

2. Visualização

Aqui, você terá que se assegurar de verificar a opção "Aceleração de hardware para os painéis Composição, Camada e Material de Arquivo".

Por que marcar essa opção é tão relevante? Porque acelerará o hardware e isso tornará a interface do programa mais rápida.

Observe que, se o AE estiver aberto, o computador poderá entrar no modo de suspensão, causando o desligamento da função de hardware e você receberá uma notificação de erro. Para corrigi-lo, basta reiniciar o AE e habilitar a função novamente.

3. Cache de mídia e disco

Nesta seção, você pode designar o tamanho da pasta temporária em que as visualizações do seu projeto são carregadas.

Qual é o tamanho recomendado do cache de disco? Para um melhor desempenho, entre 50 e 54 GB (e no mínimo 12 GB).

Quanto à sua localização, é recomendável escolher o disco mais rápido, como um disco sólido (SSD). Lembre-se de alocar a maior quantidade de espaço para trabalhar.

Aqui você também pode esvaziar os caches clicando em "Esvaziar cache de disco ...". Esta é uma tarefa que você deve realizar de vez em quando.

4. Novo projeto

Nesta seção, você poderá criar um modelo básico de AE. Para isto, você deve verificar "Modelos de carregamento de novo projeto". O que significa isto? Que toda vez que você iniciar o programa, o modelo base será aberto automaticamente, economizando tempo.

Se você prefere um guia visual para essas primeiras seções...

Recomendamos que você dê uma olhada na nossa ferramenta Construa sua configuração no After Effects. Será muito útil, mesmo se você estiver usando o AE por alguns meses.

 

5. Salvamento automático

Todos nós já estrelamos a triste história intitulada "o programa foi encerrado e eu não salvei". Com o AF o mesmo pode acontecer com você. No entanto, este programa possui uma função de salvamento automático. Então, vá para a seção Salvar automático e marque a caixa "Salvar todos", e você precisará inserir um valor de frequência de tempo. Se você colocar 10, o salvamento automático será feito a cada 10 minutos.

Lembre-se de que essa função faz um backup do seu arquivo (permite um máximo de 5 versões), mas não é salvo no arquivo original.

6. Memória e multiprocessamento

Define a RAM disponível para o AE (e outros programas) e acelera o processamento da renderização. Para o primeiro, você só precisa definir um valor para a quantidade de RAM. Se você diminuir o valor da memória da outras aplicações, a do AF aumentará e os efeitos funcionarão melhor.

Para o segundo, vá para o multiprocessamento do After Effects e marque a opção "Renderizar vários quadros simultaneamente".

7. Ative sua placa de vídeo para o AE

Abra o painel de controle da sua placa de vídeo, vá para as configurações 3D e clique na guia "Configurações do programa". Lá pesquise e adicione AF.

Em seguida, vá ao menu Arquivo de AF e, em Configurações do projeto (renderizações e efeitos), selecione a placa de vídeo que você usará. anel de control de tu tarjeta de video, ve a las configuraciones 3D y haz clic en la pestaña “Configuración de programa”. Allí busca y agrega AF.

8.  Reduza a resolução da sua visualização

Para fazer isto, acesse o menu Resolução/Subamostragem (localizado na parte inferior do painel Composição), onde você encontrará até seis opções: auto, full, half, third, quarte e custom.

Recomendamos selecionar "half" (processa 1/4 dos pixels contidos na imagem em resolução máxima) e no máximo "terceiro" (processa 1/9 dos pixels contidos), porque para além desta opção a qualidade da resolução é bastante baixa e você não poderá observar os detalhes do seu trabalho.

9. Feche os painéis que você não está usando

Para não ocupar memória e retardar o trabalho dos painéis abertos, é preferível fechar os painéis que você não está usando, bem como as camadas.

Faixa bônus

- Remova os arquivos importados.

- Desabilite a Correção da proporção de pixels clicando no botão na parte inferior do painel de Composição.

- Oculte os controles de camadas (máscaras, eixos de referência 3D) e linhas de tempo.

- Para aumentar a velocidade das pré-visualizações, desative temporariamente alguns efeitos.

E pronto, essas são os ajustes básicos para uma boa configuração do After Effects. Você já sabe, só assim você obterá o melhor desempenho do programa no seu computador, a velocidade da renderização não diminuirá e você poderá trabalhar suas animações e efeitos visuais sem nenhum problema.